Nível da barragem Senador Nilo Coelho em Terra Nova sobe e Plano de Contingência poderá ser ativado

3
Foto: blog Nill Junior

Nos últimos dois dias, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou o acumulado de 186 mm de chuvas na cidade de Terra Nova, no Sertão de Pernambuco. Essa quantidade de água fez o nível da barragem Senador Nilo Coelho subir significativamente. Atualmente, o reservatório está com 65,92% de sua capacidade – a capacidade máxima é de 22,7 milhões de metros cúbicos (m³) de água.

Como a previsão é de mais chuvas na região, a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) informa que está atenta à situação, caso a água ultrapasse a capacidade de acumulação da barragem.

Por isso, reforça que está em contato com a Defesa Civil Estadual e com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) para, em conjunto e se necessário, ativar o plano de contingência do município, prezando pela segurança e bem-estar da população. A ativação do plano deverá ser feita pela Prefeitura de Terra Nova quando o nível de água da Barragem atingir 106,30m (faltando 70 cm para o vertimento), garantindo o tempo necessário de evacuação dos moradores, antes da vazão da barragem.

O monitoramento da barragem Senador Nilo Coelho realizado pela Seinfra segue as diretrizes da Lei 12.334, que instituiu a Política Nacional de Segurança de Barragens. Desde o início deste ano, a descarga de fundo está aberta para reduzir o nível de água acumulado e manter o nível de segurança para a população. Além disso, neste período, as defesas civis estadual e municipal trabalharam para produzir o Plano de Contingência para os municípios potencialmente afetados.

3 COMENTÁRIOS

  1. A barragem de João Grilo e de
    S. Cordeiro. Entraram pelo cano.
    Essa barragem tem estória.
    Tomava banho nela com os pés no volante do registro, lá em baixo.
    Kkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome