Odebrecht pagava propina desde governo Sarney

11

O esquema de pagamento de propina da Odebrecht para agentes públicos, revelado pela 26ª etapa da Operação Lava Jato deflagrada na última terça-feira (22), funcionava desde a época do governo Sarney (1985-1990). A informação foi divulgada pelo portal UOL neste sábado (26).

Segundo a apuração, documentos internos da Odebrecht nos quais o UOL teve acesso mostram que os procedimentos de desvio de verba e o pagamento de propinas já aconteciam desde 1985. Ao todo, 516 pessoas, entre agentes públicos, empresários, empresas, instituições e políticos estão envolvidos nas operações, segundo os documentos.

Entre os nomes que aparecem nas listas da empreiteira estão o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB), o prefeito de Manaus Arthur Virgílio (PSDB), o senador Jader Barbalho (PMDB), o ex-ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão (PMDB), o senador Fernando Collor de Mello, além dos filhos de Sarney, Fernando, José Filho e Roseana Sarney.

A empreiteira não comentou as revelações e os políticos ouvidos pela reportagem negaram envolvimento no esquema. (fonte: Congresso em Foco/UOL)

11 COMENTÁRIOS

    • Verdade. Praticamente todos roubam. E sim. Lula foi o presidente que fez mais pelos pobres. Isso não redime de roubar também. E roubar também não passa a borracha nas coisas boas que fez.
      Infelizmente. O nosso país é movido pela corrupção como a graxa que faz a embreagem se mecher. Somente se a quantidade de pessoas corretas aumentar e começarem q conseguir pode econômico e político para mudar o rumo. Todos esses problemas do nosso país têm como sua maior causa a qualidade do material humano. As pessoas. Sem educação, respeito, sociabilidade e integridade.

  1. Acredito que desde que a empresa existe ela paga propina. Não só a Odebrecht, como todas as grandes empresas que vivem de obras de governo federal, estadual e municipal. E as pequenas empresas também. Não sobra nada e ninguém.

  2. Desses todos, o PT foi o que mais se lambuzou. É o governo mais corruPTo da hostória política brasileira. Quando o PT ganhou a eleição comprada, porque não mandou investigar toda essa corrupção? Porque está atolado até o último fio de cabelo na roubalheira. Institucionalizou o mensalão e acabou com os Correios e a Petrobras.

  3. Eu lembro como a vida era antes de Lula. Lembro também que quando ele assumiu muito trabalho já havia sido feito e lembro ainda que ele assumiu em tempos de vacas gordas, portanto, não precisou fazer esforço nem sacrifício. Aos que não lembram direito do passado e não aprenderam a lição faço votos para que a atualidade ensine. Ser popular montado na miséria e ignorância alheia é decepcionante.

  4. Vejam a que ponto chegamos no Brasil, não existe nenhum político sequer, eu disse NENHUM que tenha total idoneidade para merecer o voto dos brasileiros e brasileiras. Já que o voto em nosso país “democrático” é obrigatório, sugiro que nas próximas eleições não REELEGAM nenhhum que ali estão, em todas as esferas, e, já que somos obrigados a votar, caso não votem nulo ou em branco (o que eu farei), que votem em políticos novos, pelo menos quebraremos o sistema que está montado desde os primórdios, vamos fazer uma desorganização nessas “facções” de bandidos corruptos que se fosse em alguns dos países mundo afora muitos ou se não todos já estariam atrás das grades. Fala sério!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

cinco + dezessete =