No primeiro discurso pós-impeachment, Dilma fala em “injustiça” e “sonhos torturados”

9

dilma

Em seu primeiro pronunciamento depois da derrota na votação do impeachment, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que se sente injustiçada e voltou a afirmar que não cometeu crime de responsabilidade. “Queria dizer que me sinto injustiçada por um processo sem base de sustentação”, disse a presidente. “Me sinto indignada com a decisão que recepcionou a questão da admissibilidade do impeachment”. A presidente lembrou ainda o período em que esteve presa durante a ditadura militar. E afirmou: “Hoje, estou tendo meus sonhos e direitos torturados“.

Visivelmente abatida, Dilma afirmou também que não se beneficiou pessoalmente de nenhum ato que motivou a aceitação da denúncia por crime de responsabilidade. “Saio no sentindo de ter a consciência tranquila de que não os fiz ilegalmente. Os atos se baseiam em pareceres técnicos”.

A presidente afirmou que assistiu a todas as intervenções dos deputados na Câmara durante a discussão e que não viu nenhum debate sobre as pedaladas fiscais e os decretos de crédito suplementar. Ela disse que os presidentes antecessores não foram punidos por atos semelhantes. “A mim se reserva um tratamento que não se reservou a ninguém.”

“Nenhum governo será legítimo sem ser por obra do voto secreto, direto numa eleição convocada previamente para este fim, na qual todos os cidadãos. Não se pode chamar de impeachment uma tentativa de eleição indireta. Essa tentativa se dá porque aqueles que querem ascende ao poder não tem voto para tal. É estarrecedor que um vice-presidente no exercício de seu mandato conspire contra a presidente abertamente. Em nenhuma democracia do mundo uma pessoa que fizesse isso seria respeitada. A sociedade humana não gosta de traidor. Porque sabe a injustiça e a dor que se sente quando se vê a traição no ato”.

Renúncia

Com a voz embargada, Dilma por diversas vezes repetiu ao longo do pronunciamento a frase “saio do processo”. Ela, no entanto, indicou que não renunciará ao cargo. “Eu tenho ânimo, força e a coragem suficientes para enfrentar essa injustiça, apesar da tristeza. Não vou me abater. Vou continuar lutando como fiz ao longo de toda a minha vida. De uma certa forma estou tento meus sonhos e meus direitos torturados, mas não vão matar em mim a esperança, porque sei que a democracia é sempre o lado certo“, disse.

Questionada sobre a possibilidade de encurtar o mandato, por meio de renúncia, Dilma rechaçou a hipótese. “Não estou avaliando agora”, disse, em um tom já diferente do que vinha adotando, quando afirmava que não renunciaria em hipótese alguma. (De Agência/foto: Evaristo Sá/reprodução)

9 COMENTÁRIOS

  1. PENA que não posso te agradecer pessoalmente por todo bem que figeste a nossa classe de mulheres e humildes, agradecer pela minha casa, pelos móveis que lá está e pelas inúmeras Políticas Públicas voltadas para as mulheres do nosso país, nunca tivemos um GOVERNO que tivesse um olhar para as necessidades dos menos favorecidos, e isso sempre foi um tapa na cara dos que sempre foram beneficiados.
    OS PROGRAMAS ASSISTENCIAIS FORAM MUITOS, MUITOS IMORTANTES EM SEU GOVERNO, MAIS O MAIS IMPORTANTE DE TUDO NA MINHA OPINIÃO SÃO SEUS CUIDADOS COM AS MULHERES, DO CAMPO E DA CIDADE, DE TODAS AS IDADES.
    ESTAMOS FERIDAS NO NOSSO DIREITO, VIOLENTADAS PELO DINHEIRO E PELO PODER DE UM GRUPO, NUNCA O BRASIL VAI TER UM GOVERNO COM O OLHAR PARA AS PESSOAS SOFRIDAS, LAMENTÁVEL.
    OBRIGADA PRESIDENTA, A FORÇA QUE ME DESDE ME FEZ OLHAR PARA FRENTE E SENTIR QUE SOU CAPAZ DE PROPORCIONAR UM FUTURO MELHOR PARA MEUS FILHOS, FIZ PRONATEC E HOJE TRABALHO.

    • Obrigada por agradecerem a nossa presidenta por mim, faço minha as palavras de vocês, e entre tantos benefícios ofertados pelo GOVERNO DILMA, sou beneficiada com o PROUNI, meu filho faz faculdade com uma bolsa total, graças a DEUS E A DILMA, ESSE SONHO ESTÁ SENDO POSSÍVEL, O CURSO QUE ELA FAZ SÓ TEM EM FACULDADES PARTICULAR, ELE SERÁ PILOTO DE AVIÃO, SE DEUS QUISER E OS POLÍTICOS DEIXAREM, SIM PORQUE SEM ESSA PRESIDENTA COM ESSE OLHAR PARA OS MENORES EU NÃO SEI O QUE SERÁ, mas as eleições vem e vamos nos organizar como eles se organizaram para o pró-impeachment, não com dinheiro do povo como foi feito e sim com garra e lealdade como fizemos nas eleições.
      OBRIGADA PRESIDENTA DILMA, NOSSAS FAMÍLIAS AGRADECEM ESSA FORÇA DE SUA LUTA.

  2. Obrigado Dilma pela saúde,pois a mesma é de primeiro mundo,não vejo ninguém nas filas,obrigado pelo emprego pois não vejo nem um desempregado no Brasil.obrigado pela educação pois tem escolas pra todos começando pela amazônia e obrigado pela segurança,pois nós brasileiros podemos sair de nossa casa sabendo que voltaremos em paz e por ultimo obrigado por vocês serem um partido que nunca se viu falar de corrupção.E que este Brasil permaneça na sua mão até os cegos enxergarem a vergonha que Lula e você Dilma fez com o Brasil.

  3. O que mais me dá nojo é a capacidade de algumas pessoas tem de não se indignar com um governo que fingiu ser bonzinho e acabou afundando com o meu país.

  4. Obrigada por ser a única que reverteu meus impostos pagos em benefício dos menos favorecido, pena que para tudo der certo, os outros governos de ESTADOS E MUNICÍPIOS PRECISAM TAMBÉM TRABALHAR EM PROL DE SEU POVO, o recurso sai PARA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA ETC, SAI DO GOVERNO FEDERAL, MAS AO PERCORRER DIVERSAS MMMMAAAOOOSS DE GOVERNO, SABE DEUS COMO FINALIZA PARA CADA CIDADÃO DE DIVERSOS ESTADOS E MUNICÍPIOS, TUDO É QUESTÃO DE TER ÓCULOS OU NEURÔNIOS MESMO PARA ENXERGAR OU ENTENDER QUEM FOI QUE ROUBOU OU DEIXOU DE FAZER, ,

  5. o que mais me dar nojo é ver que pessoas que são beneficiadas com Programas Sociais dizer que são enojados com o Governo, quando ver isso, tem sempre um da família que depois de décadas o governo deu uma casa, ganha bolsa família e quando perder vão chorar,
    come ovo e arrota salmão, isso sim é nojento.

  6. senhora presidente; Dilma;a magia do poder é desejo de muitos; saber lidar com ele. são poucos; quando dar certo; os lolos são de todos quando dar erado;a culpa é do cabeça; os argumentos de que não é culpada ; que melhorou a vida da pobreza; pouco importa; o que pesa; e pesa muito;é a economia do Brasil afundou; e seu governo; perdeu a credibilidade; para recuperar a\ economia do brasil só um jeito;é a senhora deixar o lugar; ou tirar-a a força; que Deus lhe ajude; se é que a senhora acredita nele

  7. Já estou cansada desse povo fanático do PT. Os programas sociais são programas de governo, e não do PT. O PT só fez implementar. Se fosse outro partido no poder teria feito a mesma coisa. É obrigação. A nossa luta é contra o comunismo corruPTo que está tomando conta do país, como é em Cuba e Venezuela. Nós brasileiros não gostamos do comunismo. Essa ideologia já era. Vamos fazer o nosso sistema político, sem corrupção. Chega.
    Vocês são piolhos, que vão pela cabeça dos outros? Esse povo do MST está rico. Lula está bilionário. Vamos ter fé da justiça, e até 2018 esta quadrilha estará na cadeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

quinze − oito =