Moscamed inaugurará nova unidade de produção do Aedes transgênico

por Carlos Britto // 04 de julho de 2012 às 16:47

Juazeiro está com a nova Unidade de Produção de Aedes Transgênico (UPAT), da Moscamed, pronta para entrar em funcionamento. A obra, que teve início em janeiro deste ano, será inaugurada neste sábado (07).

Segundo informações da assessoria de comunicação da Moscamed, a nova UPAT ampliará em oito vezes a capacidade de produção do Projeto Transgênico (PAT), que antes era desenvolvido em laboratório com espaço menor somente para atender as necessidades do Projeto Piloto.

Após a comprovação que o projeto é eficaz na redução populacional dos mosquitos Aedes aegypti no bairro Itaberaba, comunidade onde foi iniciado o projeto-piloto, a diretoria da fábrica viu a necessidade de construção da nova unidade, que possui 720 metros quadrados distribuídos basicamente em nove áreas: produção (com 450 metros quadrados); assepsia e vestiários femininos e masculinos; recepção; almoxarifado e área de separação, com 10 pias.

O investimento na obra é proveniente do convênio com o Governo da Bahia, por meio das Secretarias de Ciência,Tecnologia e Inovação, e a de Saúde.

Para o gerente do PAT, Danilo Carvalho, o novo espaço permitirá a produção industrial de Aedes transgênico, com a ampliação da capacidade no atendimento às áreas com alta intensidade de casos de dengue. “Daremos um salto na produção do mosquito transgênico. Atualmente produzimos 500 mil machos por semana, e com a UPAT chegaremos a produzir até 4 milhões de machos no mesmo período”, comentou Carvalho. (foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *