Artigo do leitor: Na Câmara de Petrolina, malandro é malandro, e mané é você eleitor

por Carlos Britto // 02 de abril de 2014 às 15:02

VERA-236x300

A primeira sessão em novo horário na Câmara de vereadores de Petrolina, nesta terça-feira (1º) ainda vai dar muito o que falar. Neste artigo enviado ao Blog, a jornalista Vera Medeiros, faz um verdadeiro “resumo da ópera” ao analisar as manobras do legislativo para aprovar a doação de uma área pública de R$ 10 milhões à iniciativa privada.

Acompanhem:

Em sessão cheia de manobras, vereadores mostram para que foram eleitos. Às 18:00, com o auditório lotado de servidores municipais, que foram à Câmara pensando que tinham algum valor para os vereadores, a sessão de ontem(1º) foi iniciada. Mas, como era gente demais para testemunhar a vergonha que aconteceria 4 horas depois, a estratégia foi esperar o local se esvaziar. Para isso, fizeram 1 hora de leitura inútil, fingiram brigar, discursaram balelas e fizeram dos bastidores da Câmara um local de encontros para cafezinho e conversas baixinhas entre vereadores, secretário municipal e representantes da empresa que estavam na Câmara.

O resumo da ópera 1:

Sob briga de Ronaldo Souza (Cancão) que acusava o secretário de Lóssio, Cléber Carlos, de “puxar no paletó dos vereadores, nos bastidores, para aprovar o projeto, entregaram um patrimônio de R$ 10 milhões do povo petrolinense a uma empresa, com 10 anos de isenção de IPTU, com 10 anos de alíquota de ISS reduzida para 2% (seria zero, se alguém não tivesse brigado).

Perguntados se fazer concessão de 20 anos renováveis por mais vinte , os tais empregos de que tanto se gabam que gerarão, não seriam criados da mesma forma, a resposta dos vereadores foi: gera sim, mas… Com certeza, o interesse era mesmo entregar a escritura do terreno à empresa.

Resumo da Ópera 2:

Alvorlande assumiu o protagonismo da manipulação, muito bem orientado pelo secretário de governo Cléber Carlos; Ronaldo Silva fez o papel de menino-propaganda da empresa, expondo slides de viagem à Paraíba, para convencer os já convencidos colegas;

Dr. Pérsio fez o papel de bobo-da-corte, às risadas, sempre que alguma crítica se fazia ao projeto; Osório Siqueira , sempre na sombra, assinando embaixo a decisão dos interesses de quem pode mais; Ronaldo Souza (Cancão) perdendo oportunidades de agir com habilidade necessária para aprovar sua emenda de concessão e não doação do terreno;

Zenildo fazendo esforço inútil pela emenda de Cancão para transformar doação em concessão por 25 anos.

E os demais inúteis e maioria farsante, usando o mesmo discurso ensaiado de que “outros terrenos foram doados, como o da associação de juízes, serviram de pau de manobra do barco guiado pela hipocrisia quase generalizada, de quem tem muito currículos em seus gabinetes para levar ao tal Call Center e, também, dos que muitos interesses alheios aos do povo têm para desfrutar.

Às 22: 00, sob manobra dos governistas, a emenda que faria do projeto de doação apenas um projeto de concessão, deixando o patrimônio com o município foi impedida de ir à votação. E os governistas correram para o abraço, aos gritos e tapinhas nas costas – que já vinham acontecendo desde os bastidores. 

Vera Medeiros – Jornalista

Artigo do leitor: Na Câmara de Petrolina, malandro é malandro, e mané é você eleitor

  1. Luciano Menezes disse:

    O poder legislativo municipal como sempre representando as classes altas e o capital, virando as costas para o povo. Assim será, enquanto houver néscios orgulhosos por eleger A ou B.

  2. Jair Lima disse:

    Essa jornalista deveria se preocupar mais com Juazeiro. O que ela quer com Petrolina afinal.

    1. Marivaldo disse:

      Jair, a jornalista quer para Petrolina a mesma coisa que o Repórter do Fantástico quando esteve por aqui: a qualidade dos bens e serviços públicos para população.

    2. manéu da peta disse:

      Oh babaca, desde quando jornalista tem área segregada de atuação?

  3. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    OLHA QUE NA OPOSIÇÃO SE ELEGERAM MUITOS E HOJE ESTÃO DO LADO DO CHEFE DIZENDO SIM ESTAMOS JUNTOS.A VERDADE É QUE PÉSSIMO SER MANDADO QUANDO SE FINGEM SER OPOSIÇÃO,MAIS É SÓ FALAR BAIXA CABEÇA E DIZ SIM ESTOU COM O SENHOR AMADO MESTRE.
    PÉSSIMO PARA PETROLINA QUE HORROR.

  4. Edgar disse:

    Em terra de Mané, quem um olho é rei… Qual a novidade? Estamos ou não estamos no Brasil? Em terras tupiniquins, como diria o Ministro Barbosa?… Cadê o gigante? Dormiu… de novo… Como é fácil botar esse gigante pra dormir…

  5. Francisco disse:

    A Câmara de Vereadores deveria doar um Terreno para a Arquidiocese Militar do Brasil que Congrega toda a família militar do Brasil: Exército, Marinha, Aeronáutica, PM de todos os Estados do Brasil para a realização de uma obra social em Petrolina. Isso, sim. Valeria a pena, pois, são militares más possuem uma excelente ação social mesmo sem local definido.

  6. Amaral disse:

    10 milhões… um número que saiu do nada

  7. Sebastiana Nunes disse:

    Resta ao povo agora esperar as proximas eleições e reeleger esses (Nobres?) vereadores. E gostaria de saber com quem ficará a maior fatia desta negociata, será com o C… ou com os seus Indiozinhos?

  8. Artidônio Araújo Filho disse:

    Avisei ontem que existe uma lei federal para ser aplicado a todos os órgãos públicos, seja municipal, estadual e federal que proíbe doações de bens públicos em período eleitoral que é o caso este ano de 2014.

    Artidônio Araújo Filho

  9. Luis Fernando disse:

    Acho que deu pra perceber qual é a Mas a culpa não é dos vereadores. A culpa é do povo burro que votou neles e que vai votar nestes mesmos candidatos nas próximas eleições. Só no Brasil é que se faz piada com isso. O brasileiro no fundo gosta mesmo é de reclamar e, quando tem a oportunidade de mudar, faz uma burrada atrás da outra.

  10. Pedro Silva disse:

    Quando terminar o mandato deste prefeito, será que vai sobrar pelo menos a prefeitura?em toda a história de Petrolina já se viu uma câmara de nível tão baixo?hoje tenho vergonha de PETROLINA.(seus governantes)

  11. Josinaldo disse:

    os vereadores encheram foi a pança ou, foi o bouço, chupa eleitoes

  12. gilvan disse:

    é por isso que o prefeito diz meus vereadores. esses são os vereadores que prometiam nos representar. Vera medeiros belo texto eu e todo mundo que amamos Petrolina de verdade estamos com nojo desses covardes traidores do povo.

  13. Simplicio disse:

    Não posso admitir que se chame estes projetos, de favorecimento de empresários, de lei. Acho que a justiça terá que desmantelar esta roubalheira do patrimônio público. O Ministério Público existe pra estes casos também. Legisladores e executivos usam de todo tipo de justificativa para roubar. O povo é cumplice com tudo, porque quando vota em determinados candidatos o faz também por interesse pessoal. São estes e tantos outros exemplos que as autoridades passam para a população. Dai a evolução gigantesca de todo tipo de criminalidade neste país. Imagino com mais 20 anos de práticas assim aonde chegará a humanidade.

  14. manéu da peta disse:

    Existe uma lei federal que proíbe a doação de bens públicos em ano eleitoral. Nesse caso fica uma pergunta: Cadê o Ministério Público??? Quanto aos vereadores, nada a comentar, são uns calhordas!!!

    1. Carlos disse:

      Pois é manéu, isso é algo que vale a pena ir as ruas protestar, uma vez que o MP não ta nem aí, a menos que a população corra atrás de seus direitos. Precisamos levantar de nossas cadeiras e ir atrás de nossos direitos e evitar que esses lacaios nos roubem e fiquem impunes.

  15. Interesse disse:

    Qual o nome do empresário beneficiado com a negociação?

  16. Vila marcela disse:

    eu acho que os vereadores votarão porque quiseram Cléber não colocou arma na cabeça de nenhum deles ninguém faz nada obrigado,quando falam que foram subordinado têm que provar,para que esses sejam punidos .

    1. Elena Guimarães disse:

      Concordo com você…tenho certeza que arma ele não colocou mesmo.Agora o resto não sei não.Ele sabe fazer bom negócio.

  17. Jussi_Petrolina disse:

    Parabenizo a nobre Jornalista pelo artigo. E quanto ao comentário do JAIR LIMA a jornalista está defendendo a moral e não precisa ser de Petrolina ou Juazeiro não, é apenas ter a coragem de se posicionar como cidadão BRASILEIRO.

  18. EGomes disse:

    No campo da legalidade, formalmente, não há o que reclamar…

    LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PETROLINA (disponível no site da Câmara)

    Art. 36. As leis complementares exigem, para sua aprovação, o voto favorável da
    maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal.
    Parágrafo Único – São leis complementares as concernentes às seguintes matérias:

    g) estabelecimento de diretrizes gerais a serem observadas pelo Poder Executivo, relativas às permissões e autorizações de serviços públicos, bem como à concessão de direito real de uso, alienação de bens imóveis e sua aquisição por doação com encargos;
    h) autorização para obtenção de empréstimos de particular;
    i) técnicas sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis;
    j) Códigos de Posturas;
    l) remuneração dos agentes políticos;
    m) consolidação do quadro de servidores do município.

    Art. 37. As leis ordinárias exigem, para sua aprovação, voto favorável da maioria simples dos membros da Câmara Municipal.

    Art. 89. A alienação de bens municipais, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será sempre precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:
    I – quando imóveis, dependerá de autorização legislativa e concorrência pública dispensada nos seguintes casos:
    a) doação constando da lei e da escritura pública, os encargos do donatário, o prazo de seu cumprimento e a cláusula de retrocessão, sob pena de nulidade do ato;
    b) permuta;

    § 1º – O Município, preferencialmente no que se refere à venda ou doações de seus bens imóveis, outorgará concessão de direito real de uso, mediante prévia autorização e concorrência pública, podendo esta ser dispensada por lei, quando o uso se destinar a concessionário de serviço público, a entidade assistencial ou quando houver relevante interesse público devidamente justificado.

    Art. 90. O uso de bens municipais por terceiros poderá ser feito mediante concessão, permissão ou autorização, conforme o caso, e quando houver interesse público, devidamente justificado.

    § 1º – A concessão administrativa dos bens públicos de uso especiais e dominicais dependerá de lei e só por concorrência, e far-se-á mediante contrato, sob pena de nulidade do ato.

  19. Ana Cristina disse:

    A ARMA QUE FOI COLOCADA NÃO FOI NA CABEÇA E SIM NO BOLSO DOS NOBRES EDIS. É VELHA A POSIÇÃO DESSE SECRETÁRIO ENCARREGADO DAS NEGOCIATAS SUJAS. É ESCANCARADO E O PIOR É QUE TEM VEREADOR QUE SE FAZ DE DOIDO…. RECEBE A ARMA NO BOLSO E AINDA VAI À TRIBUNA FALAR BESTEIRAS COMO SE ALGUÉM ACREDITASSE.. O JUIZO FINAL ESTÁ PERTO E TODA AÇÃO FEITA OU DEIXADA DE FAZER SERÁ COBRADA. DINHEIRO , PODER NUM CERTO LIMITE É BOM E ATÉ NECESSÁRIO MAS, GANHO LICITAMENTE E NÃO ENGANANDO E USANDO O DINHEIRO DO POVO PRA VOTAR CONTRA ELE . A ENTREGA DESSE ESPAÇO A UMA EMPRESA PARTICULAR, COM CERTEZA , SUJEIRA POR TRAZ E DAS PE$ADA$$$$$$$$. ESPERAMOS QUE O MINISTÉRIO PUBLICO. DEIXEM A MOROSIDADE FORA DESSA AÇÃO PRA QUE POSSAMOS VOLTAR A CONFIAR EM ALGUMA INSTITUIÇÃO JÁ QUE NÃO MAIS CONFIAMOS NESSES VEREADORES MAL ESCOLHIDOS POR NÓS.MINISTÉRIO PUBLICO, AJA EM BENEFÍCIO DO POVO. NOS O ESTAMOS PROVOCANDO . AJA RÁPIDO AMIGOS(AS)ESTÃO ENFIANDO MÃOS E PÉS NOS NOSSOS PATRIMONIOS COMO SE ELES FOSSEM OS DONOS. NOS AJUDEM!

  20. Ana Cristina disse:

    VOCES TÃO É CUM ENVEJA . O PREFEITO FAZ SERTU IN DAR ESSI PREDIU VEI PRA EMPREZA CALL SENTERI POIS NUM IA SER MEU MESMU…. DEIXEM O HOMI TRABAIÁ SEUS BANDO DI INCONPETENTIS, ENVEJOSUS,, ZOIUS DE URUBU. , POIS .POBRE É ENVEJOSO MESMO, NUM PODE VER NIMGUEM GANHÁ NADA QUE FICA LOGO FALANO. EITA POVIN ENVEJOSO. VENDA, DÊ O QUI QUISER MEU MESTRI POIS VOCE TÁ PUDENDO.IUHU, IUHU, IUHU, IUHU, ………GOSTAM? NÃO, ENTÃO MORRAM DE ENVEJA POIS SOU AMIGA INTIMA DO GRANDE CHEFI…..

  21. Ana Cristina disse:

    VERLANIA,
    HAHAHHHAHHHHA, POR MAIS QUE VC SE ESFORÇE VC NUNCA VAI FALAR CORRETO. NEM MUDANDO DE NOME, POIS SUA FALA JÁ É CONHECIDA DE TODOS. APROVEITE QUE VC DIZ TER AMIGOS INFLUENTES E ARRANJE UMA VAGA NO NOVA SEMENTE OU NO CHAPÉU DE PALHA, POIS TALVEZ , VC CONSIGA SER ALFABETIZADA. HAHAHAHAHAHHAHAAHAHAHA CHEGA A SER CÔMICO A SUA VONTADE DE SE PASSAR POR OUTRAS PESSOAS. RELAXE, VC É FIGURA FOLCLÓRICA NESSE BLOG. AMAMOS VC, SUA ANALFABETINHA DE PAI E DE MÃE. HAHAHAHAAHAHHHAHAHAHAHAHA

  22. Cidadã disse:

    É uma pena que nossos eleitores tem sérios problemas de esquecimento.

  23. UMBERTO ALVES disse:

    Ainda tem quem defenda essa “negociata”. A casa legislativa que deveria tratar dos interesses da sociedade, foi transformada em um balcão de negócios onde o patrimônio público é a mercadoria, o empresário o “comprador” e os vereadores vendedores.

  24. Alddo disse:

    EU QUERO SABER, QUAL A FUNÇÃO DO MAJOR ENFERMEIRO? ELE FOI ELEITO, DESIGNADO PARA O ENTÃO HOSPITAL DE TRAUMAS, ARVOLANDE ASSUME, O MAJOR SAI DO HOSPITAL E O OUTRO CONTINUA VEREADOR?
    O MAJOR NÃO TEREIA QUE ASSUMIR A SUA VAGA NA CAMARA?

  25. José Alberto disse:

    O MAIS IMPORTANTE AQUI É A CARA DE PAL DE TODA ESTES QUE COMPÕEM A CÂMARA, FARSANTES, FANTOCHES E HIPÓCRITAS. NÃO ADIANTA AQUI SE FALAR EM CONCESSÃO OU DOAÇÃO, QUEREMOS SIM SABER O QUE O MINISTÉRIO PUBLICO VAI FAZER EM RELAÇÃO A ISTO? TODOS SABEM QUE O TERRENO NÃO FOI DOADO! TEM GENTE LEVANDO VANTAGEM NESSA JOGATINA E GARANTO QUE NÃO SOMOS NÓS (POVO). CADÊ OS MOVIMENTOS QUE EXISTIAM AQUI? VAMOS CALAR?

  26. Jair Barbosa disse:

    Isso é o que o cidadão ganha quando aceita migalhas ( 20 reais, uma cesta básica, bicos …) para eleger os representantes do povo. Como no Brasil é rotineiro esta prática de “eu te dou tanto para que você vote em mim, mas nem se preocupe, pois sou o mais qualificado para assumir o cargo” (sendo mais um corrupto em que os tribunais eleitorais sabem que existe mas que pouco fazem, pois a lei sempre os beneficiará, uma vez que, são estes que as elaboram). Fico entristecido por ver a ignorância da cidade petrolinense em entregar de bandeja a câmara de vereadores a pessoas que só atuam com tertúlias flácidas que levam os bovinos aos braços de Morpheus. No mais, parabenizo a jornalista supra pelo comentário sério, aberto e que gera discussões construtivas acerca do que passa Petrolina com grandes aberrações legislativas…..

  27. Jair Barbosa disse:

    por ver a ignorância dos petrolinenses**

  28. nina disse:

    VJ Q JÁ ESTÁ NA HORA DE DAR UM BASTA NESSES “NEGÓCIOS” QUE SÃO FEITOS LÁ. VEREADORES AVARENTOS. TODOS LOUCOS POR DINHEIRO. O POVO TEM Q EXIGIR O FECHAMENTO DA CÂMARA. NINGUÉM TRABALHA MSM!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.