Mulheres sertanejas passam por capacitação para produzirem geleias

por Carlos Britto // 23 de março de 2023 às 10:30

Foto: Ascom Codevasf/divulgação

Mulheres jovens e adultas do município de Orocó (PE), Sertão do São Francisco, receberam treinamento para produção de doces e geleias com frutas regionais – uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Projeto ‘Amanhã’. O curso, que contou com 22 participantes, foi ministrado pela professora Maria Benilda dos Santos, instrutora com experiência em fabricação de polpas de frutas, compostas e geleias.

De acordo com o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, a ideia foi transmitir a esse público na região técnicas de utilização de sobra de produção, transformando o material em compotas de doces ou doces para festa. “Frutas que não são comercializadas, muitas vezes, acabam sendo perdidas. Por meio desse curso, queremos que esses jovens aproveitem um alimento que não seria utilizado para conseguir uma possível nova fonte de renda”, explicou.

Sergiana dos Santos foi uma das participantes durante a semana. Ela conta que foram dias de muito aprendizado e que, além do curso, conhecer outras mulheres que têm o mesmo objetivo que ela foi importante. “Aprendi a fazer doces e geleias, coisa que nunca soube. Não quero parar por aqui. Queremos colocar em prática o que aprendemos para, quem sabe, trabalharmos juntas”, disse.

A ideia de trabalhar em equipe poderá ser um caminho adotado para que a produção de doces e geleias em Orocó possa ser realizada de forma mais profissional.

Reconhecimento

Esse é apenas um dos muitos cursos e eventos de capacitação promovidos pela Codevasf por meio do ‘Amanhã’, que em 2023 completa 30 anos de existência. O objetivo do projeto é fomentar a organização e capacitação de jovens na faixa etária de 14 a 26 anos, principalmente em áreas rurais. No início desse mês, graças ao trabalho realizado por meio do projeto, a Codevasf foi certificada pelo quarto ano seguido com o Selo Social ‘DF – Ciclo 2022’. A finalidade da iniciativa é reconhecer empresas, entidades sociais e órgãos públicos que promovem desenvolvimento social e impactos positivos nas comunidades onde atuam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários