MPPE cobra respeito à legislação que proíbe o uso de fogos com ruídos em Ouricuri

por Carlos Britto // 27 de maio de 2023 às 17:30

Foto: Reprodução/Internet

Desde 2022 o município de Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, proíbe, com base na Lei Municipal nº 1.556/2022, a queima e soltura de fogos de artifício ou com estampido que produzam efeitos sonoros. Para cobrar a efetiva fiscalização dessa regra, a 1ª Promotoria de Justiça de Ouricuri recomendou ao poder público municipal observar a legislação pertinente, abrir mão do uso dos fogos durante todo o período de festividades juninas e realizar ações de conscientização para os moradores com relação à legislação em vigor.

Há recorrente utilização dos fogos por populares, nas mais diversas festividades, ainda mais no período junino, quando há confraternizações efusivas e a realização de shows artísticos. Os sons das explosões dos fogos causam perturbação à coletividade, em especial pessoas idosas, com transtorno do espectro autista, cardiopatas e grávidas, dentre outros, cujo direito ao sossego e a um ambiente saudável deve ser respeitado“, argumentou o promotor de Justiça Manoel Dias da Purificação Neto, no texto da recomendação.

Além do trabalho educativo, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ainda que a gestão municipal promova ações fiscalizatórias e preventivas nos pontos de comercialização de fogos, a fim de coibir a venda de artefatos pirotécnicos que produzem efeitos sonoros.

A Prefeitura de Ouricuri tem um prazo de 48 horas para se manifestar sobre o acatamento ou não das medidas recomendadas pelo MPPE. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do MPPE desta sexta-feira (26).

MPPE cobra respeito à legislação que proíbe o uso de fogos com ruídos em Ouricuri

  1. Defensor da liberdade disse:

    90% dos assassinatos não tem solução neste país, metade da população não tem saneamento, 30% da população vive em condições de insegurança alimentar, e o Ministério publico está preocupado com a biriba que o moleque soltou na rua, para comemorar uma tradição de de séculos? É muita falta do que fazer. Para quem se incomoda com fogos de artifício existe um aparelho desde 1700 e bolinha chamado protetor auricular, é só usar, mas não podemos jamais acabar com nossa tradições por causa de meia dúzia de frescos. Isso sim é que eu chamo de crime, e o ministério público e os políticos que fazem estas leis ridículas são criminosos tão piores quanto assassinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários