Operação de combate a furto recupera volume de água na Adutora do Pajeú

por Carlos Britto // 27 de janeiro de 2026 às 14:27

Foto: Ascom Compesa/divulgação

Dando continuidade às ações de fiscalização para combater a prática de furto de água em Pernambuco, a Compesa apresentou o resultado da operação realizada ao longo de 40 quilômetros da Adutora do Pajeú, no trecho de Serra Talhada. Foram retiradas diversas ligações irregulares e recuperados cerca de 35 litros por segundo, beneficiando diretamente os moradores dos municípios de Serra Talhada, Calumbi, Triunfo e o distrito de Canaã (Triunfo).

Antes da operação, a vazão disponível no sistema era de cerca de 135 litros de água por segundo. Após a retirada das ligações clandestinas, a vazão passou para 166 litros por segundo. O volume recuperado equivale a mais de 3 mil caixas d’água de 1.000 litros por dia.

De acordo com a assessoria da Compesa, além da melhoria imediata no abastecimento, a operação traz impactos positivos para a segurança hídrica da região. O aumento da vazão disponível no sistema permitirá preservar os mananciais locais, evitando o risco de colapso em reservatórios como o Açude Cachoeira II e a Barragem de Brejinho.

A ação contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio das polícias Civil e Militar. A Compesa reforça que o furto de água é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal. O combate às irregularidades e a colaboração da população é fundamental para um abastecimento mais justo, eficiente e contínuo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários