MPPE é cobrado a dar resposta sobre suposta irregularidade em processo seletivo para professor temporário em Petrolina

por Carlos Britto // 26 de junho de 2016 às 17:30

Foto: Blog do Carlos Britto

MPPEO Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acatou denúncia de alguns professores municipais de Petrolina em relação a uma suposta irregularidade da seleção para contrato temporário dos profissionais. O problema, segundo uma fonte do Blog, é que até hoje o MPPE não deu nenhuma resposta sobre o assunto.

A categoria está mais aborrecida ainda porque o MPPE já se pronunciou veementemente em relação a outras situações diversas em Petrolina, mas quanto ao processo seletivo dos professores temporários, nada.

“Os professores classificados querem respostas do Ministério Público, e que também a prefeitura se justifique. A Secretaria de Educação diz que a seleção e o concurso são processos distintos, mas foram eles que criaram distinção, criando um cargo que não existe, o de professor alfabetizador, abrangendo as séries de primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, para poder fazer uma seleção para contrato temporário das séries iniciais, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental também. Ou seja, abrangeu as mesmas séries, tanto concurso como seleção”, diz um candidato, que prefere o anonimato. Com a palavra, o MPPE e a prefeitura.

MPPE é cobrado a dar resposta sobre suposta irregularidade em processo seletivo para professor temporário em Petrolina

  1. ana disse:

    Nesse cado, é necessário buscar uma instância maior, a Corregedoria do MP, visto que, percebe-se claramente a omissão do MP. Além do mais, são óbvias as intenções da prefeitura, ou seja, dos seus gestores de querer favorecer os “seus”.

  2. Servidora Contratada da Educação disse:

    Amigo, Carlos Britto, existe uma Lei Eleitoral que diz que até a data de três meses antes das eleições não se pode mais nem contratar nem recontratar ninguém, então significa que com toda essa enrolada ou não, a SEDUC tem até o dia 06/07 para chamar todos os concursados e contratados. Será que dará tempo? E quanto as vagas, como ficará, já que as vagas ofertadas foram aquém da realidade necessária?
    Mais um evento obscuro realizada pela gestão de Júlio Lóssio ! Sim, fui classificada e pelo o que eu entendi, eu posso ser chamada mas sairei da escola em que eu me encontro há anos? Os aluno reiniciarão o segundo semestre com um novo professor, daqui que eles se adaptem acabará o ano letivo. Nesse bimestre as notas dos meus alunos já baixaram só em pensar que ficarão sem mim e quando isso for confirmado?! Foi a loucura mais insana realizada pela SEDUC já que os resultados eram satisfatórios. Estão tristes professores, alunos e comunidades que conhecem e realmente aprovam o trabalho dos professores dos seus filhos! Estou até agora sem entender o porquê de toda essa palhaçada e em pleno ano eleitoral. É se declarar burro mesmo!

  3. Mãe de Aluno disse:

    Meu filho sempre foi um aluno indisciplinado, passava o dia trabalhando e não tinha como acompanhá-lo na escola, mas aí Deus colocou na vida do meu amado filho uma professora excelente que conseguiu entender e curar toda a indisciplina do meu filho. Ele aprendeu a lê com ela e com ela aprendeu a importância de se estudar sempre. Ele já é aluno da mesma professora há nos e agora por causa desse processo infeliz ele está correndo o risco de perdê-la e isso não é justo. Depois dela meu filho mudo em tudo. O meu filho foi a missa pedi a Deus que deixasse a professora dele no mesmo lugar, ele e os coleguinhas estão rezando e estão com muito medo de perder essa professora que todos amam, inclusive a comunidade. E aí ministério público vete logo esse processo seletivo e deixe tudo como está, é o melhor que tem a fazer.

  4. Desesperada disse:

    É que nessa gestão tudo pode. Primeiro um cargo inventado: professor alfabetizador de 1º ao 3ª ano, depois processo seletivo do 1º ao 5º anos abrangendo as mesmas vagas do concurso. Ministério Público isso é irregular, cadê vocês que não se pronunciam à cerca de algo que está tão claro que foi um ato para arrecadar dinheiro público, sem contar que todo esse processo foi e está sendo desumano, humilhante e constrangedor para todos os professores. Sou professora do Pedra Linda, da mesma escola que voltou os alunos por não terem tênis e depois o secretário ,na época, Heitor Leite foi para as emissores desmentir, e aqui a nossa diretora, assim como outras diretoras que eu já fiquei sabendo, já estão fazendo despedidas para os sofridos professores e reunião com a comunidade para tirar o corpo de fora e jogar a culpa para a SEDUC, e ai eles vão desmentir de novo, agora com a secretária Gilmara Lacerda que também já está bem instruída. Eita cidade sem lei, sem dono, sem limites! Ajude a gente Ministério Público, ajude a gente a não ficar desempregados, somos pais e mães de família. Já que a gente não pode contar com esses vereadores de bosta, de faixada, que a gente possa pelo menos ter vocês por a gente.

  5. costa disse:

    Coisas do ex secretário coronel SARUÊ e sua equipe.

  6. Contratada Classificada disse:

    Obrigada, Carlos Britto, por essas postagens que de alguma maneira nos ajuda, nem que seja para a população petrolinense saber o que nós professores estamos passando depois de dá o nosso suor para obter os resultados que Petrolina tem hoje, pois a Educação de Petrolina é feita, na sua maioria, por nós contratados, pois os concursados se encontram comprados com cargos dentro da secretaria de educação, entre: Secretárias de cargos inventados, para contemplar a todos os puxas sacos, Técnicas Educacionais, Coordenadoras de Programas, Diretores e Coordenadores Pedagógicos, dentre outros…mas quem está com a mão na massa somos nós os professores contratados que fazemos esse árduo trabalho com amor e não apenas pelo salário, claro que queremos nosso pagamento, mas somos professoras por amor, por convicção, pois se não fôssemos não teria salário que pagasse. Nós que demos esse resultado que a cidade tem hoje e é assim que vocês nos agradecem? Ministério Público, se realmente existe essa margem tão alta de erro em torno desse processo seletivo, anule-o, se puder e deixe tudo como está, só assim ficarei empregada, caso contrário, agora no dia 30/06 encerra o meu contratado e ficarei desempregada,pois nessa data quem dará emprego a professor?Até nisso ficou ruim.

  7. Luzinete De Souza Tavares disse:

    Ficamos ansiosos pelo desfecho desse caso, pois tanto os concursados quanto os selecionados se esforçaram, estudaram e merecem sim ocupar seis lugares. Pela lógica, os concursados deveriam ser convocados ( todos) os classificados e depois os selecionados, pois nos deram a entender que vagas o suficiente para todos, ou então não teriam feito todo esse processo complicando uma situação que deveria ser tão simples!

  8. Professor do Estado disse:

    Minha esposa é professora contratada do município e eu estou acompanhando todo esse itinerário de humilhação da parte da prefeitura. A minha esposa vive doente, com dores fortes de cabeça e no estômago, com certeza gastrite nervosa que foi desencadeada desde quando iniciou esse processo. Parece que eles se reuniram para maltratar os contratados. A minha mulher saia daqui de casa rezando para que a caravana do diabo, assim nomeada, pelos funcionários e gestores das escolas que recebiam a desagradável visita dessa caravana que já entrava nas escolas procurando erros. A minha esposa tentou gravar mas ficou com medo porque a equipe é composta por muitas desocupados que não sabem trabalhar, só sabem mandar. Adentram as escolas nem Bom dia ou Boa tarde dão, já chegam para constranger mesmo, com o objetivo de humilhar a todos. A primeira gestão deste traste não foi muito ruim, mas essa vai entrar para história. Como é que conseguiram reunir tanta gente despreparada numa única secretaria como conseguiram juntar nessa Seduc. Carlos Britto fui tentar resolver um problema para minha esposa lá, além de não consegui pela má vontade de quem me atendeu, ainda pude confirmar a falta de educação do povo de lá.Pense numa secretaria de educação sem educação.

  9. ana maria disse:

    E todo mundo quer uma boquinha la. Vai entender o povo………….

  10. indignado disse:

    Boquinha! Quem tem é você Maria, que se Deus quiser vai acabar em Dezembro.
    Concursado não quer boquinha não. Quer direito adquirido.
    Você não é só mais burra, porque burro não tem essa insanidade que você tem.

  11. maria disse:

    Bom dia, gostaria de saber informações de como vai ficar a situação dos que ficaram classificados no concurso professor alfabetizador, pois vejo pelos comentários que nos que nos encontramos nessa situação devemos ficar atentas, e juntas lutarmos pelos nossos direitos em quanto há tempo. Eu queria saber onde esta a lista dos que fora convocados para fazer o curso de formação, gente é bom ver isso. Pois esse é um concurso cheio de controvérsias, onde devemos nos atentar a tudo.

  12. juliane disse:

    Falta de respeito isso,as pessoas passam num concurso e não é chamados. Essas pessoas estudaram e se esforçaram pra passar,devem sim ocupar o seu cargo. Esperamos uma resposta positiva pra tudo isso…

  13. Lurdes disse:

    Na Odete Sampaio no bairro Jardim São Paulo em Petrolina , existe uma professora que é mãe dos meus filhos e a mesma leciona a mais de anos lá e meu filho aprendeu a valorizar os estudos através dela e hoje ele não consegue parar de chorar e para ser verdadeira até eu mesma escrevo isso em lagrimas pois esse afastamento no meio do ano é loucura , meu filho estar muito desanimado .
    Professora Graça da Odete Sampaio nos te amamos , obrigada por nos valorizar e acima de tudo me ajudar a lidar com o meu filho.

    1. maria disse:

      Carlos Brito gostaria de saber sobre a situação dos que ficaram classificados como vai ficar? A prefeitura tem alguma coisa para dizer aos mesmos, pois a eleição esta vindo ai e vão precisar de voto, a minha família e a de meu esposo moram em petrolina e é muito grande e a de muitas que fizeram esse concurso e tem o mesmo pesamento que eu, e é dessa forma que é visto o senhor prefeito e sua equipe pensa que podem e devem agir sem nem um respeito a nos que nos esforçamos nesse concurso onde tantas vezes já foi relatado por muitas professoras que existe vaga o suficiente para que possa ser chamado todas as professoras que ficaram classificadas nesse concurso professor alfabetizador e sabem que a prefeitura tem condições de fazer essas concursadas ocuparem a sua vaga referente aos classificados e acabar com essa pelega e assim formar logo o quadro de efetivo do município de petrolina uma cidade linda e maravilhosa que eu gosto e amo e que deve ser governada com muita honestidade. Força a todas as colegas mestre que estão nessa caminhada e que nem uma de nós devemos perde as nossas esperanças de um dia melhor pois Deus esta conosco e uma luz irá surgir na nassa vida profissional e saibam que uma professora ela é como uma estrela que seu brilho é intenso e nada tira essa beleza que ela tem. Um forte abraço a todas. Maria

  14. Anônimo disse:

    Porque que a seleção para professores contratados podem chamar a mais do que previsto no edital e no concurso de professor alfabetizador não pode?

    1. maria disse:

      Antonio, eu acho que devemos reunir todos (as) os classificados no concurso e irmos a prefeitura e pedir explicação ao pessoal do RH da prefeitura , pois é o RH responsável por esse assunto, Para isso acontecer temos que nos unirmos e dar um jeito de todos juntos nós os classificados(as) procurarmos uma solução para esse assunto e lembre que é ano politico vamos pressionar com inteligencia e sabedoria e digo se tem vaga para os terceirizados tem para nós que iremos formar o quadro de efetivo. Fé e confiança vamos e pessar numa forma de reunir todos e todas os classificados. Um forte abraço a todos. Maria

  15. Anônimo disse:

    O interessante, o prefeito de Petrolina homologou somente as vagas do pessoal tido como aprovado no concurso de professor alfabetizador e não dos classificados também, pois também passou nas provas, no edital dizia que quem fizesse 60℅ da prova estaria classificado, estaria no cadastro de reserva segundo o edital. Já na seleção só homologou, pra ter a desculpa de chamar todos os aprovados e classificados, até mesmo os não classificados porque a necessidade é muito grande. Então porque não convocar o cadastro de reserva do concurso de professor alfabetizador?
    Estou indignado com o ministério público de Pernambuco porque não tomou nenhuma providência quanto a isso este caso, porque todos estão vendo que há irregularidades, a sociedade percebi que Petrolina está por conta, não há quem julgue os acontecimentos de ruim.

    1. Antonio disse:

      olha maria espero que tudo isso se resolva como já foi dito por muito só está começando. Entrarei em contato em breve, estou com alguns compromisso mas tenho o seu telefone que voce mim deu, lá em petrolina e logo entrarei em contato com você.Seu amigo .

  16. maria disse:

    Antonio boa noite, olha eu acho que devemos arranjar um jeito de reuni todos os classificados ou pelo menos uma boa parte para irmos a prefeitura e la no RH que é responde por esse assunto pedir explicação e solução para o nosso situação e lembre que esse ano é ano de eleições. A forma que vejo pressionar com uma grande quantidade de professoras classificadas usando faixas e auto falante revindicar pelos nossos direito na frente da prefeitura e procuramos uma boa estrategia para que chegue a incomodar o senhor prefeito e seus compassas e assim eles achem uma solução para isso , pois os aprovados nas vagas fizeram isso e logo, logo eles resolveram.Estou atenta a qual quer novidade.Um forte abraço a todos. Maria

  17. Anônimo disse:

    Não quero desmerecer o MPPE nas, o MPBA anulou um processo seletivo em uma cidade da Bahia recentemente. Porque não tinha condições nenhuma de haver seleção, bem assim, é em Petrolina. Concurso vigente pra que seleção? Agora estão preenchendo as vagas do concurso, cadastro de reserva com a seleção temporária e ninguém vê isso. Queremos justiça!

  18. Anônimo disse:

    Vagabundagem ninguém responde nessa p….!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários