Seguindo as etapas de execução da obra de esgotamento sanitário de Juazeiro, a Construtora Terta iniciou nesta semana as ligações domiciliares e intradomiciliares no bairro Kidé. O serviço, que vai ligar as casas à rede de esgotamento sanitário construído na cidade, está sendo executado nas ruas Cajueiro e São Francisco, e serão realizados continuamente em todo o bairro. Ao todo serão realizadas 32 mil ligações em Juazeiro sendo 20 mil domiciliares e 12 mil intradomiciliares.
O diretor de Engenharia da Seihasp Alberto Gaspar, explicou que serão construídos ramais condominiais para ligar a rede das casas ao sistema de esgotamento sanitário executado no município. “São dois serviços distintos, pois existem casas que necessitam de ligações que serão realizadas em seu interior, no caso as intradomiciliares, e há casas que já possuem o sistema interno, mas vão precisar das ligações domiciliares para se ligarem ao sistema. Serão construídos ramais condominiais que vão fazer a ligação das casas para os Poços de Visitas (PVs) que estão distribuídos a cada 80 metros no percurso da rede de esgoto e, de lá, as águas servidas, seguirão para as elevatórias que também serão construídas”, esclareceu.
Alberto Gaspar disse ainda que as ligações domiciliares e intradomiciliares fazem parte do projeto de saneamento da cidade, portanto, serão executadas sem nenhum custo para a população. “É importante que os moradores aguardem a chegada do serviço de ligações domiciliares e intradomiciliares em suas casas, pois se a ação ocorrer de forma independente será realizada sem a devida qualidade técnica e também poderá prejudicar os trabalhos do saneamento. A conseqüência de uma ligação inadequada é o extravasamento dos esgotos que acabam no meio da rua, prejudicando toda a população”, ponderou o diretor de Engenharia da Seihasp acrescentando que, em alguns casos, a ligação poderá ser executada, provisoriamente, para a antiga rede de esgotos do município que é administrada pelo SAAE. “Em alguns casos isso poderá ser feito, de maneira provisória, até que as estações elevatórias fiquem prontas”, completou.
Além das ligações domiciliares e intradomiciliares, serão também executadas melhorias habitacionais em alguns bairros da cidade que vão contemplar, entre outros serviços, construções de banheiros e colocação de equipamentos de uso sanitário, e ainda mais de 100 casas de taipa serão substituídas por construções de blocos. “A etapa da obra que contempla a construção de 19 estações elevatórias está em fase final de licitação”, finalizou Alberto Gaspar.



É isso aí. O saneamento básico, se faz muito necessário…
Antonio Cícero da Silva(Águia) é escritor e poeta, filho da cidade de São José do Belmonte/PE.