Odacy volta a cena: Petrolina Gosta é de Trabalho.

por Carlos Britto // 13 de fevereiro de 2009 às 17:35

O ex-prefeito Odacy Amorim está rodando nas rádios um spot que narra uma nota sua. Abaixo você lê a nota e ainda escuta o áudio.  Ele explica detalhes de sua administração, fala da sua prioridade em cuidar das pessoas e disse que quando prefeito, preferiu o trabalho ao invés das lamentações e questiona atitudes da equipe do atual prefeito. Na nota, Amorim bate forte.

Nota de Esclarecimento

Diante das constantes críticas e acusações feitas à minha administração e em respeito ao povo de Petrolina é importante esclarecer o seguinte:

Ao assumir a Prefeitura de Petrolina no final de dezembro de 2006, busquei atualizar o programa de governo, ciente de que estava assumindo uma gestão em andamento e que autonomia administrativa e independência política eram imprescindíveis para realizar o que eu defendo como maior prioridade: cuidar das pessoas.
As limitações financeiras eram evidentes, mas não era exclusividade de Petrolina e sim, uma dura realidade para mais de 90% dos municípios brasileiros.

Consciente das minhas responsabilidades busquei no trabalho, e não nas lamentações, a inspiração para superar os desafios e limitações financeiras, e fui à luta!
Em um município, como o nosso, onde apenas 26% de toda o dinheiro arrecadado vêm de impostos municipal, sendo insuficiente até para cobrir as aplicações constitucionais de investimentos em educação e saúde, superar os obstáculos é um constante desafio para o gestor.
Herdei várias dívidas contraídas em gestões anteriores à minha, onde destaco a divida da Celpe contraída no ano de 1997 a 2000; Dividas previdenciária (INSS), oriunda de uma auditória compreendendo o período de 1998 a 2002; precatórios, contraídos nas duas administrações anteriores, diversos financiamentos bancários, como o financiamento da construção da antiga Biblioteca Municipal, com mais 25 anos, que até hoje o município ainda paga, além do financiamentos do BNDES, com atraso na casa de 4 milhões de reais contraídos nas duas gestões anteriores. Mesmo diante de tantas dificuldades, dediquei especial atenção aos antigos compromissos, por compreender que as dívidas não são pessoais do prefeito, mas sim da instituição municipal e que o papel do bom gestor é gerenciar, inovar, usar a criatividade e o bom relacionamento, além de conscientizar e motivar sua equipe para as superações.

A ética sempre esteve presente e será uma constante em minhas ações, por isso como decisão de governo não fiz novas dívidas, não contrai nenhum empréstimo. Objetivei sanear os já existentes com renegociações e otimizações, além de racionalizar a aplicação dos recursos públicos.

Democraticamente abri o processo de transição com ampla antecedência ao prazo legal, por entender que os gestores passam, mas as instituições permanecem e não podem parar. Lamento a falta de condução com que a equipe do governo atual tratou esta oportunidade. Faltou foco, faltou objetividade ao nos apresentarem uma relação contendo 76 itens, quando o Tribunal de Contas orienta apenas 18 itens pontuais e estratégicos como ideal para uma transição segura e eficaz. Ainda assim atendemos às solicitações, mesmo reconhecendo a inutilidade de algumas delas como: “Relação dos servidores municipais que sofreram advertências administrativas nos últimos 12 meses” para que tanta prioridade em punir os servidores se são eles a mola mestre na condução dos grandes ideais do município.

Estranhamos também o fato da equipe não pedir informações sobre o ano de 2008, solicitando apenas todos os demonstrativos patrimoniais, balanço financeiros, demonstrativo de arrecadação, e natureza das despesas dos anos de 2005, 2006 e 2007″.

Em nenhum momento a equipe do atual prefeito oficializou queixa de sonegação de informação, atestando a normalidade da transição e o pleno atendimento das suas necessidades. Acredito que tenha faltado pessoas com experiência em administração pública para analisar os relatórios de gestão fiscal, instrumento amplamente utilizado pelos órgãos de controles externos e internos, onde estão de forma clara e objetiva todas as informações contábeis e financeiras disponibilizados por nós, não só para a equipe de transição mas devidamente publicado e posto à disposição de qualquer cidadão petrolinense.
Entendemos que as críticas e acusações à administração que antes elogiavam, é cortina de fumaça para ocultar os vacilantes passos iniciais, compreensíveis em uma administração inexperiente.
Não tive a oportunidade de ser julgado pelo povo nas urnas, mas mantive acentuado ritmo administrativo construindo obras e tomando decisões essenciais para o desenvolvimento de Petrolina. Trabalhei muito, inaugurei o que foi possível e deixei convênios em andamento.

Agradeço ao nosso povo pelo carinho, compreensão e respeito com que sempre me distinguiu e mantenho-me à disposição de Petrolina, inclusive da nova administração.

Petrolina gosta de trabalho!

Um abraço do amigo,

Odacy Amorim

[audio:http://www.carlosbritto.com/wp-content/uploads/nota-odacy-1.mp3]


Odacy volta a cena: Petrolina Gosta é de Trabalho.

  1. Opara disse:

    Este é Odacy Amorim… humilde e objetivo… Petrolina perdeu muito… o PSB deu um tiro no pé, e abriu caminho para que o PT cresça como a grande força da esquerda na cidade.

  2. Roberto Carvalho disse:

    Muito boa a nota. Mandou muito bem qdo disse que os débitos existentes não são da pessoa, mas sim da Instituição e que não fez nenhum novo empréstimo.
    Também concordo que essa chuva de acusações nada mais é do que para ocultar a inexperiência e imaturidade da nova administração. Petrolina gosta é de trabalho, isso é verdade!!!!

  3. Francisco Antonio Ramos disse:

    OPARA, concordo em parte com seu comentário. Quanto a Odacy e ao PSB, você está certo, mas quanto ao PT local, não vejo crescimento nem a anos luz.. Principalmente, depois do fiasco da candidatura de Dilma. Para mim, o PT pós Lula vai se transformar em um PFL-DEM, ou seja um pefelinho-demonhozinho, partidinho, fraquinho, desacreditadozinho.

  4. barbosa disse:

    Eu não votei em Gonzaga exatamente pq tinha certeza q ele iria ficar dois anos se lamentando e enrolando a população que tava botando a casa em ordem.Daí por falta de opção votei em Julio Lossio.Todo MUNDO sabe que pra administrar uma cidade do porte de Petrolina não é fácil.Vc já entra sabendo.Então Julio vamos arregassar as mangas e trabalhar,ficar só lamentando dizendo o que o outro fez ou deixou de fazer não vai adiantar nada.MÃOS A OBRA PREFEITO,VC FOI ELEITO PRA ADMINISTARAR OS PROBLEMAS TAMBEM.
    Parabens Odacy,vc sempre foi assim,humilde mais honesto,discreto mais objetivo,paciente mais produtivo.Um abraço.

  5. Opara disse:

    Francisco… sinto até calafrios em pensar que um dia o PT poderá administrar Petrolina. Petrolina sempre cresceu de forma organizada. A administração do PT, metida a populesca, iria transformar Petrolina em um acapamento de sem teto. O mesmo aconteceria se Gonzaga Patriota chegasse um dia a ser Prefeito de nossa bela cidade.

  6. barbosa disse:

    Opara,fique tranquilo.Petrolina não vai ter este disprazer de ser administrada pelo PT.Há não ser que LULA queira se candiadtar a prefeito,seria menos mal!!!
    De Gonzaguinha traíra agente se livrou.Vamos pra frente tem muita agua pra rolar embaixo da ponte ainda.

  7. berg disse:

    Opara …. não sou PT , nem PSB , DEM ,ou quaisquer partido , pois na minha opinião o Brasil não tem partidos , tem sim legendas de aluguel , mas considero um absurdo um partido ou um politico transformar Petrolina ou quaisquer cidade deste querido pais em um acampamento de sem teto , vejo o contrario onde o PT entrou transformou em centros de referencia .
    Na minha opinião eu vejo Petrolina como uma cidade sem retorno , ou seja , quaisquer administração independente de partido irá empenha-se para fazer melhor que a anterior , pois sabemos que superar as administrações da “velha guarda” dos Coelhos é uma tarefa muito difícil , acho que Odacy foi um bom administrador e este tambem será , temos que acreditar , o resto é opinião tendenciosa , atrasada , preconceituosas e ultrapassada.

  8. UMBERTO ALVES disse:

    É isso aí Odacy, Petrolina o conhece o suficiente para entender suas idéias e a sua vontade de ver esta cidade cada vez melhor. Acompanhei sua administração, e em nenhum momento o vi se lamentando dos erros dos seus antecessores, ao contrário, você assumiu a postura de um administrador, direcionou seu olhar para frente e procurou solucioná-los. Foi agindo assim que Petrolina avançou ao longo da sua administração. Seu mandato mesmo que curto, vai ficar na história dessa cidade, pois você a conduziu com humildade, firmeza e sobretudo com o sentimento de justiça, atributos que poucos homens públicos possuem.
    “DR. JULIO MEU MÉDICO, ODACY MEU PREFEITO”

    Um grande abraço.

  9. Ismênio disse:

    Como Odacy ia reclamar da gestão anterior a ele se o próprio era o vice? Como ele ia abrir as contas herdadas de FBC, se graças a esse ele teve as oportunidades políticas, inclusive a de ser prefeito?
    Como ele ia arrumar coragem pra romper com FBC e buscar seu próprio espaço político?
    O esforço que ele fez é inegável, até para não magoar o “chefe” , mas que deixou um monte de bronca para seu sucessor, isso tá começando a aparecer.
    E Dudu/Fbc ainda não arrumaram nada pra ele no Estado. Como ele vai pagar o financiamento da casa de comprou de Gonzaga no Portal das Águas?

  10. Na Tampa disse:

    Ismênio,
    Não sei você percebeu, mas na nota são feitas referências a diversos débitos bastante antigos, inclusive da administração Guilherme Coelho e nem estes Odacy se preocupou em divulgar. A forma que ele agiu foi por princípios e não por conveniência política.
    Abraços

  11. O Pensador disse:

    Dr. Julio,
    Tenha a humildade de reconhecer que a equipe ja demonstrou sua imaturidade e inexperiencia administrativa. No Blog do Britto existem muitos momentos onde se tem claramente esta verdade. Veja apenas tres casos: A história do débito de cem milhões, as informações da área plantada de uva e sua produção e agora o caso da Senepav. Veja a lição de humildade e seriedade que Odacy dá nesta nota. Ele recebeu a prefeitura com muito mais débito e nem por isto tentou mudar o foco das ações. Foi à luta e venceu. O povo vai cobrar da nova administração mais tarde. O tribunal de Contas ainda não fez o relatorio final da defesa da Senepav e voces estão antecipando julgamento. Se o Tribunal concluir que está tudo certo, como ficará sua situação? Poderá até responder judicialmente por danos morais inclusive. Então, deixa o tribunal julgar tudo para tomar sua posição. Veja que situação, voces alegam que o trabalho da Sanepav era super faturado. Depois se sabe que a contratação de uma empresa sem licitação, na brecha criada com a proposital renuncia de contrato contra a Senepav, seria por um valor bem maior. O povo tem todo o direito de deduzir que por este período probatório e por este preço visa única e exclusivamente conseguir um dinheiro para amortizar um pouco o que se gastou na última campanha. Olha Dr. Júlio, reconheça que sua equipe precisa ser revista urgentemente, antes que se conclua que precisa mudar também o cabeça.

  12. sebastião disse:

    Entrei hj pela primeira vez neste blog porque m eindicarma como um blog infortmativo,por curiosidade,acessei esses comentários e me surpreendi.Tem gente que fica de plantão neste blog é?kk só esperando a noticia entrar para tecer comentários que em nada vai acrescentar na administração da cidade?quanta perca de tempo,façam comentários sadios,criticas sim ,mas sme fanatismo partidário,pena que nosso Brasil vivemos uma política partidária,corrupta e sme respeito algum ao povo, e qndo entra um gestor diferente ,com novos ideais,que pode fazer uma gestão limpa,transparente e ética, as pessoas torcem contra, apenas por serem mercenárias e não terem Deus no coração,colocando dinheiro e poder acima de tudo,por isso, tanta tristeza e sofrimento neste mundo.

  13. Pedro Dantas disse:

    Cadê você Banana?

  14. Maria disse:

    Não disse nada com essa nota.

    Foi passado para a equipe de transição essas irregularidades no contrato da SANEPAV?

    Dr. Júlio, antes de ser empossado, disse em entrevista que não estava satisfeito com a transição.

    Foi solicitado bastante informação/documento e só era passado na ordem de prioridade da gestão anterior.

  15. Maria José disse:

    Odacy você com essa nota só quer se auto promover.

    Não esclareceu nada.

  16. SAI SANEPAV disse:

    INAUGUROU MUITA OBRA MESMO.

    TEM RUA DO JARDIM AMAZONAS QUE JÁ FOI TIRADO O ASFALTO UMAS DUAS VEZES.

  17. JOSÉ CARLOS disse:

    uma coisa é inegável, odacy é ótimo de propaganda.

    fica dando um de humilde e bonzinho. dizendo que foi democrática a transição e não informou o relatório do tce sobre a sanepav. apresentar o que quer é democracia?

  18. Anjo Bem Felizciano disse:

    ODACY.
    Conheço firmemente da sua personalidade, o povo de Petrolina irá lhe retribuir mais uma vez nas proximas eleições com um voto de confiança o seu retorno como Deputado Estadual..
    QUEM SABE FAZ A HORA , NÃO ESPERA ACONTECER.
    Um grande abraço.
    ( ??? )

  19. Caro Carlos Brito….

    A título de sugestão, o blog ta ficando chato, só fala de FBC, Dr Júlio, Odacy e Gonzaga, e o q é pior, sempre o mesmo assunto, pagou, não pagou, declarou, não declarou, etc, etc, etc…ai quando não fala disso vai falar de Salvador, Salgueiro, Galinha de Deputado, etc, etc, etc.
    Que tal se falarmos um pouco da economia local, das empresas, do turismo, agenda de final de semana,sei que o blog é de politica, só que essa ladainha já ta cansando.

    Forte Abraço!!

  20. ricardobanana disse:

    Eu não gostaria de me colocar neste momento por que estou envolvido com o aniversário da Grande Rio Am neste sábado e que até o presente data não teve nenhum descate sobre a passagem dos seus 28 anos por parte deste blog segunda feira estou de volta. Um abraço

  21. antonio carlos disse:

    Meu deus por favor alguem avise a direção da Rádio que tire esse Ricardo Banana do meio desta festa, nunca encontrei um cara pé frio como ele. tudo o que faz dar errado. mais aproveitando o momento gostaria de saber o VERDADEIRO AUTOR DESTA DECLARAÇÂO DE ODACY AMORIM o blog ficou devendo.

  22. Paulo disse:

    Extraordinário!!
    Odacy, vc podeter certeza que a sua simplicidade, honestidade, coerência e ética conquistaram Petrolina.
    Sua nota é esclarecedora e propositiva. Se prefeitos inexperientes e deslumbrados se pautarem pelas suas orientações, poderão até se recuperarem.
    Parabéns Odacy. Petrolina está te esperando…

  23. nanana disse:

    Nanana!!! vc por aqui? ninovo?

  24. Carlos Alberto Lopes Viana disse:

    Ai Ai Ai,

    Lá vem Odacy tentando fugir do anonimato em que entrou.

    Por que ele nao explica os pagamentos liberados nos dias 30 e 31 de dezembro?

    A equipe de transição foi avisada disso? Esclareça ex.

    O shoping a ceu aberto é uma piada. Os asfaltos nem se fala.

    Fala sério “EX”.

  25. Pedro Dantas disse:

    Banana nanica.

    Com a grande capacidade de administração empresarial dos Coelhos e a colaboração de Nanica, essa emissora não vai longe.

    Nanica, o que você fez nesses 28 anos na rádio? Qual foi sua participação na emissora?

    Parece que você fez uma carreira notável nas rádios da cidade.

    Parabens, o povo de Petrolina ainda saberá do que você é capaz, do que você fez.

    Fiquei triste por você ter desistido da candidatura a vereador, acho que você teria mais voto que Maria Helena.

    Voltando ao assunto midia, acho uma injustiça a falta de espaço reservado pra você na midia da cidade.

  26. Na Tampa disse:

    Surgiu uma conversa de pé de orelha de que os portadores daqueles cheques emitidos no final da administração de Odacy, receberam da nova administração proposta de até 20% para liberar os respectivos pagamento. Eu faço como um determinado radialista famoso por falar de administrações em benefício do seu patrão: Eu não acredito que esteja acontecendo isto. Será que é verdade? ou fulano veja se voce pode checar esta história?

  27. Nildo disse:

    Ta certo que ouvi Dr. Julio Lossio dizer que ia olhar para as pessoas.. mas não imaginei que ele ia olhar e ficar rindo delas!!!!

  28. PAULO JOSÉ disse:

    KD O SHOPING A CEU ABERTO? É UMA PIADA…………..
    QUEM CONHECE O PROJETO DO SHOPING A CEU ABERTO NÃO DIZ QUE PETROLINA TEM UM SHOPING A CEU ABERTO.

  29. barbosa disse:

    Ricardo Banana BO, desconhecidissimo do rádio disse que ta sem tempo pra descer opinião pois,tá envolvido com o niver da Grande Rio AM. É isso aí bananinha se vc não for o povo vai sentir sua ausencia.Mas tú é o que mesmo da radio? Só um banana!!! até na grande rio tú vai baba.É pra arranjar uma boquinha pra divulgar teus melancolicos eventos né!!!!!!!

  30. Zépiauí disse:

    Acertou em cheio:

    “Entendemos que as críticas e acusações à administração que antes elogiavam, é cortina de fumaça para ocultar os vacilantes passos iniciais, compreensíveis em uma administração inexperiente.”

    e bote vacilantes nisso…

  31. guigo disse:

    ODACY, kd o mercado turistico, que seria inaugurado em 13 de dezembro, á quem sabe em 13 de dezembro de 2038, ou o prefeito atual que que busque recurso e lhe chame p/ a inauguração.

  32. Zé barbosa disse:

    ora ora ora lá vem o humilde odacy amorim humilde ora humilde quanta simplicidade de um prefeito que sua marca maior foram as boras inacabadas. Explica ai odacy pra sociedade porque vc disparou tanto cheque tanto dimheiro nos últimos dias do teu governo. Explica ai Odacy como tu comprou uma radio,porque n fez isso antes de ser prefeito,como derrubou uma casa no portal das águas e está construindo novamente, lança uma nota pra sociedade amigo humilde e simples odacy e conta tudo pra povo saber da verdade chega de tanta demagocia o povo n aguenta mais.

  33. Paulo disse:

    Odacy! tem que diexar de se fazer de vítmia, porque vítima são as pessoas de Petrolina, com obras inacabadas, os bairros esburacados, que você esburacou! ex.: Cosme e Damião, tem mais outros.
    Aquela nota não quer dizer nada! você gastou muito dinheiro nosso com propagandas! disso você é bom!
    SE LIGUE NIMGUÉM É IDIOTA! CHEGA!
    Já sabemos que o interesse de todos é que não dê certo a administração de Júlio, mas parece ser muito competente, cuidado! quando ele começar discobrir as coisas, tipo o caso SANEPAV.
    O SENHOR SABIA OU NÃO?, NÃO QUIS DIVULGAR OU FORAM INCOMPETENTES PARA DESCOBRIR? PORQUE?

    ESTAMOS LIGAGOS NESSAS MALANDRAGENS!

  34. Paulo disse:

    Odacy, fale a verdade como assumui a prefeitura, como também admitir seus erros!, errar é humano!
    Propaganda teve muitas! Cadê Shoping a céu aberto? mercado turístico? tantas outras como: Estrada de Uruás, Capim, para quem não sabe Hoje ta muito complicado para quem precisa passar por elas.
    E O BOLSA ÁGUA QUE TANTO FALOU? FOI IDÉIA SUA E DIXOU TODO MUNDO SEM PAGAR.
    Ê Ê RAPAZ TA COMPLICADO! MELHOR FALAR A VERDADE OU FICAR CALADO!

    Você é uma boa pessoa, mas administrador já não digo o mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *