O Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) e o Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) realizam mais uma ação junto à sociedade civil em Petrolina. Nesta quinta-feira (04) e sexta-feira (05), das 8h às 17h, cerca de 40 representantes municipais das nove cidades atendidas pela 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres) se reúnem no Hotel Reis Palace, centro da cidade, para discutir a criação de redes de proteção à criança e ao adolescente e a de planos de atenção integral à primeira infância. A iniciativa faz parte das ações da ONG internacional Save The Children no sertão pernambucano, através do programa “Criança com Todos os Seus Direitos”, que conta com apoio da União Europeia.
Neste evento serão detalhadas as temáticas abordadas no primeiro encontro, que aconteceu nos dias 27 e 28/09 em Petrolina e 29 e 30/09 em Ouricuri. “Abordaremos o Sistema de Garantia de Direitos, um conjunto de atores governamentais e não governamentais que atuam na promoção, defesa e controle dos direitos das crianças e adolescentes. Faremos também um rápido diagnóstico da situação da primeira infância na região sob a luz do Plano Nacional pela Primeira Infância, um plano de ação com metas e estratégias que ajuda a definir políticas públicas prioritariamente voltadas às crianças desta faixa etária, entre 0 e 5 anos”, explicou o educador social do Cendhec e um dos facilitadores do encontro, Ricardo Oliveira.
Ainda de acordo com o educador, a partir dessas informações serão dados os primeiros passos para construção e fortalecimento da rede de proteção no Vale, formando planos municipais pela primeira infância. No final, o Centro Nordestino de Medicina fará uma sensibilização sobre os condicionantes da promoção e do direito à saúde, também a partir do Plano Nacional. O mesmo evento será realizado também em Ouricuri, nos dias 17 e 18 de novembro, com representantes municipais das 10 cidades ligadas à 9ª Gerência Regional de Saúde (Geres).


