Na semana em que se celebrou o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Patrulha Maria da Penha em Petrolina recebeu uma nova viatura. O veículo – um Toyota Yaris – reforçará o trabalho das equipes no combate ao feminicídio e à violência de gênero na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semusp), órgão ao qual a Patrulha da Mulher é ligada, somente neste ano, foram realizadas 49 prisões em flagrantes, 1.505 visitas domiciliares, 106 mulheres foram incluídas na lista de proteção e 174 atendimentos de ocorrências através do celular.
A Semusp ressalta que a Patrulha é uma política pública muito importante. Hoje, o grupamento representa a segurança da mulher que antes era presa, não só no ciclo de violência, mas no próprio medo de não ser socorrida, acolhida ou cuidada. O trabalho da equipe vai além da parte técnica e demonstra um olhar diferenciado para suas assistidas.
O objetivo é buscar sempre a humanização do atendimento, por meio da segurança pública, que garante esse sucesso contínuo demonstrado nos números da corporação. Este trabalho não é somente da Guarda Civil Municipal, ele também é realizado em parceria com a Vara de Violência Doméstica e Familiar, Delegacia da Mulher e Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM).
Atendimento
Qualquer denúncia que envolva violência contra a mulher pode ser registrada na central de atendimento da Guarda Civil Municipal (GCM) pelo número (87) 9 9132-9568. O atendimento ocorre 24 horas por dia, durante toda semana.
Simão não quis tirar uma foto na entrega da viatura, parece coisa de cidade e 5 habitantes.