Serra Talhada: Nova toxina é encontrada e mais uma barragem será interditada

por Carlos Britto // 16 de julho de 2015 às 08:00

jazigo-2Em tempos de seca, outro problema surge para dificultar, ainda mais, o acesso a água dos sertanejos. Em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, mais um reservatório  terá de ser interditado devido à existência de toxinas que inviabilizam o consumo humano.

Segundo informações, a barragem do Jazigo será interditada pela Vigilância Sanitária do município já na próxima semana, por apresentar altos índices de toxinas – em alguns deles, superiores aos níveis encontrados em outra barragem também contaminada, a de ‘Serrinha’.

De acordo com a Vigilância Sanitária, o terceiro monitoramento realizado pela instituição verificou a presença da toxina conhecida como microcistina. Desde abril deste ano, as substâncias foram identificadas na barragem de Serrinha, o que teria ocasionado vários problemas de saúde à população da região.

O secretário municipal de Saúde, Aron Lourenço, lembrou que essas substâncias são resistentes à fervura e acarretam sérios riscos à saúde pública. O uso constante da água contaminada pode causar coceira, ânsia de vômito, intoxicação, hemorragia hepática, choque hemorrágico, esclerose aminiotrófica, doenças neurológicas associadas aos males de Parkinson e Alzheimer, além de câncer. (com informações do Site O Farol de Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários