Coluna do Blog

1
Jovens usam cartazes para pedir emprego na Ponte Presidente Dutra, em Juazeiro. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)

O desemprego no Vale do São Francisco e os números do Caged

Como este Blog vem mostrando, muitos desempregados da região se inspiraram na jovem Maryane Nascimento, de 23 anos, que virou ‘celebridade’ ao ser convidada para o programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’ (TV Globo), após ficar ficar cinco horas num semáforo no Centro de Juazeiro (BA) com um cartaz pedindo emprego. A jovem conseguiu trabalho para ela e para duas pessoas da família.

Ontem (25), por exemplo, foi dia de peregrinação para muitos desempregados das duas cidades.

Do lado de Juazeiro, os grupos se concentraram nas Avenidas Raul Alves e Santos Dumont e até na Ponte Presidente Dutra, enquanto em Petrolina a turma foi para a Avenida Guararapes, no Centro da cidade. O desejo de todos é conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

O que chama a atenção é que as duas cidades sempre ficam entre as que mais empregam no país, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Mas parece que esses números ficam só nas planilhas mesmo, pois os relatos são de dias inteiros entregando currículos sem que apareça a tão sonhada vaga de trabalho.

Resultado: ir para um semáforo, debaixo do sol escaldante da região, parece ser a melhor opção. Nossos políticos, no entanto, precisam ver esse fato não como uma chacota ou modismo passageiro, mas como um sinal de alerta gravíssimo de pessoas que precisam ter um trabalho honesto e honrado, para que possam levar o pão de cada dia para suas famílias. Até quando vamos viver fingindo que esse não é um problema nosso? e é.

De volta ao palanque?

Parece que o prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim (PCdoB), conseguiu trazer de volta ao seu palanque o deputado não reeleito José Carlos Araújo (PR). Bomfim se reuniu, ontem (25), com lideranças do partido na Bahia, entre eles o próprio Aleluia. “Na visita, tive a honra de ser acompanhado pelo vereador Amadeus e por Mazinho Medrado. Tivemos uma conversa muito produtiva com o deputado federal Zé Carlos Araújo, e Luizinho Sobral, suplente de deputado estadual. Na pauta, projetos para o desenvolvimento de Juazeiro”, disse o prefeito.

Moção de repúdio

O caso constrangedor envolvendo a visita de uma comitiva de Juazeiro ao secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, no final de fevereiro, ainda repercute na cidade. Ontem (25), o vereador Allan Jones (PTC) apresentou uma moção de repúdio contra o secretário. Conforme divulgado pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Irmão Robson do Ceprev, eles foram apresentar demandas de Juazeiro ao secretário, que não quis recebê-los e teria dito que os hospitais de Juazeiro estão superlotados de “velhos gagás”.

Reajuste para servidores

A sessão ordinária desta terça-feira (26) na Casa Plínio Amorim terá projetos de lei voltados a reajustes de servidores. Um deles (026/19) é de autoria do Executivo Municipal. O outro (026/19) reajusta os vencimentos básicos dos servidores do Legislativo e é de autoria da própria Casa Plínio Amorim. A sessão começa a partir das 9h.

1 COMENTÁRIO

  1. Isso acontece por que empreender no Brasil é um martírio, são milhares de leis e regras trabalhistas, previdenciárias, fiscais, sanitárias, administrativas e contábeis para se cumprir, dezenas de impostos, taxas e contribuições para se pagar, e ainda temos que competir com o governo pelo crédito já escasso, o que torna os juros elevados para investimentos, tuo isso para manter essa corja de políticos, empresários ligados à partidos e políticos, e funcionários públicos no luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome