Município sertanejo ganha 10 novas usinas fotovoltaicas

por Carlos Britto // 14 de junho de 2022 às 16:59

Foto: Ascom/divulgação

Após um ano desde o início dos projetos preliminares, a companhia pernambucana Elétron Energy realizou a conexão de mais um parque fotovoltaico no município de Flores (PE), Sertão do Pajeú. O parque é composto por 10 usinas fotovoltaicas com potência total de 5 MW, totalizando 10.040 módulos fotovoltaicos e 37 inversores instalados. Com mais um parque conectado, o Grupo totaliza a operação de 23 plantas no Sertão de Pernambuco com uma potência total de 11,2 MW, atendendo unidades no mercado cativo através da modalidade de Geração Distribuída.

A expectativa de geração anual de todas as usinas em operação no sertão é de 22,78 GWh, energia equivalente ao atendimento mensal de aproximadamente 5.420 residências. Atualmente toda geração de energia encontra-se contratada através de PPAs com prazos de 8 a 29 anos de vigência e que trazem aos seus consumidores uma economia média de 21%.

Segundo informe técnico divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) em fevereiro deste ano, a energia eólica e a solar somaram 45,5% na matriz de geração de 2020 e, pela primeira vez, transformaram a região Nordeste do Brasil de importadora para exportadora líquida de energia elétrica. A nova configuração da geração no país modificou os intercâmbios entre estados e regiões, proporcionando maior diversidade de soluções de suprimento.

Democratização

André Cavalcanti, CEO da companhia Elétron Energy, ressalta a importância desse crescimento. “Há uma grande importância social e também econômica na democratização do acesso à energia limpa em nosso país. Além disso, o progresso das fontes limpas impacta positivamente na preservação do planeta, que vive um momento crucial em relação a repensar a forma de consumo“, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.