Morre em São Paulo Roberto Civita, fundador e dono da Revista Veja

0

RC-600x400/Foto reproduçãoMorreu neste domingo Roberto Civita, o presidente afastado do Conselho de Administração, diretor editorial do Grupo Abril e editor-chefe da revista Veja. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Em março, a assessoria de imprensa do grupo informou que ele se recuperava de uma operação para colocar um stent (prótese metálica expansível) no abdômen e que tinha deixado provisoriamente o comando do grupo, que passou para seu filho Giancarlo Civita.

Nascido em Milão, na Itália, em 1936, ele estudou física nuclear em Rice, no Texas, nos Estados Unidos, e se formou em jornalismo pela Universidade da Pennsylvania e em economia pela Wharton School, ambas na mesma universidade americana, e fez pós-graduação em Sociologia pela Universidade de Columbia, em Nova York.

Ele foi o criador da revista Veja e atuava como editor chefe da publicação desde o seu lançamento em 1968. Civita assumiu a presidência do grupo criado por seu pai, Vitor Civita, em 1990 e apenas a deixou após a internação. Seu filho assumiu o comando interino do grupo desde março, conforme informações da assessoria de imprensa.

Segundo informações da assessoria de imprensa do grupo, “sob seu comando a Abril diversificou seus negócios, tornando-se um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina, atuando nas áreas de Mídia (revistas, conteúdo e serviços online, TV segmentada e-commerce e database marketing), Educação (livros didáticos e sistemas de ensino), Gráfica, Distribuição e Logística”.

Grupo Abril

Fundado em 1950 por Victor Civita, pai de Roberto Civita, como Editora Abril, o grupo nomeado pelo mês de início da primavera na Europa começou com a publicação da revista O Pato Donald , da Disney, em São Paulo.

Segundo informações do site da empresa, em 1960 a editora começou publicar obras da literatura em fascículos e, em 1961, passou a publicar outras revistas da Disney, com destaque para o Zé Carioca. A maior revista informativa em circulação no País, a Veja, foi criada em 1968. Segundo o site da empresa, atualmente a Abril publica 52 títulos, com público estimado de 28 milhões de leitores e impressão de 594 milhões de revistas por ano.

Além das publicações, o grupo conta com a Abril Educação, que reúne as editoras Ática e Scipione, os sistemas de ensino Anglo, Ser, Maxi e GEO, o Siga (para preparação para concursos públicos), o Curso e o Colégio pH, o Grupo ETB (Escolas Técnicas do Brasil), a Escola Satélite, a rede de escolas de inglês Red Balloon e a Livemocha, de ensino de idiomas, conforme o site do grupo.(Portal Terra)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome