Operação conjunta combate tráfico e homicídios na divisa PE-PB

por Carlos Britto // 25 de maio de 2024 às 15:00

Foto: Divulgação

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e a Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba (SSDS-PB) deflagraram, na madrugada de sexta-feira (24), a Operação ‘Divisa Integrada’. A ação tem como objetivo combater o tráfico de drogas e homicídios na divisa entre os dois Estados, nos municípios de Itambé (PE) e Pedras de Fogo (PB). Os detalhes foram divulgados em coletiva de imprensa na sede da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar de Pernambuco (CIPM) em Goiana. As operações, que começaram no dia 12 de março com a troca de informações de inteligência, envolvem 695 agentes e vão até amanhã (26).

Desde o início da operação às 3h30 de sexta, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de 23 pessoas, sendo quatro em flagrante. As ações ocorreram no Recife e em Goiana, Itambé, Condado, João Pessoa e Guarabira.

A operação visa a identificar e neutralizar pontos de facções criminosas que operam entre os dois Estados. Segundo Dominique de Castro Oliveira, secretária-executiva de Defesa Social de Pernambuco, a operação demonstra a união das forças de segurança pernambucanas e paraibanas contra o crime organizado. Jean Nunes, secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, destacou a importância de reforçar a presença policial nas zonas rurais, áreas frequentemente usadas por criminosos para fuga.

Além das prisões, a operação inclui a investigação de possíveis interferências de detentos do Presídio Dr. Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro (Agreste de Pernambuco), com vistorias para apreender objetos ilícitos e coletar informações sobre crimes organizados. A operação conta com a participação do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Científica, além de órgãos como o Detran, Operação Lei Seca, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Grupamento Tático Aéreo (GTA) e as Corregedorias dos dois Estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários