Operação ‘Caça-Gato’ do SAAE remove 12 mil metros de canos em Juazeiro

por Carlos Britto // 20 de maio de 2025 às 14:40

Foto: Ascom PMJ/divulgação

Dando continuidade à operação de combate às ligações clandestinas, equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro (BA) estiveram na comunidade de Caldeirãozinho, no distrito de Maniçoba, zona rural do município, após moradores denunciarem a baixa pressão na rede de abastecimento d’água. A situação foi atribuída a diversas ligações irregulares, utilizadas, inclusive, para irrigar plantações.

Antes da ação, o SAAE realizou uma fiscalização para identificar os pontos suspeitos. Após confirmação das irregularidades, a equipe de corte removeu as conexões ilegais. No local, foram encontradas ligações feitas diretamente da rede pública, sem passar por hidrômetros, destinadas à irrigação de cultivos como maracujá, coco e melão. A operação faz parte de uma estratégia do SAAE para garantir o uso regular da água, sem prejuízos aos demais usuários. Desde o início da iniciativa, mais de 12 mil metros de mangueiras utilizadas em “gatos” já foram retiradas em diversas áreas da cidade e da zona rural.

O SAAE reforça que o furto de água é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena que pode chegar a quatro anos de reclusão, além de multa. As fiscalizações continuarão nos próximos dias, em bairros da sede e em comunidades rurais já mapeadas. O órgão orienta que os moradores procurem o setor comercial do SAAE, localizado em frente à Praça do Jacaré, no Centro de Juazeiro, munidos de documentos pessoais e do imóvel para regularizar ou solicitar nova ligação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Srs leitores e população regional. Na matéria postada por este conceituado inicia dizendo" Ele saiu de Juazeiro Ba, para ganhar…