O sucesso das bicicletas que ninguém vê

por Carlos Britto // 27 de agosto de 2013 às 06:20

bicicletas/Foto: Ascom PMPEste Blog publicou no domingo (25) uma material, oriundo da assessoria de comunicação da empresa responsável pelo aluguel de bicicletas, o qual afirmava dizia que o sistema, Petro Bike, operado pela empresa Serttel, foi ampliado.

“O projeto passou a contar com quatro novas estações de bicicletas, de um total de 10 instaladas na cidade, em diversos pontos – disponibilizando 100 veículos“. A materia dizia ainda que “desde o lançamento até o dia 10 de agosto foram realizadas 537 viagens, com uma média de mais de 20 viagens por dia”.

Se for pelos números apresentados pela prefeitura, o sistema é um fracasso. Se locam vinte bicicletas, de cem disponíveis, quer dizer que oitenta ficam paradas? Sem uso?

E mais: além do prefeito na inauguração, nenhum jornal, portal de notícias, equipe de TV ou qualquer mídia postou, sequer, um cidadão utilizando os serviços. Ou seja, é mais dificil encontrar alguém nessas bicicletas que uma escritura de casas prometida pela prefeitura.

O sucesso das bicicletas que ninguém vê

  1. Águia Pequena disse:

    COMO DIZEM OS GAUCHOS: ISSO É BARBADA TCHÊ! MAS, CÁ ENTRE NÓS: MAL USO DO DINHEIRO PÚBLICO; SERIA MAIS CONVENIENTE REVERTER EM CESTAS BÁSICAS E DISTRIBUIR COM QUEM PRECISA, DO QUE FICAR COM AS MAGRELAS NOS POSTOS OCIOSAS.
    FICO OLHANDO E SEM ENTENDER, MAS PACIENCIA, NA TERRA DOS IMPOSSIVEIS, TUDO É POSSIVEL NESSA GESTÃO MAL ADMINISTRADA.

    1. Muriçoca disse:

      Sua visão “águia pequena”, e sua percepção estão deixando a desejar, já que esse empreendimento é privado. Se está havendo prejuízo, esse é da empresa serttel, e não da prefeitura.

      1. Snoop disse:

        O dinheiro investido não é do contribuinte?

  2. clebson disse:

    Mas vamos fazer justiça, há 2 semanas, por volta das 18:00, vi uma pessoa passando ao lado no BNB em uma “petrobike”!!!

    1. Terra dos Impossiveis disse:

      A duas semanas você viu 1, de 100, isso é fazer justiça ?

    2. Snoop disse:

      Comissionado!

  3. Sônia disse:

    Dinheiro jogado fora!!! Realmente nunca vi ninguém em uma dessas bicicletas

    1. Muriçoca disse:

      e vc é parente do dono da serttel? Se não, porque a preocupação? Se tá havendo prejuízo, quem deve ficar é a empresa, pois não há dinheiro público no projeto, só privado.

      1. Snoop disse:

        A licitação foi paga com dinheiro de quem?

  4. Tabosa disse:

    Sim mas queremos vê mesmo é as CPis q terminaram em Pizza porque não foi postada esta noticia ainda?

  5. mane disse:

    quem diabo vai ser garoto propaganda ainda mais pagando pelas idéias de uma gestão fracassada. em tudo que se explora imagina logo em dinheiro. talvez se fosse de graça encontraria um bocado de babão, mais o cara de graça só que o voto. ACUNHA PEDALA.

    1. Muriçoca disse:

      Você já viu uma empresa privada prestar serviço e não cobrar? A Serttel não é pública, apenas recebeu uma concessão da prefeitura para explorar serviços com bicicletas.

  6. isabella disse:

    eu moro na Vila Eduardo e pelo menos na ciclovia da Av. Monsenhor Ângelo Sampaio sempre vejo pessoas utilizando as bicicletas. Não sou da cidade, não tenho preferências politicas mas temos que admitir que a ideia é bem bacana.

    1. Lucas disse:

      O projeto em qualquer cidade do Brasil é bacana Isabella. O problema é que aqui não tem infra-estrutura para isso, só há ciclovias em alguns pontos da cidade, como Av. Mons. Angelo Sampaio, Integração, Honorato Viana ( que não é toda pavimentada de ciclovia, só pela metade ), e orla. E no centro, principal lugar, não há ciclovia… como que o cidadão vai andar com segurança aqui, nesse transito que caótico que incha todo dia???

    2. Edmilson disse:

      Sempre vejo pessoas pedalando com as bicicletas… Domingo pela manhã na Orla sempre estão utilizando. Excelente ideia! Acho ótima a iniciativa, ciclismo reduz custos com saúde, melhora o trânsito e promove a integração de modais de transporte. Só se esforçando muito para não ver isso.

  7. ANTENADO disse:

    Bom dia, até que o uso destas bicicletas ainda é muito acanhado, porém devemos ter esperanças que a população local desperte para tal. E ainda solicito uma cobertura para bicicletas, devido que nossa região de clima muito quente.

  8. Maria disse:

    Nunca vi ninguém usar essas bicicletas, nem quando estavam ainda verdes e nem agora que estão laranja! Torra mais dinheiro público que ainda tá pouco!

    1. Muriçoca disse:

      Que dinheiro público garota, essa empresa é privada, se tão torrando dinheiro, o prejuízo é da serttel.

  9. Coco Seco disse:

    A ideia é interessante, pena que não temos infraestrutura para que funcione. Falta arborização (andar de bicicleta nesta “lua” de Petrolina é pra se lascar!), vias exclusivas para ciclistas, sinalização etc.

    1. Muriçoca disse:

      milhares de pessoas utilizam a bicicleta para estudar, trabalhar, você que não prestou atenção, nada que um boné, proteção para os braços e protetor solar não resolva. Agora quando se é do contra, aí não tem jeito.

    2. Edmilson disse:

      Pedalo aqui em Petrolina e da Areia Branca para o Centro não são mais de 10 minutos. O Sol é suportável e não dá nem tempo para transpirar. Agora, é preciso investir-se em educação aos ciclistas e motoristas, e melhorar as vias para esse modal de transporte.

  10. José Alberto disse:

    QUEM DEVE ESTAR ALUGANDO AS BICICLETAS SÃO OS COMICIONADOS E SECRETÁRIOS E AMIGOS DO PREFEITO, POIS O POVO NÃO ANDA NESTAS BICICLETAS.

  11. lene disse:

    KKKKKKK ESSA PIADA AI ??? NUNCA VI NINGUEM EM UMA DESSAS MAS AFINAL ESTAMOS NA TERRA DOS IMPOSSIVEIS NUM É?? GRANDE PETROLINA!!!!!

  12. GUILHERME VITOR disse:

    PROVA CABAL DE CAMBALAXO…..SE ISTO NAO FOSSE RENTAVEL NAO SERIA FATO.

    NUNCA VI…E OLHA QUE ESTOU SEMPRE POR LÁ….NINGUÉM ALUGANDO BICICLETA NA PISTA QUASE EM FRENTE AO SHOPPING.

    SÃO DIVERSAS BICICLETAS PARADAS E SEM MOVIEMTO.

    NEM MESMO NOS HORÁRIOS DE CAMINHADAS E EXERCICIOS.

    DO MEU GRITO DE GUERRA BRAZZZILLLL BRAZILLLL BRAZIL…ZIIIL

    VOU INOVAR….PARA O RONCO DOS EQUINOS;

    RONNNC RONNNCC…..RONCCCC….RONCCCCC…..RONNNN CCCCC

  13. OLIVEIRA disse:

    Povo besta, as bikes são de propriedade da empresa que tem a concessão para aluga-las, não foram compradas pela prefeitura assim como os coletivos tb não são do município.

    1. Muriçoca disse:

      Até que enfim um comentário sensato nessa babel.

  14. savage disse:

    Vejo algumas pessoas utilizando as bicicletas para a prática esportiva na Av. Angelo Sampaio no horário das 19:00h. É uma ideia interessante essas bicicletas em nossa cidade, seguindo exemplo de outras pelo Brasi e o mundo, no entanto falta uma infraestrutura para as pessoas que utilizam e aquelas que pensam em utilizar, como ciclovias entre outras.

  15. ALDO disse:

    EU NUNCA PRESENCIEI NINGUEM USANDO AS BIKES DO PREFEITO, EM UM UNICO DIA QUE UMA AMIGA TENTOU O SISTEMA NÃO FUNCIONOU, ENTÃO PERDI A OPROTUNIDADE DE VER ALGUEM USANDO-A.

    1. Muriçoca disse:

      Não é do prefeito essas bikes, é da empresa serttel.

      1. Snoop disse:

        Pelo tanto de comentários que vc faz defendendo isso, ou vc é funcionário de lá, ou é da prefeitura. Está merecendo a mixaria que ganha!

  16. Marivaldo disse:

    Será que a receita do aluguel das bicicletas está dando para pagar o salário de quem está tomando conta?

    1. Muriçoca disse:

      Pergunte a empresa privada, se não tiver o prejuízo é dela, não sei porque a sua preocupação, a não ser que você seja sócio da mesma.

  17. Helder Nathan disse:

    Preço R$ 5,00, por 1 hora, só pode ser piada.Pelo valor do aluguel essas bicicletas só pode ser da Ferrari.

    1. Edmilson disse:

      São R$10,00 mês, uma hora por dia, Helder.

  18. Weidjamire Galdino disse:

    Mas, também… como vão andar se não há nenhuma informação de como se faz para alugar uma? Particularmente, eu não sabia como fazia pra usar uma.. só ouvia boatos. Muita gente tem receio de passar vergonha. Acredito que falta divulgação da parte da mídia, orientando todo o processo.

  19. Adriano disse:

    A verdade tem que ser dita.
    Eu já ví uma pessoa passando perto shopping em uma dessas bicicletas.
    Mas também só ví essa mesmo>
    Também o sistema ta no incio e todo negócio demeora um pouquinho para pegar>
    Talvez quando fizer frio em Petrolina as pessoas utilizem mais essas bicicletas.
    A culpa é do calor.
    #Alguémmeentende?

  20. Antonio de Aquino disse:

    A idéia é de primeiro mundo, se não deu certo, ou a população não quer usar, ou a cidade não está preparada para o serviço….. Mas, valeu a pena tentar…….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários