Obama convida Lula para encontro

por Carlos Britto // 27 de janeiro de 2009 às 06:00

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta segunda-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidando-o para uma reunião de trabalho em Washington. A reunião, que deverá ocorrer em meados de março, levará em conta temas considerados prioritários para os dois países, como as articulações pela paz mundial, as relações dos Estados Unidos com a América Latina, políticas voltadas para a África e a necessidade de se fortalecer o papel do G-20, grupo das principais nações em desenvolvimento.

A conversa, registrada às 18h15, é o primeiro contato telefônico entre os dois governantes desde a posse de Obama, em 20 de janeiro. O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, deve conversar ainda nesta noite com a nova secretária de Estado, Hillary Clinton, ao passo que as equipes econômicas de Brasil e Estados Unidos também deverão discutir futuros investimentos e acordos de trocas comerciais.

Na avaliação do presidente americano, relatou o porta-voz brasileiro, Marcelo Baumbach, “(existe) a necessidade de fomentar o comércio para ter mais condições de atacar os efeitos da crise financeira mundial”.

No telefonema, Obama também ressaltou a importância de negociações sobre a produção de biocombustíveis e sobre o destravamento da Rodada Doha, de liberalização dos subsídios agrícolas. Ainda este ano é esperada a visita de Obama ao Palácio do Planalto, em Brasília.

Fonte: Terra citado no blog da Folha

Obama convida Lula para encontro

  1. João disse:

    LULA é o CARA! É o melhor presidente que o BRASIL já conheceu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.