Novo sistema de agendamento para carteira de identidade já está funcionando em Pernambuco

34
Foto: divulgação

Os pernambucanos já podem acessar o novo sistema de agendamento para carteira de identidade, desenvolvido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE) e coordenado pela Secretaria de Administração (SAD). Com ele será permitido um melhor controle dos agendamentos por parte da Secretaria de Defesa Social (SDS), através do Instituto Tavares Buril (IITB) – órgão responsável pela emissão das carteiras de identidade.

Segundo a secretária de Administração, Marília Lins, o novo sistema diminuirá o tempo de espera no agendamento para a execução de serviço presencial. “Também estamos contando com a consciência do cidadão, que deve ter o hábito de cancelar seu pedido sempre que não puder comparecer na data marcada”, frisou.

A expectativa é de que, a partir de fevereiro de 2019, também esteja disponível o agendamento na versão para smartphones e tablets do aplicativo PE Cidadão”, garante o presidente da ATI, Romero Guimarães.

O diretor do IITB, Pablo Carvalho, salienta que, além da agilidade, o usuário vai contar com um sistema mais seguro, o qual permitirá ampliar a oferta mensal de RGs de 50 mil para 65 mil.

Ainda no primeiro semestre de 2019, teremos mais um grande reforço. Entrará em funcionamento em Pernambuco o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), totalmente digital e integrado ao Documento Nacional de Identificação (DNI). Com isso, teremos capacidade de emitir 100 mil RGs por mês, o dobro da capacidade atual. O documento de identificação é uma das maiores ferramentas de cidadania, e uma determinação do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, é que reduzamos todos os entraves no acesso a esse direito“, afirma.

Plataforma

Entre os produtos que integram a plataforma estão o Portal do Cidadão (portal web onde o cidadão poderá ter acesso a informações referentes aos serviços públicos estaduais) e o Sistema de Gestão do Atendimento Presencial – Implantado nos Expressos Cidadão, que realiza a gestão do fluxo de atendimento por meio de emissão de senhas, controles dos chamados, permitindo extrair indicadores como tempo médio de espera e tempo médio de atendimento. Para realizar o agendamento, bastar acessar o link do serviço.

34 COMENTÁRIOS

  1. No papel, tudo é muito lindo! Na prática, começa por não ter estacionamento. 1, 2 horas de espera além do horário marcado, até falta do “rosto” papel para emissão da carteira. Passando pela arcaica e dinossaurica ação do lambuzar o dedo do cidadão pra identificação digital.

  2. Só eu ou mais alguém não consegue agendar por não ter data disponível? O que há realmente de novo nesse agendamento? Perda de tempo pois devemos preencher o formulário antes de de vizualizar o datas disponíveis… Palhaçada!

  3. não há datas disponíveis e além disso tem qui preenche primeiro o formulario pra ver as datas
    só perda de tempo com esse novo sistema de agendamento … precisa mais de vagas se é novo qui disponibilize novas vagas

  4. Como Pode dizer que esta normal?
    Essa porcaria de sistema já uma semana de me acordo de madrugada e nunca consigo vaga sempre não tem vaga, se você vai no IITB eles informam que esta normal e tem que agendar cedo, isso é que o governo e seus secretários que só dificulta a vida dos pernambucanos que tem que passa porem por esses constrangimento não fiscalizam e pra eles isso é normal. Péssimo serviço

  5. De que adianta ter o sistema disponível em smatphones, tablets, etc, se o sistema não funciona! Há dias tento fazer o agendamento para renovar a minha carteira de identidade e não consigo visualizar nem mesmo as datas disponíveis. Lá no Expresso Cidadão informam que só é possível o agendamento pelo site e que esse tem que ser feito de manhã, cedo. Balela! Até de madrugada já tentei e nada! Isso é um total desrespeito ao cidadão e ao seu direito de ter o seu documento de identificação, sem falar nos prejuízos, pois toda a vida civil depende desse documento.

  6. já tentei diversas vezes agendar através desta plataforma e não estou conseguindo pôr as datas. esse ano terei de prestar vestibular e preciso dos meus documentos e ate agora não consegui. já tentei por todos os horário e mesmo assim o agendamento não funciona. isso é uma total perda de tempo. e quem vai se prejudicar com isso tudo sou eu e muitas pessoas que necessitam desta plataforma

  7. Não funciona. Não tem agendamento para o ano todo. O que é isso??? A pessoa não tem nem como trabalhar sem documento. Isso é uma absurdo o estado impedindo o direito das pessoas de ter documentos

  8. Isso é uma farsa, faz 2 semanas que entro no site as 7:30 e fico ate as 8:30 e nao consigo marcar. Vou no Expresso Cidadão e sempre me dizem que o agendamento só é feito pelo site, site tal que não funciona. Absurdo.

  9. Ridícula essa plataforma. Você tenta agendar um horário e não tem vaga. Coloquem mais postos de atendimento, é um absurdo o cidadão estar a mercê da sorte para um serviço OBRIGATÓRIO, pois toda a vida social praticamente depende de uma carteira de identidade, portanto isso deve ser garantido.

  10. Esse site é uma verdadeira pegadinha só sendo porque tento agendar para minha filha menor desde ano passado e não tem data disponível, isso é uma forma de perdemos tempo tentando. Verdadeiro descaso. O que tem de novo tem de péssimo.

  11. É um absurdo, nem o número de vagas nos repassam e muito menos os dias nunca estão disponíveis estando todos preenchidos por motivos feito esses que o país não vai pra frente e ainda tem pessoas que vendem vagas …..

    • verdade isto pois PESSOAS LA DO PROPRIO SISTEMA QUE VENDEM NAO SAO HACKER QUE QUEREM 15 REAIS e sim outro pobre lascando outro pobre!! A B S U R D O !! VERGONHA!! MEU DEUS NOS AJUDE!!!

    • Oi Tristão bom dia.
      Olha eu também tive esse probleminha só que descobri que para conseguir agendar vc tem que se cadastrar com e-mail e senha, aí sim qdo vc entra as datas aparecem. A partir daí foi fácil agendei rapidinho. Só que as pessoas não sabem disso se não se cadastrar as datas não aparecem.

      • Estranho. Mesmo me cadastrando não consegui agendar!! O mesmo problema de sempre: não consigo marcar nenhuma data!! Se alguém mais conseguiu por favor digam como. Obrigado!

      • Muuuito obrigada, Maria Adilma! Estava há tempos tentando agendar e não conseguia. Fazendo login no site do expresso cidadão com usuário e senha realmente funcionou.

        Felipe, antes de ver essa informação aqui eu tinha entrado em contato com o expresso cidadão na semana passada e eles informaram que eu não estava conseguindo agendar porque só abrem vagas com 3 dias de antecedência. Por exemplo, eu agendei hoje (26/04) e só estava disponível o dia 30/04 (talvez sejam 4 dias, no e-mail eles falaram 3, mas na prática foram 4), daí consegui agendar. Se você tentar agendar em uma data que, contando 4 dias a frente não cai em dia útil, não funciona, como foi o meu caso: na semana passada eu estava tentando agendar na quarta quarta-feira, e 3 ou 4 dias à frente cai no fim de semana, então eles falaram que não estava funcionando por conta disso.

        De toda maneira precisa fazer login no site, pois mesmo obedecendo esta regra das datas, se não estivar logado ainda aparece indisponível.

  12. Também não consigo agendar. Faz muito tempo que tento. Entro no site de 7:30 tentando até umas 8:30 e nunca tem data disponível, só perda de tempo. Não dá pra aceitar. Como podemos resolver nossa vida assim!!?

  13. Há mais de 06 (Seis) meses tento agendar e não consigo, já ouvi até boatos que os funcionários responsáveis pela emissão bloqueiam as datas, não sei se é verdade, também não duvido.

  14. Já tem tempo que eu tento agenda e não consigo uma horas diz que não tem vaga outra hora diz que já ta tudo preenchido

    É desse jeito que o brasileiro vai pra frente

    Falarão que tinha melhorado mais pelo que eu tou vendo de é pior meu Deus até quando

  15. Não tou conseguindo agenda desde Outubro e já tamos em Dezembro agora eu le pergunto o que melhorou
    sabe o que melhorou nada tem dois mês que tento e nada
    E eu sair do São Gonçalo pra todos os barrio atrás de uma vaga e não consigo agora ver aii será que mudou não né mudou nada pra quem tá correndo atrás desde Outubro até agora e nem se que achei uma vaga por que por que quando não ta preenchido diz que não tem vaga.
    Isso é um absurdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome