O dilema do PV de Pernambuco: ser ou não ser do Governo Eduardo Campos?

por Carlos Britto // 12 de janeiro de 2011 às 10:21

Dirigentes do Partido Verde de Pernambuco estudam a possibilidade de integrar o Governo Eduardo Campos na recém criada Secretaria do meio Ambiente. O convite partiu do próprio Eduardo e do presidente do PSB no estado, Milton Coelho, em dezembro passado.

A intenção dos socialistas é entregar aos Verdes a missão de contribuir com políticas voltadas ao meio ambiente.

Uma contraproposta do PV estadual foi apresentada ao Palácio das Princesas, através do secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, e também a Milton. O documento é, na verdade, um conteúdo programático do que o partido coloca como condição de assumir a pasta,

Na reunião que decidiu pela aproximação com o PSB, os verdes analisaram três pontos:

1 – O PV continuar sozinho, sem alianças. Esta opção foi descartada, considerando que o isolamento não contribui para a implantação de políticas verdes, que são consideradas urgentes. Além disso, o PV tem candidatos fortes em alguns municípios (como Escada, Santa Maria da Boa Vista e Goiana) e precisa de alianças consistentes para eleger prefeitos em 2012.

2 – Aliança com partidos de oposição (PMDB, PPS, DEM e PSDB). Opção também descartada pela maioria, considerando que este bloco tem menos afinidades ideológicas com o PV e está com posições pouco claras (o PSDB aproxima-se também do PSB e o PMDB nacionalmente tem aliança com o PT).

3 – Aproximação com PSB e PT. Foi a opção defendida pela maioria, por serem partidos com os quais muitas das lideranças estaduais do PV têm ligações políticas – Sérgio Xavier foi secretário nacional de fomento do Ministério da Cultura no Governo Lula (PT), quando Marina Silva (ex-PT) e Eduardo Campos eram ministros; o deputado Lucrécio Gomes foi candidato a prefeito de Escada com apoio do PSB; Roberto Leandro foi deputado estadual pelo PT e presidiu o Detran no primeiro Governo Eduardo Campos; o vereador do Recife, Augusto Carreras, atua próximo ao PT e PSB desde seu primeiro mandato.

O governador Eduardo Campos ficou de analisar o documento apresentado pela Executivo estadual do PV. Caso acene favorável, os verdes ainda farão uma reunião final para bater o martelo sobre o ingresso do partido na equipe do socialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários