Norte da BA: Mais de 8 mil votos são registrados no plebiscito popular pelo limite da propriedade de terra

por Carlos Britto // 23 de setembro de 2010 às 16:03

plebiscito popularInstrumento de uma Campanha iniciada no ano 2000 pelo Fórum Nacional de Luta pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra aconteceu no período de 01 a 07 de setembro em todo o país. Em alguns municípios da região norte da Bahia, como Juazeiro, Curaçá, Uauá, Sobradinho, Casa Nova, Pilão Arcado, Sento Sé e Campo Alegre de Lourdes foi contabilizado o total de 8.597 votos em urnas distribuídas na sede e zona rural dos municípios.

A consulta visava, além de saber a opinião da população através do voto, provocar a discussão acerca da necessidade de se fazer Reforma Agrária no Brasil.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (Idesab), além da votação, foram realizadas reuniões preparatórias e de avaliação, seminários, debates e atos públicos em alguns municípios. Assim, o caráter pedagógico do Plebiscito se confirma, à medida que estes espaços têm servido para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de uma lei que garanta o cumprimento da função social da terra.

Outro instrumento utilizado pela Campanha é a coleta de assinaturas que visa pressionar o Congresso Nacional a aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 438). O abaixo-assinado continua circulando no país até dezembro deste ano e pode ser assinado também no endereço eletrônico http://www.limitedaterra.org.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários