Novas UBSs em Juazeiro beneficiarão quase 6 mil pessoas

por Carlos Britto // 01 de novembro de 2023 às 09:31

Foto: Ayrton Latapiat/Ascom PMJ

Moradores das áreas no Residencial Dr. Humberto Pereira e do bairro Nossa Senhora das Grotas, em Juazeiro (BA), receberam na tarde de ontem (31/10), suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com equipes próprias, em imóveis adaptados. A prefeita Suzana Ramos reafirmou o compromisso da sua gestão com a melhoria na saúde, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas devido aos cortes frequentes nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios.

Estamos mais uma vez enfrentando outro desafio. Iniciamos nossa gestão em meio à pandemia e tivemos que fazer gestão com a saúde no caos e economia abalada. Hoje estamos com outro obstáculo, redução nos repasses do governo federal. Mesmo assim conseguimos avançar, e na saúde entregamos hoje a 14ª UBS, sejam elas requalificadas ou, como no caso dessas duas unidades satélites de hoje, equipamentos com suas equipes próprias de maneira inédita. Estamos mostrando que com vontade é possível fazer gestão para o povo“, destacou.

Suzana ainda relembrou que, enquanto ainda era vereadora, foi a autora do projeto a pedido da comunidade, que deu o nome ao bairro de Nossa Senhora das Grotas.

As unidades de saúde receberam novas redes hidráulica e elétrica, reforma do piso, pintura completa, além de paisagismo nas áreas externas, equipamentos e mobiliário novos. As UBSs terão salas para triagem e pequenos procedimentos, vacina, consultório médico e recepção. Cerca de 10 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega das duas UBSs.

O secretário Allan Jones, que está deixando a pasta da Saúde por decisão própria, agradeceu a oportunidade de entregar mais duas requalificações, entre outras obras realizadas na saúde, na gestão Suzana Ramos. “Com a entrega de hoje estamos promovendo assistência integral à saúde a duas áreas descobertas, distantes do centro, estamos fazendo história na saúde Juazeiro e na próxima semana já teremos as equipes assistindo essas comunidades“, reforçou. Na oportunidade, o novo secretário interino de saúde, o advogado Alcione Eneas, foi apresentado à população.

Foto: Ayrton Latapiat/Ascom PMJ

Depoimentos

Morador e liderança comunitária, Ubiraci Pereira Brandão (o ‘Bira’), falou sobre o sentimento de alegria em ver a unidade inaugurada. “Nos seis anos que o Residencial Dr. Humberto tem de existência, nós lutamos muito para que esse dia chegasse. Antes o atendimento era distante e as pessoas tinham que sair daqui, algumas vezes iam caminhando e agora temos o atendimento na porta de casa“, frisou. A comunitária e presidente da Associação, Maria Raquel dos Santos, completou agradecendo a prefeita por atender o anseio da população do Nossa Senhora das Grotas. “Vai ser muito importante para a população do bairro. Quero agradecer a todos, a prefeita Suzana, a Dr. Allan por terem realizado esse sonho da comunidade“, enfatizou.

Além da comunidade, lideranças comunitárias e secretários municipais, participaram das inaugurações os vereadores Mundeco, Gleidson Azevedo, Hitallo Marcelino e Bebeto Mathias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. A situação não é fácil, porém não acho que devemos condenar o rapaz com tanta violência. Quem nunca errou que…