Obra “Ensolarado Sertão, Magníficos Vinhos” é lançada com sucesso em Petrolina

por Carlos Britto // 27 de novembro de 2011 às 11:28

A história dos vinhos produzidos em pela aridez do sertão e que já são reconhecidos até internacionalmente passa a ser contada em livro.

O escritor e sommelier José Figueiredo descreve 30 anos de paixão e trabalho com a bebida considerada “o Manjar dos Deuses”. O livro intitulado “Ensolarado Sertão, Magníficos Vinhos” foi lançado ontem (26) no auditório da Biblioteca da Univasf.

São 240 páginas que fazem uma viagem muito além de Petrolina e Juazeiro. Um passeio pela história e origem dos vinhos brasileiros, a qual mostra as primeiras vinhas e vinhos no Nordeste, diferentemente das conhecidas literaturas que apontam São Paulo e Rio Grande do Sul.

O livro é ilustrado pelo cineasta Marcos Carvalho, que começou com um personagem e acabou como co-autor da obra. Marcos dá vida e plasticidade aos textos com as fotos colhidas na sua expedição realizada pelo rio São Francisco, desde suas nascentes até a sua foz.

Já o prólogo foi feito por Michel Rolland, o enólogo francês aclamado pela BBC de Londres e pelo New York Times, referencial de enólogos e enófilos nos quatro cantos do mundo; e bem como, o prefácio do renomado e creditado jornalista de São Paulo Ricardo Castilho. Quem é admirador de um bom vinho, o livro de Figueiredo e Carvalho é, sem dúvida, um importante documento sobre o tema.

Obra “Ensolarado Sertão, Magníficos Vinhos” é lançada com sucesso em Petrolina

  1. cidadão disse:

    Parabens Figueredo, pelo belíssimo trabalho, e pela grandiosa contribuição que vc tá dando a essa terra árida de um povo sofrido, mais um povo trabalhador que não desiste de mostrar pra o brasil e o mundo que tudo que se planta nessa terra árida mais fértil dá. Nós Lagoagrandense temos muito a agradecer a esse Catarinense, mais que consideramos um filho dessa terra abensoada pelo velho Chico

  2. CARINY disse:

    Parabéns Figueiredo , pelo sucesso e espero dentre em breve poder me deliciar , pela leitura deste livro.

  3. Carlos Neto disse:

    Parabéns pelo livro sinto muito falta por que tinha poucas pessoas lá para prestigiar e pessoas relacionadas ao vinho não tinha ninguém que é uma vergonha…..abraço figueiredo

  4. marcio henrique disse:

    parabéns Figa!!!sucesso guerreiro!!

  5. Fugueiredo disse:

    Obrigado! Obrigado Carlos Brito, pelo espaço. Obrigado a todos que estão consultando, especial muito obrigado a todos aqueles que estão interagindo e definitivamente que Deus abençoe todos, que substancialmente, estão torcendo pelo sucesso do Ensolarado Sertão, Magníficos Vinhos.
    José Figueiredo

    1. Telma disse:

      Como posso adquirir o livro? Parabéns pelo trabalho!

  6. Robson Amorim disse:

    Obrigado Figueredo! Este livro é um grande presente para a história do brasil e para nós nordestinos, principalmente nós que moramos neste estado forte que sempre foi palco de muitas lutas e vitórias. Agora, com certeza mais uma que será o reconhecimento de que nós fomos pioneiro no seguimento de produção de videiras viníferas. Coisa que até pouco tempo,nós não sabíamos. Mas graças a sua ousadia de homem determinado e apaixonado pelo Vale do São Francisco e seus magníficos vinhos, nós proporcionou o verdadeiro conhecimento da nossa historia.Parabéns guerreiro tu fez o leão do norte rugir de alegria!

  7. carlinhos disse:

    parabéns!! figueiredo…desejo sucesso e muita saúde nessa jornada…abraços!!

  8. Érika Franklin disse:

    Parabéns Amigo Figueiredo, Te Desejo Toda a Sorte Do Mundo, Muito Sucesso, Você Merece, Grande Abraço da Sua Amiga!!!

  9. paulo sérgio rocha da silva disse:

    Caro amigo Figueiredo, Parabéns! pela obra “Ensolarado Sertão, Magníficos Vinhos”, recordo-me do dia em que você falava sobre o livro, e que fiquei ancioso em lê-lo, pois sei o quanto você colocou seu amor nesta obra. Nós que fazemos o Projeto Patrulheiro Mirim e o PROERD Sertão desejamos muita paz, saúde e sucesso, pois Deus está te abençoando.

  10. NIVALDO CARVALHO disse:

    Caro Figo!
    Como é bom se chegar onde se sonhou, né? Pois bem, um dia vc sonhou com esse trabalho, comentou comigo e eu lhe levei até o “meu primo” Marcos Carvalho, numa manhã tão ensolarada como citada em seu trabalho, daí nasceu essa parceria magnifica como os vinhos que vc cita. Fico feliz! Estou feliz por tudo, inclusive pela região, pois entendo que esse “Ensolarado Sertão, Magníficos Vinhos” levará para bem longe (talvez o infinito) o nome, a história e o valor do Vale do São Francisco, com seus vinhos e seu enoturismo em alta, como, aliás, está se experimentando no momento.
    Amigo, parabéns e um MUITO OBRIGADO do trade turistico associado da ASSITUR.
    Ah, sim! Ainda não lí o livro “Ensolarado Sertão, Magníficos”, já estou adquirindo um exemplar, mas sei, pelos comentários, que é rico e valoroso pelas informações colhidas e pelas fotos históricas que enriqueceram seu trabalho. Vai dar o que falar, acredito mesmo!
    Um abraço.

    1. Jovino Nolasco disse:

      Figueiredo de longas, as vezes espinhosas caminhadas, nos encontramos nas encruzilhadas da vida e, nos deparamos com os mesmos sentimentos , anseio e desejos de amar e promover essa terra. Fico feliz e realizado que apartir de agora o Vale possui algo escrito, um documento, que não saiu dacabeça de alguns mediocres ou falsos profetas. Nasceu de mãos calejadas, de rosto, marcados pelo trabalo e pelo amor as vinha e aos vinhos. Espero receber um exemplar.Meu aservo necessita desse valioso documento com cheiro da terra e gosto , as de minha gente que deixei por aí.
      Abraços | jovino Nolasco | Serra gaúcha

  11. Maraíza Coelho disse:

    Parabéns figueiredo, espero que “Ensolarado sertão,Magnificos vinhos” percorra o mundo,mostrando a todos que esse nordeste e cabra macho sim senhor, e que tudo que se planta,colhe.Fico feliz por você,te desejo toda prosperidade possivel,sei que você vai longe.

  12. dilvina e neguinho disse:

    parabéns pelo livro ficou marravilhoso e muito interesante.desejo sorte na sua caminhada.

  13. lucy disse:

    Quando fazemos algo com muito amor,acabamos sempre colhendo os frutos… não poderia ser diferente contigo José!Se estais colhendo frutos hj,é por merecimento,pelo teu trabalho e dedicação.Ainda não li teu livro mas com certeza não deixarei de ler.Muito sucesso p/ ti ,que sejas muito feliz e que Deus continue te iluminando sempre.Um abraço.

  14. Vinícius Franco disse:

    olá, gostaria de comprar o livro dele, como faço ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários