O clássico Jarbas Vasconcelos x Eduardo Campos

por Carlos Britto // 23 de março de 2009 às 20:00

A passagem do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) por Petrolina, neste domingo (22), deve ser vista com a dimensão que realmente tem.

Foi o início de uma jornada que poderá sim, levá-lo a reassumir o Palácio do Campo das Princesas, no lugar do governador Eduardo Campos (PSB), em janeiro de 2011.

Mas o ato público promovido para os petrolinenses, a quase 800 quilômetros do Recife, não pode nem deve ser superestimado.

Quem estava lá era um grupo de líderes de oposição enfraquecidos pelas derrotas nas eleições de 2004, 2006 e 2008;

Líderes que não têm muitos municípios aonde ir – Júlio Lóssio (PMDB) é um dos poucos prefeitos de oposição no estado -;

Líderes que enfrentarão em 2010 um Eduardo turbinado por investimentos públicos e privados no estado e paparicado por um presidente da República que é idolatrado pelos pernambucanos.

Mas Jarbas está ainda testando suas possibilidades de entrar na briga. Testando e, óbvio, estimulando a reação dos eleitores ao nome dele.

Não resta dúvidas que a bandeira do combate à corrupção renovou o patrimônio de popularidade do senador.

Até o final do ano, dependendo do desenrolar dos fatos e da nova onda de escândalos envolvendo o Senado, ele poderá estar em condições de confrontar o governador (seu eterno desafeto).

Há anos Jarbas incorporou as pesquisas de intenção de voto como instrumento fundamental de trabalho.

Se elas mostrarem que há, realmente, condições de retomar o governo de Pernambuco, não tenham dúvidas de que guiará a antiga aliança entre PMDB, DEM, PSDB e PPS para as urnas.

No outro campo da disputa, Eduardo não está parado esperando seu antigo inimigo reconquistar forças.

Eduardo imita Lula quando adota a estratégia do pé na estrada e muito gogó.

Percorreu 35 municípios nos últimos dias e passará por todos do estado até o início do segundo semestre.

Ele sabe que a agenda negativa do seu governo – os resultados ainda insignificantes, por exemplo, em áreas como segurança pública e saúde – poderão prejudicá-lo em 2010, ao contrário do que ocorreu em 2006, quando venceu.

Cesar Rocha

O clássico Jarbas Vasconcelos x Eduardo Campos

  1. Sertanejo disse:

    O PMDB é corrupto, diz o próprio JARBAS. Isso vai detoná-lo.

  2. Paulo disse:

    É muita cara-de-pau…

    O cara foi oito anos governador, não tem quase nada a apresentar a Petrolina – abandonou a saúde, a segurança pública era uma guerra, não fez um palmo de sala-de-aula….

    Ô Jarbas, falso moralista, VAI TE CATAR!!

  3. roberto disse:

    que não fez nada foi eduardo vai leva uma lapada

  4. antonio carlos souza disse:

    A questão e a seguinte se o governador e forte porque não elegeu aqui em petrolina seu candidato a prefeito junto com o presidente, que força e essa de Eduardo Campos. Jarbas Vasconcelos vem para quebrar esse governador no meio e isso estar deixando ele preoculpado. em 2010 e Jarbas no governo.

  5. FOFÃO disse:

    TALIBÃ.
    Mas quem não usa a maquina pública ?

  6. Danilo disse:

    EDUARDO CAMPOS É UMA NEGAÇÃO NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA E NA ÁREA DE SAÚDE, COMO É QUE UM GOVERNADOR PROMETE RESOLVER ESSES PROBLEMAS E NADA ACONTECE. ELE SÓ É BOM MESMO NO MARKETING, GASTA MILHÕES FAZENDO PROPAGANDA ENGANOSA. COITADO DE NÓS PERNAMBUCANOS, A MATANÇA AQUI ESTÁ INSUPORTÁVEL, NEM A PRÓPRIA POLÍCIA ESCAPA, IMAGINA O CIDADÃO DE BEM, O PAI DE FAMÍLIA. É O GOVERNO DO FAZ DE CONTA!

  7. Desconfiado disse:

    Júlio Lóssio nunca foi uma liderança, pois nas últimas eleições não foi ele quem ganhou, mas sim Gonzaga quem perdeu para ele mesmo. Júlio nada fez ainda em prol de nossa gente, a ponto de ser reconhecido pelo povo, e para chegar perto de Fernando Bezerra ele tem que comer muita mas muita farinha mesmo, e pelo secretariado fraco que possui é que não vai chegar mesmo!!!
    Quanto a Jarbas, considero como um político oportunista, que hoje detona seu próprio partido por ele mesmo denominado de corrupto, e que no passado soube se utilizar para crescer no campo político.
    Jarbas não merece a atenção do sertanejo, pois nunca fez nada em prol dele. As únicas obras que conheço de Jarbas foi a duplicação da BR-232, onde muitos críticos a rotularam como BR-464, a traição a Rui Amorim e a Diniz Cavalcanti.

  8. AMIGO DA ONÇA disse:

    O PREFEITO DE PETROLINA ESTA MUITO DETERMINADO NA CONDUÇAO DE SUA POLITICA, ATE PARECE QUE TEM MUITOS ANOS DE ESTRADA! REALMENTE, JARBAS, MENDONÇA, GUILHERME E OSVALDO VAO LHE PROPORCIONAR BONS CAMINHOS PARA A BUSCA DOS INVESTIMENTOS QUE PETROLINA PRECISA!!
    VAMOS ESPERAR OS RESULTADOS…
    EU SOU AMIGO É DELA!!

  9. paulo disse:

    Afinal o governador espera oque? já se passaram a metade do seu governo, nada saiu até agora, não presta nem pra continuar as obras iniciadas na gestão anerior, ex. projeto pontal e vários outros, Mendonça em 8 meses fez mais do que ele, ex. Expresso Cidadão, quem não reconhece a importância deste órgão? sendo ele nem vinha no sertão! chega de ÔBA ÔBA.

    Cadê o então Secretário de Desenvolvimento Econômico? pra ganhar uma eleição dizia que iria travar uma briga com o governo para municipalizar a compesa e resolver o problema, agora fica calado! só tomando banho de práia e tentanto ganhar nome no futibol! porque não ajudou ou ajuda o time de sua cidade?
    O SERTÃO SE CLAMA! POR ÁGUA E ALGUMAS AÇÕES PELO MENOS O QUE JARBAS FEZ TA BOM! JÁ É ALGUMA COISA FAÇA!

    JARBAS É TÃO SÉRIO QUE NÃO CONCORDA NEM COM SACANAGEM DE SEU PARTIDO! IMAGINE OS OUTROS, OU VELHO MACHO!

    AGUARDEM SEUS INCOMODADOS! O RESULTADO DO PREFEITO JÁ COMEÇOU, PELO MENOS JÁ BOTOU A BOUCA NO TROBONE!
    MUITO CUIDADO QUE DEVE APARECER MAIS COISAS!
    AGUARDEM!

    JARBAS, JÚLIO E GUILHERME NELES! PEIA! KKKKKK

  10. David nomero De Macedo disse:

    HÓ EDUARDO!! VOCÊ É UM COITADÍMM EM COMPARAÇÃO A JARBAS.MENINO TU RESÍ PARA JARBINHA NÃO SAIR CANDIDATO, POIS SE SÁIR TU TÁ FRITO MEU BICHÍMM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *