Moradores do Bairro São José, em Petrolina, estão questionando intervenções realizadas em calçadas próximas a uma loja recém-inaugurada do Boticário, próximo a um posto de combustíveis. Segundo um comunitário, estruturas destinadas à circulação de pedestres, incluindo piso tátil, estão sendo demolidas, o que tem gerado preocupação quanto à acessibilidade e ao uso adequado do espaço público.
Ainda segudo ele, a calçada em frente ao posto de gasolina já havia sido demolida e, agora, as intervenções avançam sobre a calçada da rua, onde havia piso tátil instalado para auxiliar a locomoção de pessoas com deficiência visual. O local havia passado por melhorias urbanas realizadas em gestões anteriores. “Acabaram com a calçada de pedestres em frente ao posto e agora estão destruindo outra, com piso tátil e tudo. A gente se pergunta: cadê a acessibilidade do cidadão?”, questionou.
O morador ainda destacou que as obras parecem desconsiderar estruturas públicas já existentes e levantam dúvidas sobre autorização, fiscalização e cumprimento das normas de acessibilidade urbana. “É um dinheiro público que já foi investido, uma melhoria que beneficiava todo mundo, principalmente quem depende do piso tátil para se orientar”, acrescentou.
A população cobra esclarecimentos dos responsáveis pela obra e dos órgãos competentes sobre a legalidade das intervenções e as medidas que serão adotadas para garantir a recomposição das calçadas e o respeito às normas de acessibilidade. A redação encaminhou a demanda para a Prefeitura de Petrolina e aguarda esclarecimentos sobre a situação.


