O prefeito e o São João

por Carlos Britto // 12 de junho de 2009 às 07:49

Tanto o prefeito Júlio Lóssio quanto seu vice Domingos Sávio reclamaram da falta de investimento do governo do estado para o São João de Petrolina. E eu concordo com eles. Têm que reclamar mesmo, pedir, solicitar, exigir. É isso que esperamos dos nossos governantes.

Aliás, alguém disse aqui nos comentários do Blog que Petrolina foi sempre esquecida por todos os governadores e que a cidade vive mesmo é de sua força política, que sempre soube buscar do Governo Federal.

Aliás, novamente, para colocar aqui que essa força política sempre criou uma “falsa impressão que a cidade era rica e não precisava de investimentos estaduais”. Um doce engano.
Contudo cabe ressaltar que a nova administração de Petrolina precisa entender melhor de política. Contra ou a favor que a gente se coloque, as coisas se conquistam com política. E não só com política partidária, mas política de relacionamento, que se faz com gestos.

Se não, vejamos:

Muito pouco tempo depois da posse do prefeito Júlio Lóssio, o governador Eduardo Campos esteve pessoalmente com o seu staff principal em uma improvável visita ao seu gabinete na prefeitura de Petrolina. Recebeu esse mesmo prefeito em seu gabinete no Recife, num largo gesto institucional.
Pouquíssimo tempo depois, Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho foram recebidos com tapete vermelho como primeiro compromisso político da “aliança” com pesadas críticas ao governador, mesmo depois do total apoio para a realização do carnaval.

Não se pode realmente esperar que o prefeito e seu grupo mudem de lado para agradar o governador e garantir recursos, esquecendo as forças que o apoiaram. Mas também não é honesto o discurso carregado e inflamado por um relacionamento estremecido.

E o mais grave: procurar um culpado para os recursos que não chegaram, dando continuidade ao velho discurso de que a culpa é sempre de alguém, nunca nossa. Isso é no mínimo subestimar a inteligência das pessoas e o poder de discernimento do cidadão.

Passou do tempo de assumir os próprios pecados e reconhecer as culpas, como se reconhece os méritos.
Será pouco provável que o governador Eduardo Campos fortaleça uma cidade pólo como Petrolina para fortalecer um mandatário do partido e aliado de primeira hora do senador Jarbas Vasconcelos, seu principal opositor e provável adversário na disputa que se aproxima.

O prefeito e o São João

  1. Nara disse:

    Carlos!… Faço minha suas palavras!..
    Percebo que o seu BLOG está cada vez melhor no meu ponto de vista a sua forma de transmitir e tb de refrescar nossa memória que momentaneamente nos trai… jornalismo imparcial e preciso!

  2. Watergate disse:

    Se o povo estivesse em primeiro lugar, ele acendia uma vela pra Deus e outra pro Cão! Mas a arrogancia domina!

  3. meu amigos petrolina o são jõao são dois mes, de festa,nos barrio. nao e importante este oficial vamos torce para o comercio tem uma aliviada, porqer petrolina esta igual ao nossa vizinha cidade,la os baino comemora ate anivesario de boneca.foi mau.bahia

  4. Ivan disse:

    Júlio Lóssio, Domingos Sávio & Cia têm que entender que são uns imaturos na arte de fazer política. Que foram eleitos mais pelas falhas do adversário e menos por méritos próprios. Tem que ter jogo de cintura e não se achar o Cara, ter humildade sobretudo, reconhecer as falhas e assumir as culpas e, finalmente, ser agradável, porém nunca subserviente.

  5. VENHA PARA CABROBÓ! disse:

    Esqueçam Petrolina!
    Venham para Cabrobó única Cidade que se tornou PÓLO DO ESTADO na região do São Francisco para as festas JUNINAS!
    ATRAÇÕES:
    ELBA RAMALHO, TARGINO GONDIM,NANDO CORDEL,NÁDIA MAIA, ZEZITO DOCEIRO,TERRITÓRIO NORDESTINO,VALMIZINHO DE JUAZEIRO, ZEZINHO DA EMA ,BANDA DE PÍFANO DE CARUARÚ e muitas outras atrações.
    Começa dia 19 e vai até dia 24/06/2009. todo dia as 17 horas começa o fusuê com apresentações culturais, onibus do forró, quadrilhas e muito muito mais.
    O PÓLO É AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Bianca Santos disse:

    Moro em Petrolina a alguns anos. Petrolina pode ser pólo de produção de fruta, pode ser pólo pela localização geográfica, mas pólo de festa (Carnaval, São João…), nãaaa!! Petrolinense nem gosta de festa. Eu acho que neste caso o buraco é mais embaixo, ser pólo por ser, não quer dizer nada. O que falta aqui é um referencial de cultura mesmo. As pessoas se sentirem parte da cidade e parte da vida cultural da cidade. Aquele carnaval mesmo que teve aqui, Petrolina foi um pólo bem forçado, aquela festa nunca foi para o povo!!! Ser pólo daquele jeito de novo?? ‘forçação’ de barra total!

  7. Marcelo Araújo disse:

    Isso não é política,é politicagem.

    O palanque do governador não desarmou.

    Ele ganhou para governar e ajudar os municípios.

    Enquanto vivermos sob essa conduta política não
    saíremos nunca desse patamar de país sub…

    O Brasil cansou de políticos, precisamos de estadistas.

    A política não pode mudar as pessoas.

    As pessoas que tem que mudar essa política.

  8. Pe. Antonio disse:

    Concordo com sua análise no geral. O gestor público precisa distinguir ideologia ou compromissos partidários, relacionamento do gestor com seu partido de relações institucionais. Isso é fundamental. O gestor pode manter seus princípios, sem perder a identidade e ao mesmo tempo manter o canal aberto para conversar, dialoggar e construir uma agenda positiva com as esferas estaduais e efederais, sobretudo porque os municípios precisam e não sobrevivem sem o apoio os governos estaduais e federais. Portanto, o São João deverá servir de lição para consolidar essa parceria.
    Outro ponto importante, é que pelo que sei e pelo que vi na Campanha, o prefeito seria eleito de qualquer jeito com apoio ou sem apoio de PMDB, de PSDB. A conjuntura era essa. Jarbas nunca teve essa força para eleger prefeito nenhum em Petrolina. O único apoio partidário que realmente contou do DEM de Dr. Osvaldo.

  9. Watergate disse:

    Não existe prefeitura quebrada!
    Existe prefeitura sem JOGO DE CINTURA! Prefeitura sem MORAL!
    Até Cabobro e Afranio passaram a perna em Petrolina!
    Que vergonha!

  10. Barros Neto disse:

    Deixando a politica de lado, pois isto é briga de gente grande, vamos comentar sobre o São de Petrolina.
    Como é do conhecimento de todos, já tivemos grandes programações no São João de Petrolina, concorrendo inclusive com as animações de
    Caruaru e Campina Grande, quando aqui se apresentaram as melhores atrações de forro, agora em plena época junina, colocar atrações do tipo Leonardo e Daniel com um custo exorbitante para os
    cofres públicos é no mínimo falta de consenso. é certo que o povo quer ver, porque é de graça.
    No meu ver como hoje petrolina não tem nem onde fazer grandes eventos, porque os locais que foram projetados e construidos pela
    prefeitura, estão inviabilizados pela justiça, só resta para os promotores locais que não contam com a ajuda do Governo do Estado,
    procurar alguns patrocinadores locais e promover um São João dentros das possibilidades atuais, promovendo os artistas regionais.
    Com certeza não agradará a todos más vai ter animação, vai ter arrastape, vai ter o tradicional forró de pé de serra.

  11. VÍTOR PAULO ALVES disse:

    QUERIDO CARLOS, UM BLOG DE NOTICIÁRIO NÃO PODE TER DE SEU MODERADOR UM “EU ACHO” OU ” NA MINHA OPINIÃO” OU AINDA ” EU CONCORDO”. ISSO NÃO É IMPARCIALIDADE…

  12. Petrolina Nem São João Tem... disse:

    EITCHA parece que nem o são joão será de qualidade como se ja não bastasse o carnaval. até a nossa cidade vizinha ganhou esta, não terá festa junina mas teve um carnaval de arrebentar e a petrolina de julio que nem festa do pijama esta tendo.
    é dr. você se cuide pois a corda está apertando.

  13. Fernando disse:

    Bianca Santos… qualquer São João de Bairro aqui em Petrolina é maior do que o São João Oficial de Cabrobó. Cuidade, inveja mata. Petrolina é polo em tudo.

  14. Carlos Alberto de Castro disse:

    caro Carlos Britto…

    concordo com o comentário do Vitor Paulo Alves, que governo é esse, partidarista, egoista. o que percebe é que o Governador não encontrou brecha, ou seja não teve como comprar o Prefeito Julio Lossio, e agora fica querendo punir uma das cidades que mais cresce no Brasil, simpresmente por questões politicas… à para com isso vamos acordar… lembrando que são apenas 6 meses de mandato e vejo que eles já fizeram muito…
    um abraço…

  15. Juju disse:

    Pela Lógica de articulação política do atual grupo, eles devem estar programando um grande protesto, com passeatas, gritos e palavras de ordem e encerrando com discurssos inflamados dos principais líderes políticos da nova Petrolina, Julio Lóssio, Domingos do Sebrae, Nilton mutsumoto, Jose mendes, Nelson minuti., poderiam também trazer a Ivete pra animar a festa…

    Francamente… Petrolina, que nível nós chegamos

  16. Kabeção com K disse:

    Carlos Britto cadê meu comentário que fiz questionando o seu posicionamento com relação ao são joão de petrolina?

  17. Seu João disse:

    Só quem realmente não entende de política ou é membro do governo Julio Lossio vem com essa conversa de que Eduardo está retaliando o município por não mandar verba para os festejos juninos.

    Ora, e o que dizer do carnaval que passou, quando todos sabiam que Petrolina nunca foi pólo daquela festa???… Quantos municípios sertanejos tem mais ou o mesmo nível de tradição carnavalesca e não recebem um centavo para o carnaval 2009… Petrolina recebeu e mesmo assim fez um carnaval fraquinho, com pouca gente, sem característica de PÓLO (Já estou de saco cheio dessa palavra).

    O que essa turma está pensado? Que só porque aqui é uma cidade de grande população tem que ser POLO do São João, do carnaval …? Se um Município quer ser referência em determinada festa, tem que construir culturalmente a tradição, para daí ser tratada deforma diferenciada ($$$$$$) como é o caso de Caruaru que CONSTRUIU seu São João e ganhou destaque. Petrolina tem que ralar muito para chegar lá… ou perto.

    Esse assunto é conversa pra boi dormir, brinca com nossa inteligência… Ou o pessoal da prefeitura é completamente por fora da realidade política, não sabe onde está pisando, ou realmente pensa que a opinião pública desse município é abestalhada.

    E, meu Santo Antônio, a abordagem que a imprensa local fez do assunto, foi o que mais me chocou… A que nível de inteligência esta cidade está chegando…

    Para mim, chega a ser vergonhoso uma cidade desse porte, que arrecada (ou deveria arrecadar) tantos impostos e tem tantas empresas pujantes, como fala sempre o Geraldo Coelho, precisar de ajuda para botar o forró na rua… Prova disso são os bairros que já estão no forró há muito tempo, enquanto o prefeito fica chorando…

    Sinceramente, haja paciência para aguentar esse debate inútil, completamente desfocado da realidade.

  18. Godofredo Bezerra disse:

    Parabéns pelo inteligente comentário Sr. Carlos Britto.

    Acredito que eles deveria também começar a reclamar de Ivete Sangalo. Afinal de contas ela poderia fazer o São João de Petrolina. Cantando um dia e patrocinando os outros, pois estamos amargando este prefeito na cidade por causa dela, grande patrocinadora da campanha dele.
    Vamos lá Dona Ivete, patrocine a festa de São joão.

  19. Henrique Lima Carapiá disse:

    Vão ficar se justificando até o governo terminar. esperem e verão….

  20. Nunes disse:

    Gente esse prefeito não está nem cordenando os problemas com os médico que dizem prejudicados, por falta de dialogo. Como ele vai convencer o Governador de mandar recursos para os festejos juninos, o são joão de Caruaru e Campina Grande a maioria das despesas e custeada pela inicitiva privada. Porque o prefeito não correu atráz da parcerias com ás Empresas que comercializam produtos de epoca, ora amigos falta articulação nesse comando do municipio de Petrolina precisa de humildade nesses secretários ou eles pensam que estão administrando a casa deles.

  21. Pedro Paiva disse:

    Blogueiro,

    Num perca seu tempo com esse prefeito de primeira e única viagem.
    Dessa mata não sai nada, só lamentações e muita… muita… muita… INCOMPETÊNCIA!!!!

  22. ó paí ó disse:

    Lossio devia criar o POLO DA PREGUIÇA

  23. ó paí ó disse:

    Lossio devia criar o POLO DA Preguiça

  24. marco antonio souza disse:

    Só quero ver a cara de Eduardo Campos quando sair oficialamente a noticia JARBAS VASCONCELOS e candidato a governador, ai sim ele vai ter a certeza que estar com seus dias contados no governo, vetar uma verba para o são joão e outras coisas para Petrolina e facíl, que ver ele vetar o povo de votar em Jarbas, muitas pessoas que estão ao seu lado irão junto com ele, para ele descobrir que estar sendo usado por eles para fazer oposição ao atual prefeito,ele vai descobrir que essas pessoas não são aliados de verdade, só de momento.

  25. JEAN disse:

    Que saudades das festas de São João de Petroliina….. As atracoes , a cultura, os forros . Tinha ate o local certo de brincar , hj nao SEI nem aonde vai ser . Petrolina ta jogada aos buracos e a prefeitura entregue a um Prefeitinho fraco e sem nenhuma esperiencia politica e administrativa, faz doooo… Daqui a pouco o JOAO BURACAO chega na cidade de PEROLINA-PE .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *