Operação Despejo cumpre mandados de busca e apreensão na Compesa

3

fd7abefccbf84db87c7d4fa26e459686A Polícia Federal (PF) de Pernambuco desencadeou nesta quinta-feira (6) a Operação ‘Despejo’, que teve como objetivo reprimir crimes de poluição hídrica. Segundo a PF, há despejos de esgoto bruto sem tratamento ou com tratamento insuficiente, promovidos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), através de suas estações de tratamento de esgoto. Foram coletadas amostras de esgoto para que sejam feitos testes que comprovem ou refutem a poluição por parte da empresa.

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e oito de condução coercitiva para a sede da Compesa, suas estações de tratamento e laboratórios. A Polícia designou 60 policiais federais, entre delegados, peritos, agentes e escrivães.

Segundo Giovani Santoro, chefe de comunicação da PF no estado, a investigação foi iniciada a partir de levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e laudos da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente).

Pena

Caso seja confirmado o tratamento inadequado, com resultados que possam causar danos na qualidade ambiental, em nível que possa afetar a saúde humana, ficará caracterizado como crime, com penas de um a quatro anos de reclusão e multa, além de crimes contra a administração ambiental. Os responsáveis pelas gerências, laboratórios e estações de tratamento, prestarão depoimento à Polícia Federal quanto aos fatos investigados. (fonte: NE-10)

3 COMENTÁRIOS

  1. Espero que esta operação resolva o grave problema de crime ambiental praticado pela Compesa em Petrolina
    quando joga esgoto sem tratamento em vários pontos do Rio S. Francisco. e que durante várias decadas ninguém foi responsabilizado a ponto de resolver tal problema.

  2. Espero que a PF, faça a COMPESA devolver o dinheiro que pagamos pelo tratamento de um esgoto que não é tratado, para onde vai este dinheiro? hoje são 30% de recursos que não são investidos, como podemos ver.Ao final do programa “CIDADE SANEADA”, será 90% , ou seja mais dinheiro para ser desviado, coisa que o presidente da ODEBRECH, sabe muito bem fazer, não é a toa que o mesmo esta hospedado pela PF em GOIANA. PARABÉN POLÍCIA FEDERAL… CADEIA NELES!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome