MPPE investe na tecnologia para Eleições 2022

por Carlos Britto // 01 de setembro de 2022 às 18:00

Foto: MPPE/reprodução

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está se preparando para as Eleições 2022 e aposta na tecnologia para aperfeiçoar os serviços prestados pela instituição no período. Por meio da Coordenadoria Ministerial de Tecnologia e Inovação (CMTI), a instituição lançou esta semana grandes ferramentas: A Verifact e Lab Eleitoral MPPE 2022. Na ocasião, também foi anunciado, para os próximos dias,  o lançamento do SIM Eleitoral.

A Verifact é uma solução online usada para registrar todas as evidências digitais. Todo o material coletado é registrado, armazenado e tem a autenticidade conferida, tanto da própria evidência quanto do processo de coleta. Ela pode ser usada, inclusive, em todo tipo de processo judicial para fins de garantia de legitimidade. Ela atesta se determinado material estava realmente postado, no Facebook, Instagram, WhatsApp, ou ainda áudio, texto e vídeo, por exemplo. A ferramenta é totalmente auditável e por isso é amplamente aceita nos tribunais.

O SIM Eleitoral é o módulo do nosso sistema de gestão de autos de atuação extrajudicial que será implantado para a atuação eleitoral, uma demanda apresentada pelos promotores eleitorais. Já o Lab Eleitoral MPPE 2022 para apoio aos membros da Instituição com conteúdo para auxiliar os trabalhos no período das eleições.

O Ministério Público tem um papel fundamental na fiscalização e defesa do estado democrático de direito e, nestas eleições, teremos todas as demandas do aplicativo Pardal encaminhada para nós. Então, estamos nos preparando para receber a demanda e dar andamento da forma mais célere e eficaz possível. Somos os garantidores para que todo o processo saia como o planejado“, explica o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira. O Lab Eleitoral é fruto de um convênio com o MPSP, e será incrementado com materiais e peças de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.