O destino político de FBC

por Carlos Britto // 30 de abril de 2013 às 07:29

FBCNão são de agora os rumores sobre qual será o destino político do ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional).

Bem na fita junto à presidente Dilma Rousseff, FBC vive um grande dilema desde o momento em que o governador Eduardo Campos, principal líder do seu partido, o PSB, começou a aparecer com mais foça como provável candidato a presidente em 2014.

Da cota de Eduardo no governo federal, ele já não se sente à vontade no partido, diante das frequentes críticas do socialista à administração de Dilma. Está entre a cruz e a espada, mas começa a demonstrar disposição em deixar o PSB de Eduardo.

Uma das legendas especuladas que poderiam abrigá-lo seria o próprio PT de Dilma. Nem ele, nem as lideranças petistas confirmaram.

Agora, nos bastidores políticos, surge o PMDB como uma eventual opção do ministro (partido do qual, inclusive, já pertenceu). O detalhe é que por lá já está o prefeito Júlio Lóssio, adversário de FBC nas das últimas eleições municipais.

Será que Eduardo engoliria o fato de o ministro sair do PSB e ir justamente para uma legenda de um adversário que o derrotou em Petrolina por duas vezes consecutivas (2008 e 2012)? Certamente que não.

Mas também é praticamente certo que, permanecendo no PSB, dificilmente o ministro teria o respaldo de Eduardo para disputar o Palácio das Princesas, no ano que vem. E ele já está ressabiado, porque em 2010, quando se mostrou disposto a disputar o Senado, foi preterido pelo governador, o qual decidiu apoiar Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT). Sem falar na Prefeitura do Recife, onde FBC mudou até o domicílio eleitoral e mais uma vez foi preterido por Geraldo Júlio.

Fernando sofre ainda com gestos ríspidos e declarações ácidas de aliados da cozinha do governador.

Agora, no entanto, as coisas são diferentes. Eduardo poderá até ficar ressentido, caso o ministro saia mesmo do PSB. Mas não terá muito o que criticá-lo, até porque FBC foi um dos primeiros a defender a candidatura do socialista para o governo do estado em 2006, quando Eduardo não passava de 3% nas pesquisas de opinião.

Além disso, trata-se de uma questão de sobrevivência política. FBC já está há seis anos ‘solto’, precisa de um mandato e nunca escondeu de ninguém o sonho de disputar o governo do estado. A chance pode ser no ano que vem, e com o apoio dos maiores caciques do PT – que agora vê Eduardo como uma ameaça.

O destino político de FBC

  1. Refletindo a realidade!!! disse:

    FBC com sua inteligência, carisma, disposição, experiência, comunicador e somando a Lula e Dilma num palanque é vitória certa.O governador até tem seus méritos de bom gestor, mas o sucesso do seu governo é conseqüência das ações e investimentos trazidos pelos governos Lula-Dilma, que derramou dinheiro no estado.Os pernambucanos mais humildes e a nova classe “C” sabem muito bem disso.Fernando vem de uma família que tem história, pois foi responsável por tornar o estado conhecido mundialmente pelas exportações fruta (uva, manga), através da irrigação pujante no vale do São Francisco.Entre tantas outras conquistas.

  2. José Alberto disse:

    Em política nada é surpresa!!!! É certo que ele não permanecerá no partido que esta, não será a primeira nem a ultima vez em que o que prevalecerá vai ser a vontade política dele, este sempre faz as coisas pensando em si e nunca em grupo. Vai sair do partido e a depender de quem o governador escolher terá vantagem em relação a FBC, basta olhar no passado, na história, quem entende sabe o que estou falando…. Detalhe ainda é que tudo leva a crer que ele estará entrando no PMDB, e ai Júlio..(rsrsrsrssr) terá o que merce. Pensando assim será bem interassante…

    1. Refletindo a realidade!!! disse:

      Meu caro Alberto!! a democracia nos permite o bom debate, cada cidadão pode emitir suas opiniões e convicções.Agora eu queria ver esse cenário se tornar realidade: de um lado o candidato de Lula-Dilma e do outro lado o candidato de Eduardo.A frente popular rachada e o povo a escolher sua melhor opção.Iria ser a disputa mais acirrado do país.

  3. José Alberto disse:

    è muito interesante ler o que se escreve aqui. Dizer que o que Pernambuco esta passando é pura e simplesmente por conta do Governo Federal, sua como brincadeira. Basta olhar pro passado, lembrar que Jarbas tem parte neste sucesso, pois foi ele quem vislumbrou o Porto de Suape, duplicou estradas importantes, entre outras…Onde estavam Lula, Dilma neste tempo? Não se engane ou melhor não tente enganar a população com este discurso pronto. Eduardo é o melhor governador do Brasil!!!! E ai é lula ou Dilma responsável pelo seu sucesso? Eu quero o novo!!!!! Chaga de atraso e retrocesso cadê o pibão!!!!!!!

  4. Ricardo Amorim disse:

    Quando Odacy Amorim saiu do partido, muita gente em Petrolina taxarão como traidor e agora o povo vai falar o que do Ministro. mais acho que ele tem que sair mesmo!!!

  5. Curitibano disse:

    Independente de partido, sou FBC… Grande político, destaque no sertão pernambucano e quando foi para Recife conquistou o Estado e por consequência, o Brasil. Avante, nosso futuro Governador…

  6. José Rodigues disse:

    O FBC ESTÁ SE DESPERDINDO DO PSB & CIA . POIS ELE VAI SER CANDITATO DO PT COM O APÓIO DE ROUSSEFF E SUA BATUTA. NÃO TEM COMO NEGAR ESSE CASAMENTO ENTRE O MINISTRO E O PT ELES VÃO DA ENTRADA NO CARTÓRIO O DIVÓRCIO COM O GOERNARDOR JÁ É FATO COMSUMADO O QUE EDOARDO TEM QUE FAZER É CHORAR POR PERDER O FBC E AS ELEIÇÕES DE 2014. QUANTO AO PMDM NÃO HAVERÁ PRETERIÇÃO AO FERNAMDO JÁ QUE O PMDM CLIENTE DO PT BOTE TEMPO NISSO..

  7. ALDO disse:

    FBC, VÁ PARA O PT, QUE GANHARÁ O PALC IO DAS PRINCESAS.

  8. petrolinense disse:

    FBC VAI FICAR ONDE ESTÁ E ANO QUE VEM VOTAREMOS NELE PARA GOVERNADOR DO ESTADO, E PETROLINA SE TORNARA UM CANTEIRO DE OBRAS.

    1. Kika disse:

      É melhor do que nada sendo feito né………. babona de JL

  9. José Rodrigues disse:

    essa candidatura está transparente para os petrolinenses, e é salutar para “os partidos como PT e PMDB”. O PMDB está só na expectativa Vamos esperar as convenções de 2014.

  10. José Rodrigues disse:

    Amigos leitores do Blog, essa candidatura de Fernando Bezerra Coelho, não é uma TOCAIA e sim
    um jogo político que o Brasil tem desde da república café com leite da década de “20”.

  11. Francisco disse:

    Adalberto Cavalcanti e Fernando Bezerra são políticos natos. Nascidos em tradição política. Somente entram para se eleger.. Petrolina deve muito as essas duas famílias…

  12. Absurdo disse:

    Eita mundo q dá volta. FBC tá provando do mesmo veneno q Odacy
    provou, sendo escantiado pelos babas do governador. Vai para o PT de Lula, Dilma e Odacy.

  13. Luiz Carlos de SOUZA disse:

    Fernando Bezerra Governador e Luciano Siqueira Vice, essa chapa vai incendiar do Sertão ao Cais e Pernambuco continuará no rumo do desenvolvimento com justiça social. Que venha 2014!!!. Dr. Cacau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários