A fruticultura no Vale do São Francisco está perto de dar um salto de qualidade e produtividade graças a uma nova tecnologia aplicada às videiras. Um teste-piloto conduzido pelo Senar Pernambuco, através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em parceria com o HUB CNA e a startup Krilltech NanoAgtech, demonstrou que o fertilizante organomineral Arbolina pode transformar a produção de uvas na região.
Os ensaios realizados em campos demonstrativos de Petrolina mostraram que o Arbolina potencializa a fotossíntese, melhora o metabolismo energético das plantas e aumenta a absorção de nutrientes, tornando as videiras mais resistentes e produtivas.
A produtora Márcia Ramos, participante do programa Mais ATeG, testemunhou os benefícios da inovação. “Com o apoio do Senar-PE, testei o Arbolina na minha propriedade. As videiras ficaram mais fortes, com folhas vigorosas e saudáveis. A absorção de nutrientes melhorou, e as plantas resistiram às variações climáticas. O resultado? Cachos mais pesados, padronizados e uma colheita de alta qualidade, além do aumento na rentabilidade”, declarou, otimista.
Segundo o coordenador da ATeG do Senar-PE, Pedro Mouzinho, esse avanço é significativo para os produtores. “A tecnologia torna as videiras mais resistentes a estresses ambientais e acelera sua recuperação, o que impacta diretamente na qualidade da safra“, avaliou.
SENAR-PE, infelizmente é a pior gestão do Brasil.
Bons profissionais e péssimos gestores.
Vc trabalha e só recebe três meses depois.
Humilhação é a palavra que define essa gestão. É só perguntar para qualquer técnico de campo.
Nas reportagens, parace um mar de rosas.
Parabéns pela coragem em denunciar. Na vdd de má gestão nós, brasileiros, estamos fartos, haja vista a atual presidência da república e seus desmandos. Contudo, é sempre bom saber q há novidades para o setor agrícola na região.
Rapaz! Infelizmente, todos os profissionais que atuam no Senar-PE na ATeG sabem que só recebe quando as entregas técnicas estiverem todas aprovadas pela regional. Lamento a insatisfação de vocês! É um direito de vocês alega algo, por alguma coisa! Tenho dois profissionais credenciado e atuando na ATeG, fazem as entregas dentro dos prazos estabelecido e após aprovação da regional da documentação em alguns casos receberam 3 dias depois. Falar que Senar seja qual for a regional não PRESTA! FELIZMENTE GRAÇAS ADEUS E A MINHA COMPETÊNCIA E DOS PROFISSIONAIS QUE PRESTAM SERVIÇO AO SENAR PERNAMBUCO SOMOS GRATOS POR TUDO! ASSIM COMO OS TÉCNICOS DE CAMPO ENSINAM OS PRODUTORES CADASTRADOS UMA METODOLOGIA ESPETACULAR, O SENAR TAMBÉM NOS ENSINA A MELHORAR AINDA MAIS O QUE SOMOS!
A minha maior frustração é não conseguir produzir uva.
Pelo teor de viscosidade da babada, ou é da péssima gestão ou um puxa saco de marca maior.
Meu amigo vc é de onde? Sou consultor técnico e viticultura, certamente posso lhe ajudar
Qualquer chama 87996608275
PESSOAS RE- CLAMANDO DE BARRIGA CHEIA! ESTAVAM ANTES, PROCURANDO OSSOS PARA COMPRAR. HOJE, TÊM UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL, CONVERSAM BESTEIRAS.
Apoiar sempre pesquisa para ajudar o agro !
Sou produtor e infelizmente o Senar -pe não valoriza os profissionais, desvalorizando por falta de recursos financeiro e ferramentas de trabalho ,Senar -pe muito lindo na teoria e nas redes sociais,na prática está no vale do são Francisco mais de 4 anos ,pouco resulto em campo para fruticultura,além disso os profissionais que dava algum resultado em campo não estão no programa
Senar -pe e só mídia ,na verdade nada acontece na prática,sou produtor entrei pouco tempo,mas Nao tô vendo resultado.