Número de casos de dengue cai para 50% no Brasil

por Carlos Britto // 21 de junho de 2009 às 14:25

dengue-aedes2O número de casos de dengue no Brasil teve diminuição de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior (de janeiro a 22 de maio) de acordo com boletim do Ministério da Saúde divulgado sexta-feira (19). Nos primeiros meses desse ano, 332.083 pessoas contraíram dengue.

 Também ocorreu diminuição no número de casos de febre hemorrágica de dengue (-73% em relação a 2008) e nos casos com complicações (diminuição de 91%). “Embora tenha havido redução, o Brasil ainda mantém condições vulneráveis para a manutenção do mosquito no ambiente” afirmou Giovanini Coelho, coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde.

O estado que registrou maior redução foi o Rio de Janeiro (96,88%). Essa queda foi importante, segundo Giovanini, porque se trata de uma “área vulnerável”, devido a existência de condições ambientais favoráveis ao mosquito e ao grande número de turistas. O estado com menor taxa de incidência é o Rio Grande do Sul (com 1,8 casos a cada 100 mil pessoas).

O Acre registra a maior taxa de incidência de dengue (2.441 para cada 100 mil habitantes) e teve maior aumento (839%) em relação ao ano anterior. A Bahia registrou uma elevação de 216% e tem o maior número de casos neste ano (89.249). Houve aumento em outros cinco estados: Roraima, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *