No Dia do Garçom, Manoel da Acosap lamenta situação de profissionais em Petrolina devido à pandemia: “Fome”

0

Garçom por formação e com atuação na área ao longo de mais de 20 anos em Petrolina, o vereador Manoel da Acosap (DEM) não conseguiu esconder sua tristeza com o drama vivido pela categoria em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Na sessão virtual da Casa Plínio Amorim desta terça-feira (11), Dia do Garçom, Manoel disse que a data este ano – ao contrário dos anos anteriores – merece uma reflexão, ao invés de comemoração.

Nosso segmento está parado desde março. Imagem quantos pais, quantas mães de família estão sem trabalhar, passando necessidades”, desabafou. O vereador disse, inclusive, ter tomado conhecimento ontem (10), por profissionais de um conhecido hotel da cidade (alguns com mais de 30 anos de serviço) que o estabelecimento foi obrigado a demiti-los por não ter condições de mantê-los no seu quadro.

O grave cenário afetou também uma tradicional festa realizada pela Associação dos Garçons do Vale do São Francisco (Aprovasf), comemorada anualmente no dia 11 de agosto. Em 2020, no entanto, a pandemia não vai deixar o evento acontecer. “Desde 1992 a gente comemora o Dia do Garçom em Petrolina. Eu fui um dos fundadores da associação, fui eu quem registrou a associação em cartório e faço parte da organização do evento, que pela primeira vez será interrompido”, lamentou.

Manoel ressaltou ainda que todas as categorias estão passando por dificuldades, mas nenhuma delas está em situação tão crítica quanto os garçons e os chamados ‘músicos de barzinhos’. O vereador chegou a dizer que muitos dos seus “companheiros” estão passando até fome e revelou que tem ajudado dentro do possível. “Eles não tem comida para comer, porque eles não sabem ser outra coisa. Só sabem ser garçons, churrasqueiros, barmen. Quem puder ajudar ajude, porque estou ajudando na medida do possível”, afirmou. Manoel disse ainda que esses profissionais ainda são insubstituíveis, apesar de todas as tecnologias da atualidade, e sugeriu uma homenagem da Casa, em forma de moção de aplausos, à categoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome