Municípios baianos são afetados por incêndios florestais

por Carlos Britto // 13 de outubro de 2021 às 18:00

Foto: Reprodução

Os incêndios florestais estão se alastrando em municípios baianos. Os dados apontam para 16 cidades que já foram afetadas pelo fogo. As chamas estão invadindo locais que abrangem parques, áreas de proteção ambiental, de preservação permanente, e áreas não protegidas.

Conforme publicação no Diário Oficial da Bahia, as cidades afetadas por incêndio florestal foram: Andaraí, Barra, Barreiras, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Correntina, Cotegipe, Ibotirama, Iramaia, Iraquara, Itaguaçu da Bahia, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Paratinga, Riachão das Neves e Santa Maria da Vitória.

Após os desastres ambientais, o decreto determinou a suspensão de quaisquer atividades capazes de produzir risco potencial de geração de novos focos de incêndio, e recomendou a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem em colaboração com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e demais órgãos de proteção ambiental nas ações de resposta aos desastres, reabilitação do cenário e reconstrução; além da autorização para a convocação de voluntários para reforçar as ações.

As cidades atingidas ficaram dispensadas de licitação dos contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta aos desastres, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários de incêndios, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização dos desastres, vedados a prorrogação dos contratos. O prazo do decreto é de 90 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários