Nova remessa da CoronaVac infantil chegará hoje a Pernambuco

por Carlos Britto // 22 de novembro de 2022 às 08:59

Foto: Miva Filho/SES-PE arquivo

Após um período de hiato por parte do Ministério da Saúde, Pernambuco deve receber, na tarde desta terça-feira (22), um lote com 40 mil doses de CoronaVac destinadas para a faixa etária de 3 e 4 anos de idade. A nova remessa será enviada para as Geres na quarta (23), junto com os lotes de Pfizer destinados à quinta dose dos idosos. Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta segunda (21), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) voltou a alertar os gestores municipais sobre a importância de organizar o estoque, garantindo a correta administração das doses, uma vez que o recebimento de imunizantes da CoronaVac para este grupo vem sofrendo descontinuidade na entrega de remessas pelo governo federal desde o primeiro semestre deste ano.

Também foi pactuado na reunião da CIB os critérios para distribuição e dispensação no Estado de 2.045 kits do antiviral nirmatrelvir mais ritonavir, medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde para tratamento, em caráter experimental, da Covid-19.

Segundo recomendações do órgão federal, os pré-requisitos para uso da associação dos fármacos são pacientes com teste positivo para a doença, que não requerem o uso de oxigênio suplementar e que estejam até o quinto dia do início dos sintomas. O público-alvo para o tratamento experimental são pacientes imunossuprimidos com 18 anos ou mais ou pacientes em geral a partir de 65 anos.

Diante da pouca quantidade recebida, ficou definido que os kits serão encaminhados para as sedes das Geres. Cada Gerência deverá se reunir, nos próximos dias, com os municípios para pactuar e organizar a distribuição dos fármacos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.