Morre em Petrolina, vítima da Covid-19, Joaquim da Compesa; autoridades e sindicalistas lamentam

1
Foto: reprodução

Faleceu nesta sexta-feira (4) em Petrolina Joaquim da Compesa, um dos militantes mais conhecidos do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade. Ele deu entrada no dia 11 de maio no Hospital Neurocardio com suspeita de Covid-19. Após ter o diagnóstico positivo, o quadro clínico de Joaquim foi se agravando e, no dia 17 do mesmo mês, ele foi intubado, mas não resistiu às complicações causadas pela doença.

Segundo informações obtidas pelo Blog, o corpo de Joaquim seguiu para sua terra-natal, Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco. Ele será sepultado no mesmo túmulo de sua mãe. Por conta dos protocolos de saúde, o sepultamento deve acontecer ainda hoje.

Autoridades políticas e sindicais já se manifestaram sobre a perda:

“É com muita tristeza no coração e todo pesar que lamento o falecimento do companheiro de Partido e amigo querido Joaquim, mais conhecido como Joaquim da Compesa e também do PT. Ele parte deixando-nos muitas memórias de amor, parceria, amizade, militância, ética e humanidade. As pessoas são insubstituíveis em sua existência, e quando são especiais, além da falta que fazem àqueles que as amam, deixam o mundo mais pobre. Sem o nosso amigo, o Partido dos Trabalhadores perde um pouco do seu brilho, alegria e cor. Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares, amigos, companheiros de Partido neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade. A Deus pedimos também que dê ao nosso amigo o merecido repouso eterno em seu reino. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames”. (Cristina Costa, ex-vereadora)

A família Sindsemp lamenta profundamente o falecimento de Joaquim Antônio de Oliveira. Nosso querido Joaquim da Compesa era um companheiro de luta. Defendeu com sua militância os direitos de trabalhadores e trabalhadoras petrolinenses e pernambucanos. Nossas vidas têm sido permeadas de tristezas assim. Lamentamos as mais de 469 mil mortes pela Covid-19 no nosso país. Ao companheiro Joaquim da Compesa, nossa saudade e respeito pela sua história. Aos seus familiares e amigos, nossa solidariedade nesse momento de luto e dor”. (Walber Lins, presidente do Sindsemp)

É com imensa tristeza que todos que fazem o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR), lamenta o falecimento do amigo e companheiro de lutas, Joaquim Antônio de Oliveira, o querido Joaquim da Compesa. Nosso amigo guerreiro, militante histórico da defesa dos direitos e conquistas do povo trabalhador e lutador, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Petrolina, fazia em forma de verso, as cobranças necessárias dos direitos de todos e todas e também os sinceros elogios às lutas vencidas por todos os trabalhadores e trabalhadores e pela população mais vulnerável. Que notícia triste meu Deus. Que o Senhor em sua infinita glória, conforte à família e a todos, nós, amigos e amigas, companheiros e companheiras, deste incansável lutador que lutou até o último momento pela vida. Joaquim da Compesa, presente!”, disse a presidente do STTAR, Leninha Lima em nome de toda a diretoria, associados e parceiros do STTAR. Joaquim lutava há quase um mês contra a Covid-19. Ele é uma das mais de 460 mil vítimas de uma doença que tem atingido em cheio o povo brasileiro que ficou carente de uma imunização contra essa peste, por causa do comportamento de um governo genocida que atrasou o quanto pode o início da vacinação no país contra essa terrível doença. Amigo Joaquim da Compesa, descanse em paz! Você é símbolo de luta, solidariedades e amor. Joaquim, presente! (Leninha Lima, presidente do STTAR Petrolina)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

13 − quatro =