Novo coronavírus: Funcionários da UPA em Juazeiro contestam prefeito sobre estrutura da UPA, mas Sesau rebate

por Carlos Britto // 08 de maio de 2020 às 15:08

Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro-BA. (Foto: Divulgação)

Funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr.João de Oliveira, em Juazeiro (BA), entraram em contato com este Blog para contestar o prefeito Paulo Bomfim, ontem (7), de que a UPA está apta a ser referência para assistência a pacientes com síndrome gripal relacionadas ao novo coronavírus (Covid-19), H1N1 ou outro sintoma respiratório.

“O prefeito aqui de Juazeiro foi à mídia dizendo que a nossa Unidade de Pronto Atendimento está pronta, e isso não é verdade. Nós só temos dois respiradores, os mesmos que tivemos sempre. Os EPIs estão sendo escassos. Não há possibilidade nenhuma de em quatro dias se receber pacientes de Covid-19 na UPA de Juazeiro. Nem capacitação tivemos, como o mesmo disse na mídia”, contou a funcionária, que pediu para não ser identificada.

Quanto à estrutura, outro funcionário afirmou que nenhuma atitude foi tomada para melhorar a Unidade. “A essa altura e ele ainda não tomou providências. A UPA vai ser referência como? A estrutura é desastrosa, treinamento nenhum foi feito com  os profissionais ainda, e a essa altura ele vai dar entrevista falando isso? Os banheiros não têm sequer porta, alguns isolados. Não tem local  de desinfecção e às vezes ainda temos que nos estressar com a falta de EPIs”, desabafou. Segundo ele, “teve plantão que queriam que trabalhássemos com uma máscara de TNT caseira. Só providenciaram a adequada depois que nos recusamos a assumir o plantão”.

Nota

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Juazeiro, que respondeu com a seguinte nota:

A Secretaria da Saúde em Juazeiro informa que a Unidade de Pronto Atendimento está passando por reforma e adaptações para melhorar a estrutura local. Juazeiro foi a primeira cidade da Bahia a implantar medidas protetivas em combate ao novo coronavírus, e ainda no dia 9 e 11 de março foram iniciadas as capacitações com os profissionais da rede de assistência à saúde.

Outra capacitação somente com profissionais da rede especializada foi realizada no dia 20 de março no auditório do SAMU. Para estes profissionais ainda foram disponibilizados, a partir do dia 3 de abril, vídeos com o médico infectologista Washington Luiz ensinado como se paramentar e desparamentar sem ser infectado, bem como sobre o descarte correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Outro investimento da gestão municipal é na aquisição dos EPIs. Estão sendo adquiridos e disponibilizados em kits diariamente todos os insumos necessários e com qualidade para os serviços de saúde, a fim de salvaguardar a vida dos profissionais que estão na linha de frente e no enfrentando esta pandemia. A gestão municipal de Juazeiro está atenta às necessidades e vem dialogando e auxiliando na assistência básica e especializada na cidade. 

Ascom/Prefeitura de Juazeiro

Novo coronavírus: Funcionários da UPA em Juazeiro contestam prefeito sobre estrutura da UPA, mas Sesau rebate

  1. Funcionários disse:

    A secretária não está dando e não ofereceu capacitação nenhuma aos profissionais de nenhum área

  2. Funcionário 1 disse:

    Quem realmente trabalha na unidade sabe da grande deficiência do serviço. E até agora só colocaram duas portas como adaptação para o COVID.
    Isso é uma falta de respeito com os funcionários e principalmente com a população juazeirense.

  3. Funcionário 2 disse:

    Acorda população juazeirense as verbas chegaram e não foi montado nenhum hospital de campanha.
    A UPA não tem espaço nem leitos para receber essa demanda.
    Enquanto o cidade vizinha está se organizando e já tem seu hospital de campanha e está organizando um outro , Juazeiro não tem nada preparado ainda

    1. Dreda disse:

      O único plano de Juazeiro é dedicar leitos no HRJ. Só que não abriram leitos novos, pegaram os que já tinham e dedicaram ao Covid. Com isso, daqui a pouco começa a faltar leito para as doenças do dia a dia. Isso tanto para enfermaria, quanto para UTI. Juazeiro, e a Bahia em geral, vive de maquiagem de números.

  4. N2 disse:

    Bom dia a todos reforçando o que já foi dito os funcionários da UPA nunca tiveram treinamento nenhum , a UPA não tem estrutura pra receber esses pacientes tá lá a prova pra quem quiser ver os funcionários nem sabia que a UPA ia ser referência pra covid19 o que se sabia e o falam nas redes sociais nunca foram informado do iriam infrentar mais fácil falar de referência só se for pra infectar os profissionais sem treinamento sem condições adequadas a enfermagem funcionários da UPA pedem socorro temos filhos familiares estão colocando nossas vidas em risco de nossas famílias..

    1. AA disse:

      A upa tá sendo usada como um quebra-galho, tudo jogando pra lá, já tá mais do que na hora de Juazeiro ter outro hospital, a upa não está dando conta! Agora essa invenção de covid exclusivamente pra upa, vai acabar de matar a população!

  5. De olho disse:

    prefeito é secretária, onde que aquilo foi um treinamento? Vocês sabem o que é um treinamento? Treinamento é com os equipamentos , é fazendo colocação mais retirada dos equipamentos de maneira adequada. Vocês tiverem tempo para isso, não fizeram de forma adequada. Nessa UPA vive sendo realizado puxadinhos para colocar todos os tipos de atendimento , primeiro foi ortopedia , depois atendimento para pacientes psiquiátricos , o absurdo atendimento para crianças. Agora vêm com essa história de atendimento para pacientes com covid-19. Cadê o hospital de campanha prefeito é secretária? Petrolina já está com toda uma estrutura adequada , Juazero está fazendo puxadinhos nessa sem estrutura UPA de Juazeiro. Equipe de higienização foi treinada? Ainda encontrasse profissionais
    de grupo de risco expostos em todas as unidades do município. Sendo que estamos em contaminação comunitária anunciada já têm dias pelo seu infectologista. cadê as pessoas da seleção? Já passou da hora de chamar mais funcionários para a linha de frente. Cadê a UTI nessa unidade ?? Acorda população !!!!!

  6. Funcionário 12 disse:

    É vergonhoso e de uma hipocrisia absurda o prefeito vim falar que os profissionais da upa tiveram treinamento adequado.
    Não foi feito nenhum tipo de treinamento com relação ao manejo de pct com covid 19 ,como que uma instituição dessa pode ser referencia? Tá de brincadeira esse gestor.
    A sala vermelha dá upa possui apenas 2 respiradores, além do mais, não tem um filtro adequado para conectar ao respirador e o pior de tudo, se for preciso aspirar um paciente com covid sem sistema de ar fechado vai contaminar todos os que tiverem na sala vermelha.
    Por fim vidas estão em jogo, não vejo condições de prestarmos uma boa assistência e tão pouco se proteger adequadamente.

    1. LS disse:

      A upa não têm estrutura nenhuma, esse prefeito inventa demais e não resolve nada, a população tá a míngua!

  7. Funcionários disse:

    Até uma pessoa leiga é fácil perceber que não há estrutura nenhuma …

    1. Pedro disse:

      Onde está o ministério público pra fiscalizar esse absurdo?

  8. Funcionária 2 disse:

    Não estão nem aí para a população muito menos pelos funcionários que fazem parte do quadro da UPA,nem comunicados fomos,a gestão sequer informou aos funcionários dessa nova demanda que nos foi imposta,tudo que sabemos foi através da mídia, não tivemos treinamentos algum,não houve nenhuma mudança na estrutura da unidade,a upa será um local de proliferação do vírus ,tememos pela nossa saúde,dos nossos familiares e dos juazeirenses.

  9. Cicero disse:

    Mais uma vez o prefeito mídia só tem conversas bonitas, ludibriano a população, cadê as ações efetivas contra o corona vírus, só locou tendas pra colocar no meio da rua enfrente da caixa é nada mais foi feito
    Se procurar direitinho vão ver alguns desvios de verbas e super faturamentos em algumas compras

  10. Edilberto disse:

    É preciso a justiça responsabilizar esses gestores do município pelo descaso, se as pessoas da área de saúde que vão cuidar dos doentes, não possuem a segurança necessária como eles podem cuidar de alguém com o covid19. Esses caras ficam mentindo, culpando o presidente e, em relação a pandemia não fazem nada, eles só sabem fazer POLÍTICA. A disseminação do COVD19 é coisa séria e precisa mais responsabilidade dos governos. VAMOS FICAR ALERTAS, GOVERNOS NUNCA DERAM A ATENÇÃO NECESSÁRIA A SAÚDE e isso vai ser cobrado agora, hospitais sem os equipamentos necessários.

  11. Cid disse:

    Todas as cidades estão construindo hospitais de campanha, Juazeiro tem uma upa? A população de Juazeiro já conhece a estrutura da upa, sabemos bem que não é preciso muita coisa para super lotar, não tem bancos suficientes, nem macas, nem leitos, quem dirá respiradores, os funcionários são contados, será se realmente será suficiente para uma pandemia??? Ainda fala q estão contando com a rede peba para isso, como? Cabe a cada município se preparar para enfrentar o covid19 e não ficar contando com a UTI da cidade vizinha. A upa não aporta Juazeiro, nunca aportou, imagina nesta situação.
    Queremos saber pra onde a verba irá, pq pra saúde estamos vendo que não!

  12. Fernando disse:

    Nobre Dr. João e funcionários da UPA, fiquem cientes de que a população juazeirense reconhece o esforço de vocês, e nos solidarizamos pelo que tem feito, damos todo nosso apoio contra esse fantoche que se diz prefeito, que recebeu 5 milhões, e não foi feito nada para melhorar a saúde e aumentar os leitos dessa cidade e comprar respiradores. Lamentável que ainda tem pessoas que saí em defesa de um prefeito desse, mas quando a covid19 bater na porta deles quero ver se vão aplaudir o fantoche do vaqueiro. Isso tudo sem mensionar os vendidos vereadores que são cúmplices de todas essas mazelas, parece que não sabem que o dinheiro não pode comprar a cura ainda e que todos estamos no mesmo barco.

  13. Funcionário disse:

    Queremos respeito! Temos que esperar pela mídia para ficarmos sabendo o que iremos enfrentar, pois não há comunicação para conosco, então como estamos sendo treinados? Tememos por nossas vidas e do próximo. Diante de tudo isso fico indignada com tanta hipocrisia.

  14. Funcionário 06 disse:

    As declarações acima feitas por funcionários são verídicas e nem precisa ser funcionário basta ser usuário da upa de Juazeiro para saber, trabalhamos de maneira crítica com realmente 2 ventiladores mecânicos, pouquíssimos umidificadores, máscaras de venturi, e ambu, leitos e equipamentos sucateados sem o mínimo básico necessário para tratamento de pacientes com covid 19, sem falar que estamos nos arriscando sim com EPIs inadequados e insuficientes, correndo risco de contrair e levar o vírus para nossos familiares ,por descompromisso da gestão, que nunca trabalhou pelo bem de ninguém muito menos com prevenção trabalham com paliativo, “maquiando” ,pintando parede e fazendo puxadinhos as famosas “reformas”.
    Não é possível que tenhamos que perder a vida,perder colegas de trabalho, famíliares e pacientes, para provar que estamos falando a verdade?.
    De saco cheio dessa gestão descompromissada, que brinca com a vida alheia e ainda vêem a público rebater o sabem que é verdade.

  15. Lima disse:

    Situação difícil em Juazeiro, população largada a sorte! Que Deus nos proteja!

  16. JUAZEIRO QUER RESPEITO disse:

    Vejo uma notória indignação por parte desses funcionários.E não estão errados. Vidas estão em jogo.E pelo visto, essa gestão não está preocupa com isso. Lamentável,ver o município de Juazeiro ser comparado com Petrolina a todo momento.Todos os gestores tem que ter o mesmo compromisso,com funcionários e população.A UPA sempre em destaque negativo na mídia local.Que vergonha.A saúde pública nesse país tá longe de ser modelo,aqui não seria diferente.Vamos dormir com exatos 9.897 óbitos por COVID19 (coronavírus/Brasil). Todos nós queremos viver ou sobreviver a essa pandemia.Não menospreze a vida de ninguém..Valorizem seus funcionários, são eles que fazem o serviço público funcionar. Valorizem sua população, é ela que te elege. JUAZEIRO QUER RESPEITO

  17. Luciana Santos disse:

    Quem está falando a verdade? Nesse jogo de empurra, empurra?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários