A interiorização dos serviços de saúde pública em Pernambuco voltou a ser o destaque do setor no terceiro quadrimestre de 2024. O relatório sobre as ações do período foi apresentado pela secretária estadual Zilda Cavalcanti, em reunião da Comissão de Saúde nessa quarta-feira (26). Ela anunciou que um novo concurso da pasta deve ser realizado este ano.
A gestora enfatizou entregas como a chegada de novos equipamentos no Hospital Inácio de Sá, em Salgueiro, no Sertão Central, e a retomada da realização de transplantes de córnea em Garanhuns, no Agreste Meridional, e de neurocirurgias no Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão do São Francisco.
“Petrolina está a cerca de 800 km de Recife e Salvador, distante de qualquer capital, e precisa de autonomia em saúde. O Hospital Universitário desempenha um papel fundamental no atendimento a traumas, e a oferta de neurocirurgia é essencial para tratar vítimas de acidentes”, ressaltou.
Outro ponto destacado foi a criação de 79 novos pontos para realização do teste de triagem neonatal, conhecido como ‘exame do pezinho’. “Hoje temos 450 pontos de coleta, uma oferta descentralizada para buscar a adesão das mães a um exame tão importante para a saúde das crianças”, afirmou. Após a apresentação do relatório, Zilda respondeu a vários questionamentos dos integrantes da Comissão de Saúde.