Na última sessão de 2021, Aero avalia trabalho da Casa Plinio Amorim: “Ano desafiador”

por Antonio Carlos Miranda // 28 de dezembro de 2021 às 18:59

Foto: Ascom CMP/divulgação

Entre discursos alternando palavras de agradecimento e pedidos de desculpas, os vereadores de Petrolina encerraram nesta terça-feira (28) as atividades plenárias do ano corrente. Atual presidente da Mesa Diretora, Aero Cruz (MDB) fez a tradicional avaliação sobre os trabalhos do Legislativo.

Há um ano comandando a Câmara de Vereadores, Aero lembrou que 2021 “foi desafiador” para todos os seus pares, ainda em virtude da pandemia de Covid-19. “Mesmo com todas as situações desafiadoras que tivemos de passar, não deixamos de cumprir com a nossa obrigação”, frisou.

Aero fez questão de destacar também que os embates ocorridos na Casa Plínio Amorim, até aqueles mais acalorados, foi procurando fazer o melhor pela população. “Se errei, peço desculpas. E podem ter certeza que não tenho ou não levo nenhuma divergência com nenhum vereador aqui, porque sei que estamos discutindo no campo das ideias”, afirmou, emocionado.

Dizendo-se feliz pelo resultado alcançado, Aero agradeceu a imprensa, que divulga os trabalhos rotineiros dos vereadores. Ao mesmo tempo, disse respeitar todos os representantes da comunicação regional, mas também pediu respeito por parte de alguns (sem mencionar nomes). O presidente também enalteceu a toda sua equipe da Casa, incluindo a do seu gabinete. “Se nosso trabalho está dando certo, é porque tem a participação de todos, porque ninguém constrói nada sozinho”.

Balanço

Durante o período legislativo (de fevereiro a dezembro), a Câmara promoveu ao todo 59 sessões ordinárias. De autoria dos vereadores, foram aprovados 114 Projetos de Lei (PLs), 109 Projetos de Decreto Legislativo e 7 Projetos de Resolução. Em relação às matérias do Poder Executivo, 38 PLs e 3 Projetos de Lei Complementar (PCLs) foram aprovados.

Como proposições, os integrantes da Casa Plínio Amorim fizeram 2.349 indicações e 778 requerimentos. Em 2021, duas novas omissões foram criadas – a de Defesa e Proteção da Causa Animal e a de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana. Além das sessões, a Casa realizou cinco audiências públicas e cinco sessões solenes, além de 15 visitas das comissões a diversos locais da cidade, como idas a unidades de saúde, vistorias a obras, acompanhamento de bairros afetados pelas chuvas, dentre outros.

Como ações internas, foram efetuadas reformas no Plenário e em dependências da Câmara, bem como no estacionamento. O mobiliário foi modernizado e os setores de limpeza e manutenção passaram por melhorias. Também em 2021 foram implantados os detores de Patrimônio, Assessoria de Comunicação, Almoxarifado e Protocolo Central Digital, além da implementação do Sistema 1Doc com o Programa Câmara sem Papel’.

Câmara online

Este ano os encontros presenciais foram transmitidos com intérprete de Libras pelo canal da Câmara de Petrolina no YouTube, totalizando mais de 27 mil visualizações. As sessões contaram ainda com a parceria da Guarda Civil Municipal (GCM), que passou a fazer o acompanhamento das reuniões. Dentre as ações em andamento estão a digitalização do acervo físico, a atualização das informações no novo site da Casa e aprimoramentos no Portal da Transparência. (com informações da assessoria de comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *