Odacy Amorim defende que serviços de água e esgoto em Petrolina continuem nas mãos da Compesa

20
Odacy Amorim. (Foto: Wanderley Alves)

Ex-deputado estadual e ex-prefeito de Petrolina (2007/08), o atual presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, afirmou a este Blog que os serviços de água e esgoto do município continuem a ser geridos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A empresa é uma das campeãs em reclamações por parte dos petrolinenses, mas Odacy acredita que ainda é a melhor alternativa para atender as demandas da população.

O gestor do IPA disse que à época em que comandou a maior cidade do Sertão do Estado, decidiu retomar o contrato com a Compesa porque, caso privatizasse o setor, o lucro obtido iria para “um ou dois empresários, que ficariam ricos, enquanto os demais municípios iriam ter déficit”.

Odacy refere-se ao fato de que a Compesa, com o que arrecada em Petrolina, destina parte desses recursos para atender outros municípios sertanejos (o chamado ‘subsídio cruzado’). Ele explicou também que, por conta do plano de metas e investimentos celebrado pela sua gestão com a Companhia, Petrolina é a única cidade no Estado onde a tarifa de esgoto é de 50% para os clientes que consomem até 20 mil litros d’água por mês.

Além disso, através desse mesmo plano, foram implantadas a nova captação de água e a bacia do Centro. “É uma questão de opção. Eu optei que o sistema em Petrolina, nas mãos da Compesa, tem lucro para a Compesa, e ela investe no município. E se ficar com a iniciativa privada, vai para os empresários”, ponderou. Odacy alertou ainda para o fato de o valor na conta dos petrolinenses sofrer um aumento, caso o serviço seja privatizado.

20 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado esses políticos!!! Se ele fosse OPOSIÇÃO condenaria a COMPESA. Pagamos um preço para que as outras cidades tenham o serviço também. Todavia, as outras cidades contribuem para a nossa economia de forma direta????

    • E ainda somos obrigados a ouvi esse absurdo da boca de um petrolinense. E ainda por cima achar normal que eu continue contribuindo do meu bolso para o serviço de água e esgoto de outros municípios. Não sou rico e muito menos milionário. Lamentável a declaração do ex-vereador, ex-prefeito, ex-deputado. Municipalização já, ou, talvez, em último caso, privatizar, tendo a sede da empresa em Petrolina.

    • Concordo com Odacy Amorim. Eu vi e vive o período antes e pós privatizações dos anos 90, me lembro q a população reclamava da Telpe e da Celpe quando estavam nas mãos do estado, devido problema de telefones mudos, problemas com orelhões e faltas constante de energias, foram tantas as reclamações que acabaram privatizando, resultado, os problemas além de piorarem, as faturas aumentaram de preço, em questões de energia elétrica, todos os meses fazemos malabarismos para economizar energia, no entanto, quando chega o final do mês a conta continua alta, então sou terminantemente contra a privatização do abastecimento de água de Petrolina, pois, apesar dos problemas q enfrentamos ao menos podemos podemos ter uma água de qualidade, no entanto, nas mãos de empresários q apenas visam o lucro, corremos o risco de receber água suja como água potável.

  2. Meus Deus esse cara entende de alguma coisa de Compesa? Odacy da uma passada na Av.Dos Tropeiros ja no Pedro Raimundo pra vc ver o que a Compesa fez na Via Asfaltica,,,,Sao Inrresponsaveis essa gente que faz a Compesa aqui em Petrolina e outra a Agua aqui capitada do nosso Rio Sao Francisco e a mais cara do Brasil , A Compesa se baseia no preço do metro Cubico por Recife que capita agua distante da Capital…..Vergonha essa COMPESA aqui no nosso Municipio . Tem Mais que passa essa companhia pra a Prefeitura admistrar.

  3. O presidente da Compesa deve ser preso pelos crimes praticados em Petrolina, seja ambiental (despejo de esgoto no rio) , seja por distúrbios da cidade (ruas esburacadas, esgotos a céu aberto, …). Odacy quer ser cúmplices desses crimes.

  4. Odacy, sua posição em defender a permanência da COMPESA, se dá exclusivamente pelo fato de você compor o governo, apenas isso, da mesma forma que você e sua esposa, foram à Recife, logo quando a Avianca suspendeu suas atividades aqui na região, vocês andaram de ônibus, continuam indo de ônibus? ou foi apenas pra aparecer na mídia!
    O povo não é mais besta!

  5. A população de Petrolina não merece pagar essas contas absurdas pois moramos á margem do Rio,peguem o exemplo de juazeiro,lá o SAAE é autarquia municipal e a água tem mais qualidade e o valor da água é muito mais barato do que essa empresa chamada COMPESA.

  6. Esse aí nem falar sabe, aí quando abre a boca é pra vomitar uma asneiras dessa!!
    Odacy vc é capacho do Paulo Câmara, vc não tem compromisso com Petrolina.
    Faça-me o favor falastrão

  7. O Petrolinese cansou de Forasteiros e …. aqui pra querer administrar a nossa Cidade…Aqui em Petrolina so fumciona com Gente Sangue da Terra…Miguel esta provando isso ai a todos com sua Administraçao competente e armoniosa com Petrolina

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome