Novo modelo de vestibular pode prejudicar alunos menores de 18, alerta leitor

por Carlos Britto // 31 de maio de 2009 às 10:18

O leitor Robério Rafael escreve ao Blog chamando a atenção sobre os alunos menores de 18 anos,que poderão ficar prejudicados com o modelo do novo vestibular baseado no Enem. Confira:  

Foi publicado no DOU de 28/05/09 a Portaria  Nº 109 de 27/05/2009 do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que dispõe sobre o Enem/2009, onde no Art. 3º diz: A participação no Enem/2009 é de caráter voluntário, a ele podendo submeter-se, mediante inscrição, os concluintes do Ensino Médio no ano de 2009, os egressos deste nível de ensino em qualquer de suas modalidades e todos cidadãos que na data de realização da primeira prova, tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos.É absurda a redação deste artigo, pois irá prejudicar inúmeros alunos que têm 16 anos e estão concluindo o ensino médio e submetendo-se a horas e mais horas de aulas em cursinhos preparatórios para o vestibular, uma vez que na data do exame não terão a idade mínima exigida. Daí surge a pergunta: o que fazer agora depois de tanto dinheiro gasto com mensalidades e rotinas estressantes de estudos dos nossos filhos, se eles não poderão fazer o Enem?

Precisamos mobilizar toda a sociedade, os pais, as escolas, os proprietários de cursinhos e principalmente os nossos deputados, para que seja retificada a redação, excluindo-se a idade mínima, pois isso não fazia parte dos exames anteriores. É urgente a reforma dessa portaria.

O clima nas escolas e cursinhos está pesado, os alunos desesperados com essa atitude intempestiva e discriminatória, vendo que todo esforço pode ser inútil.

Novo modelo de vestibular pode prejudicar alunos menores de 18, alerta leitor

  1. SÉRGIO DAMASCENO disse:

    CONCORDO PLENAMENTE COM O ROBÉRIO, JÁ QUE O INDIVÍDUO TEM COM 16 ANOS TEM IDADE SUFICIENTE PARA VOTAR, POR QUE ELE SER EXCLUÍDO DE UM PROCESSO TÃO IMPORTANTE COMO ESSE? ESTOU CONTIGO E LEVANTAREI ESSA BANDEIRA ENQUANTO PAI E EDUCADOR.

  2. Paulo disse:

    Me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho que a redação dá a entender que, independentemente de escolaridade, qualquer um maior de 18 anos pode fazer a prova. Os concluintes do Ensino Médio, maiores de idade ou não, estão incluídos. Os concluintes menores estariam excluídos se a redação fosse esta:

    “[…] os concluintes do Ensino Médio no ano de 2009, egressos deste nível de ensino em qualquer de suas modalidades, que na data de realização da primeira prova tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos.”

    Me desculpem se eu estiver errado, mas foi o que eu entendi.

  3. pedrita disse:

    estou com paulo..também me corrijam. Na verdade esse artigo faz uma citação…concluintes, egressos e maiores de 18 anos. Mas Carlos Britto, eu solicito, se possivel que procure um advogado, pra nos esclarecer sobre esta grande dúvida. Obrigada

  4. francisco antonio ramos disse:

    ROBÉRIO RAFAEL, você acaba de ser reprovado na prova de interpretação de texto. Leia o comentário do PAULO, ele está certíssimo.

  5. Pedra Linda disse:

    Pelo que entendi os concluintes e os egressos não precisarão ter mais de 18 anos. Esse Robério Rafael deve ser um dono de cursinho desesperado com as perdas de futuros alunos.

  6. mara disse:

    gente tudo vcs politizam, precisa interpretar sim esta resolução sei lá o que , a príncipio ele assegura todo aluno que concluiu em 2009 , em seguida se contradiz qdo fala em idade mínima, Rafael tem razão sim, precisa esclarecer a letra desta resolução, para depois o aluno não ser penalizado

  7. Eu disse:

    Esse roberio vai perder o vestibular??SIM! NAO SABE INTERPRETAR UM TEXTO DESSE!
    Volta para a alfabetizacao!
    O texto da lei é claro, os concluintes… E todos os cidadãos com mais de 18 anos!!!
    Volta para a alfabetizacao!
    Volta para a alfabetizacao!
    Volta para a alfabetizacao!

  8. Pe. Antonio disse:

    Indepente de interpretação, creio que um critério que deve permanecer para entrar na Universidade deve ser a conclusão do Ensino Médio…. Se um estudante com 16 ou 17 anos concluiu o Ensino Médio pode fazer o exame e concorrer normalmente a uma vaga na Universidade. Por que excluir um jovem que se dedicou e estudou com seriedade para concluir essa etapa de sua vida! A medida em tela penaliza os jovens responsáveis, estudiosos e esforçados…..

  9. Lucas disse:

    Eu Acho isso um Cumulo para nós Estudantes, o Que o Governo quer Com essa nova regra! que nós alunos menor de 18 anos vire vagabundos é isso. por que so pode trabalhar se for maior de idade, agora para poder presta o enem que será a porta de entrada para faculdade so pode se for de maior; FALA SÉRIO!

  10. gustavo adriano disse:

    realmente nóis menores de 18 temos plenos poderes para competir de igual para igual com maiores de 18, muitos somos capacitados até para ser primeiros colocados nas provas.

  11. Ana disse:

    então, pq a ambiguidade? como o Rogério, muitos outros podem ter entendido da mesma maneira…

  12. Aparecida disse:

    Quem poderá participar do Enem 2009? O novo Enem manterá a característica de ser um exame voluntário. Alunos concluintes do ensino médio e pessoas que terminaram este nível de ensino em anos anteriores, os chamados egressos, ainda podem realizar a prova. A novidade é que a prova vai valer também para certificação de conclusão do ensino médio, o que torna o Enem também uma oportunidade para cidadãos sem diploma nesse nível de ensino, desde que na data de realização da prova tenham 18 anos, no mínimo.
    fonte site do INEP (perguntas frequentes).

  13. Hugo Macedo Porcari disse:

    Essa lei eh absolutamente o cumulo do ridiculo… eu tenho 17 anos e estou terminando o ensino médio e me preparando pra frazer o enem.. ai essa lei eh criada.. pelo amor de deus.. eh um ridiculo eles querem estipular maiores de 18 anos.. o enem serve de teste para menores e como uma possibilidade de engressar em uma faculdade particular pelo prouni.. RIDICULOooo

    Abraços a todos

  14. marcia disse:

    estou indignada com isso o que parecia inclusão agora se tornou seleçao isso tem que mudar e logo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *