Os 80 anos de Geraldo Azevedo serão festejados neste sábado (11). Natural de Petrolina, o artista é cantor, compositor, violonista, arranjador e diretor musical. Diante da data comemorativa para os seus fãs, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) fez um estudo musical a partir das suas 220 obras musicais e 691 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva no Brasil.
O levantamento apontou as canções do petrolinense mais tocadas no país, as mais gravadas e os intérpretes que mais gravaram as músicas de sua autoria. Elba Ramalho figurou na liderança desse levantamento, seguida por Alceu Valença e Zé Ramalho, em segundo e terceiro lugares respectivamente. Os três, inclusive, fazem parte da carreira de Geraldo e foram seus parceiros no projeto O Grande Encontro, que teve sua estreia na década de 90.
No ranking das músicas mais gravadas, o primeiro lugar ficou com “Dia branco”. Já entre as mais tocadas no Brasil nos últimos cinco anos, “Dona da minha cabeça” ficou na liderança. Confiram abaixo: