Mutuários da Cohab Massangano querem que cartórios cumpram Lei do Primeiro Registro

por Carlos Britto // 28 de abril de 2009 às 12:15

Os moradores da Cohab Massangano vão forçar os cartórios de registro em Petrolina a cumprir uma lei federal de nº 10.931, que garante a gratuidade do primeiro registro de escritura de imóveis financiados através da Caixa Econômica federal.

Segundo o comunitário Luiz Pastor de Souza, cerca de 4 mil moradores do bairro estão enfrentando esse problema, porque para financiar o imóvel junto à instituição bancária é necessário possuir o registro. Mas os cartórios estão cobrando por isso. E cobrando caro – algo entre 3% e 5% do valor do imóvel. “vamos buscar os nossos direitos à gratuidade”, informa seu Luiz Pastor.

A luta dos mutuários foi reforçada pelo vereador Ibamar Fernandes, que apresentou requerimento à Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim, cobrando dos cartórios o cumprimento da lei. Em cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, a lei já é acatada. Em Petrolina ainda não. Mas eles estão dispostos até mesmo a acionar o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Pernambuco para conquistar seus direitos.

Mutuários da Cohab Massangano querem que cartórios cumpram Lei do Primeiro Registro

  1. PAPEL PASSADO disse:

    O cartório do ofício tem que eterder que eles ganharão também com o cumprimento da lei federal 10931 de 2004 vários cartórios a exeplo de manaus também já estã cumprido .Os tabeliões tem que entender que só o 1º registro que é gratuito os demais serão pagos. Essa lei também vai contenplar os assentamentos e áreas de invasão

  2. JORGE LUIZ disse:

    A iniciativa do Vereador Ibamar Fernandes é lógica se já tem outros cartórios cumprinado a lei por que o cartório de resgistro de imovél de Petrolina não faz o mesmo. Eles ganhão também por a partir do segundo é pago O Minitário ds Cidades vem desenvolvendo essa ação em todo o Brasil e são muitas Familias beneficiadas. O conteúdo da lei diz o seguinte que imovés financiados e já quitados pela Cohabs tem direito ao benefício é só pesquisar a lei………………….Não vejo nada que prejudique o cartório.

  3. ATENTO disse:

    Até que fim uma ação da câmara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Quem vem bebeficiar diretamente os moradores das Cohab´s

  4. KUMEDO disse:

    Que mal Sr. Luis fez pra sair numa foto tão feia como esta ?
    coisa horriiiiiiiiiiivell…

  5. Credo em Cruz, Rusaros bentos!!!! disse:

    KUMEDO, você é muito do indiscreto e falador, a foto do Sr. Luis Pastor não está nada feia. Ele é quem é feio assim mesmo, ora bolas!!!!

    Brito, acho que vc fez isso a propósito, não?

  6. Barakubama disse:

    Parabens Carlos Brito, vc esteve no México esses dias? conseguiu fotografar o KIKO do seriado CHAVES? ou não é ele que está na foto lá em cima? KKKKKKK

  7. OBAMA disse:

    O único Gabinete da câmara de vereadores que tem atendimento ao povo com constância é o do Vereador Ibamar Fernandes. É POR ISSO QUE ESSE VEREADOR É O CARA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!VALEU VEREADOR PELA INICIATIVA.

  8. Sou marcos paulo de souza, da cidade de ubirata, do estado do parana,
    e gostaria de estabelecer contato com o senhor liuz pstor de souza no qual é irmão de meu avô vicente pastor de souza, que infelizmente já falecido, esperamos por noticias tuas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *