Morre engenheiro que fez a primeira pesquisa para irrigação no Vale do são Francisco

4

Faleceu em Buenos Aires, no último dia 10, o engenheiro agrônomo Dagmar Finizola de Sá.

Ele estava viajando com sua família e pretendia passar a páscoa naquela cidade. Dagmar foi vítima de assaltantes que o atacaram na porta do hotel, em Buenos Aires, onde se encontrava hospedado.

Dagmar foi técnico da Sudene em Petrolina, em 1963. Naquela época iniciavam-se os primeiros trabalhos de pesquisas científicas com irrigação e ele foi quem lançou e escreveu, pela Sudene, o primeiro trabalho de pesquisa experimental com irrigação em Petrolina e Juazeiro.

Posteriormente Dagmar se transferiu para a Ceplac e se aposentou, residindo em Itabuna (BA).

Como muitos técnicos da Sudene e posteriormente outros da Embrapa, Dagmar foi muito importante para o desenvolvimento da agricultura irrigada na região. Sem estes trabalhos certamente o Vale do São Francisco não teria sido contemplado com todo este desenvolvimento visto hoje.

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu fico feliz quando vejo iniciativa como esta do Blog em enaltecer pessoas anônimas para a geração atual mas que, no passado, fez um trabalho importantíssimo para os tempos atuais e seguintes. Este tipo de reconhecimento fortalece as pessoas no trabalho e as fazem mais otimistas e conscientes da importância de sua existência ativa. A recompensa financeira pelo que se faz é importante, mas a certeza do reconhecimento pelas gerações futuras é muito confortador e desperta a própria auto estima, a dos seus familiares e amigos. São os chamados bons efeitos durante a vida e depois dela aqui na terra.
    Parabens ao Blog pela iniciativa

  2. É com grande conforto ao meu coração, que leio informes de amizades e de grandes feitos do meu pai Dagmar Finizola de Sá.

    Todas as repostagens e registros na Internet, mostram que, quando o homem tem moral e ética tanto na vida pessoal com a famíla quanto na vida profissional, este homem será lembrado por todos como um ícone que fez a diferença em Vida.

    Com todo Amor,
    Thereza Cristina M. Finizola de Sá Lima

  3. Nosso Titio Dagmar,

    Um exemplo de “Homem”, pessoa incrível, seu amor ficará guardado em nossos corações.
    Creio que tu já está na Glória, peço a Deus para nos dar conforto e sabedoria neste momento de grande perda.
    Descansa em paz, meu tio querido…
    Tua missão aqui na terra foi cumprida com muita dignidade…
    Jamais esqueceremos de você…
    Te amaremos Sempre…
    Ayala (Lourinha), Ricardo (Pedro Braga), Rodolfo e Rodrigo (Capital).

  4. COM MUITAS SAUDADES DO MEU PAI , QUE VENHO AGRADECER A TODOS OS AMIGOS E PARENTES QUE NESTE MOMENTO MUITO TRISTE ,TEM NÔS DADO FORÇA PARA CONTINUARMOS CAMINHAR .

    BEIJOS À TODOS ,

    RICARDO FINIZOLA

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome