Ocupação de leitos de UTI em hospitais da região sinaliza para segunda onda do novo coronavírus

por Carlos Britto // 25 de novembro de 2020 às 12:09

Foto: Ascom/divulgação

Uma segunda onda do novo coronavírus (Covid-19) pode estar mais perto do Vale do São Francisco do que parece. Pelos números de internamentos nas unidades hospitalares, isso parece ser só uma questão de tempo.

Na Policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina a ocupação dos leitos de UTI já atingiu 80%, conforme o boletim oficial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ou seja, de 10 leitos disponíveis, 8 estão ocupados.

O mesmo cenário é visto nos principais hospitais privados da cidade. No Memorial, 4 dos 5 leitos (80%) encontram com pacientes de Covid-19. Já no Neurocardio, os 5 leitos disponíveis (100%) estão ocupados. O detalhe é esses pacientes constam como da rede pública, já que as unidades também atendem pelo SUS, mas pela rede privada o cenário não é muito diferente. Vale lembrar ainda que, mesmo em meio a esses dados, o Governo de Pernambuco desativou em Petrolina o hospital de campanha de sua responsabilidade.

Quanto a Juazeiro (BA), a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que está monitorando os números, mas as unidades de responsabilidade do  município – UPA e Hospital de Campanha – estão sob controle, com ocupação baixa. “O (Hospital) Regional é que chegou à carga máxima porque 10 dos 20 leitos disponíveis foram atingidos pelas chuvas e estão em reforma. De acordo com a Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia), devem estar disponíveis novamente até o início da semana que vem”, destacou a Sesau.

Possível colapso 

Em Araripina (PE), Sertão do Araripe, há poucas vagas restando na UTI e em Remanso, no norte da Bahia, a unidade de referência no tratamento de pacientes com a doença – o Hospital São Pedro – também está lotada. Todos os internamentos pelo SUS foram através da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), menos a Policlínica da Univasf. Pelo que se vê, a realidade da Covid-19 é de um possível colapso nos hospitais da região.

Alerta

Para quem ainda não foi infectado, nunca é demais ressaltar a importância de seguir os protocolos sanitários, como o uso de máscaras; de álcool em gel 70% ou água com sabonete para higienizar as mãos; manter o distanciamento social; e só sair de casa se houver realmente uma necessidade indispensável.

Ocupação de leitos de UTI em hospitais da região sinaliza para segunda onda do novo coronavírus

  1. Amigo de Petrolina disse:

    Não existe segunda onda, apenas as pessoas que não tiveram contato com o vírus, agora estão se contaminando.
    Se houver reinfecção em alta escala, podem esquecer à vácina.

  2. disse:

    Fecha tudo de novo,estavam tudo brincando. É o preço.

  3. Carla disse:

    Deveria ser fechado bares e festas que estão acontecendo nas cidades

  4. Maria disse:

    Passou a eleição, não é?! Agora o vírus aparece. Daqui a pouco o prefeito fecha tudo e põe a culpa no governo do Estado.
    Idiota é o povo que acredita em conto da carochinha. Que acha que a pandemia acabou. Agora vocês vão ver o que é doença.

  5. Maurillo. Da silva nogueira disse:

    A saúde pública está em pré – falência e com a situação dos leitos diante do covid 19 é realmente uma situação alarmante.Esperamos que o criador tenha misericórdia daqueles que estão sem nenhuma forma de subsistência diante do alto índice de desempregados e miseráveis.

  6. Greice Lin disse:

    E o prefeito justificando que Petrolina tem o menor número de mortes por isso não vai fechar comércio…mas não é só o número de mortes, excelentíssimo, é a total ocupação dos leitos dos hospitais que mede se fecha ou não e infelizmente tá tudo aí aberto bar ilhas festas e já está aí provado que ninguem tá nem aí p medidas de segurança e isolamento…quanto mais gente na rua mais gente contaminada… quero ver onde vai enfiar esse povo? cada neguim quer tirar o seu prejuízo e quem quiser adoecer q morra… enquanto a desgraça não cair no seu umbigo, o dos outros q se lasque…infelizmente ô bicho irracional é gente…pense….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários