Novos rumos para o G-20 Semiárido são discutidos em reunião no Recife

por Carlos Britto // 09 de março de 2016 às 17:02

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no Recife, foi sede de uma reunião, que aconteceu ontem (8), para discutir novos rumos para o G20-Semiárido. Representando o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, foi um dos interlocutores do encontro que reuniu também os representantes das prefeituras das cidades de Iguatu (CE) e Arapiraca (AL), Clériston Medeiros e Jamerson Silva, respectivamente, além de membros da Sudene e representantes do BNDES.

A proposta do G20-Semiárido é que os 20 municípios de maior poderio econômico da região nordestina discutam políticas e diretrizes que estimulem avanços, participação e representatividade das cadeias produtivas, com o objetivo de reduzir as disparidades econômicas intra e inter-regionais.

De acordo com o Geraldo Junior, a partir das discussões que aconteceram durante a reunião, o grupo elencou três pontos que serão explorados a partir das definições: a Sudene apoiará a formação do consórcio do G20-Semiárido com assessoramento técnico. Será criado um painel com os órgãos federais, que atuam no semiárido, a ser realizado no órgão. E será feito um estudo das cadeias produtivas que poderão ter um planejamento estratégico, como os setores de calçado, confecção, fruticultura, mineral, etc.  “Avalio que foi um grande momento e vamos monitorar e ver outras ações com outros órgãos federais“, disse Geraldo Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários