Operação da PF e Ibama fiscaliza pesca ilegal de lagosta no litoral pernambucano

por Carlos Britto // 17 de janeiro de 2022 às 10:29

Foto: Ibama/divulgação

Durante seis dias – entre a segunda (10) e o último sábado (15) – a Polícia Federal (PF), em parceria com o Ibama, realizou uma operação no litoral norte de Pernambuco com a intenção de combater a pesca ilegal da lagosta durante o período de defeso. Os órgãos realizaram fiscalizações por meio de uma lancha da PF, abordando embarcações, orientando pescadores sobre o período de defeso, aplicando multas e fiscalizando as autorizações de pesca.

No total foram lavrados 11 autos de infração, que totalizaram R$ 40.920,00 em multas aplicadas, além de apreensões de petrechos de pesca proibidos e embargos da atividade de barcos irregulares. Os procedimentos lavrados, referentes às embarcações irregulares abordadas, serão comunicados aos demais órgãos de controle como Capitania dos Portos, Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP/MAPA) e Ministério Público Federal (MPF).

O período de defeso é a época do ano em que a pesca de determinada espécie está proibida ou controlada. A paralisação acontece para reprodução ou povoamento dessa espécie. O período de defeso da lagosta iniciou no dia 1º de dezembro de 2021 e vai até 30 de abril de 2022 em todo o litoral brasileiro.

Foto: Ibama/divulgação

Operação da PF e Ibama fiscaliza pesca ilegal de lagosta no litoral pernambucano

  1. Cadu disse:

    Fundamentais as ações de fiscalização no mar.
    Investir contra pesca ilegal, não reportada e não regulamentada deve ser prioridade.

    Infelizmente muitos não obedecem regras e períodos e acabam prejudicando mercados, os usuários que obedecem as normas e, claro, as espécies que estão em defeso.
    A foto da reportagem mostra claramente uma lagosta ovada.Depois de 5 minutos fora da água, os ovos são inviabilizados!

    Parabéns ao Ibama e espero que os que infringen o defeso venham a perder as licenças, precisam ser estabelecidos principios firme de governança na atividade pesqueira.

  2. Lucas Eduardo Silva de Souza disse:

    Eu acho que o gorveno teque aproveitar está ONG e tachar para pegar o dinheiro que eles para em vestir nas colônias para fazer criadores de peixe camarão lagosta polvo. e15%ou20% volte para o mar está ONG ganhão muito dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários