Comunitários da Rua do Socorro, no Centro de Juazeiro (BA), voltaram a denunciar o descarte irregular de entulho e resíduos na praça pública localizada nas proximidades. Segundo relatos de moradores, mais um residente da localidade vem realizando serviços de construção e, em vez de dar o destino correto ao material descartado, tem jogado entulho e outros resíduos diretamente no espaço público, causando transtornos para a comunidade e prejudicando a limpeza e a estética da área.
De acordo com um morador da área, o problema vem se repetindo há vários dias. “Já não é de hoje que estamos enfrentando esse problema, por isso vim pedir ajuda novamente. Tem menos de vinte dias que denunciamos o descarte irregular de entulho, e agora o problema volta a se repetir. Desta vez, um morador da Rua do Coliseu está construindo um prédio e retirando o entulho da porta dele e descartando na praça pública, no mesmo local de antes. Isso é uma falta de consciência“, relatou.
O Blog encaminhou o caso para à Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) do município, que tem a responsabilidade de fiscalizar e tomar as providências necessárias para garantir que o descarte de lixo e entulho seja realizado de forma adequada, respeitando as normas ambientais e de convivência urbana.
CIvilidade e Cidadania, um bom exemplo para se espelhar e exercer!
Me dirijo aos meus estimados conterraneos desta importante cidade do Vale do São
Francisco, quinta maior populacao e oitava mais rica no agronegocio do Estado, para
levantar um comportamento de alguns proprietários e ou responsáveis por esbelecimentos, seja residencial, comercial ou publico, que a muito tempo me aflige, ao simplesmente andar pelos logradouros públicos da cidade (ruas, avenidas, pracas, travessas, estradas, etc.), falo do indesejavel entulho, resíduos provenientes de uma reforma, construção ou demolicao (restos de tijolos, telhas, concreto, areia, madeira e etc..) sobre as calçadas, via pública e terrenos baldios.
Nossa querida Juazeiro completou no ano passado, 146 anos de Emancipação
politico-administrativa, período suficiente para que os Órgãos Públicos da administracao
direta e indireta do Município, assim como, os Cidadãos que nela residem, tenham adquirido
os hábitos, costumes, conhecimentos e princípios necessários para se viver em plena
civilidade e cidadania. A primeira palavra significa que é um conjunto de formalidades, que os cidadãos adotam entre si para demonstrar mútuo respeito e consideração; boas maneiras, cortesia, polidez. A segunda, é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a
igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada.
A importancia da Civilidade é que ela vincula e relaciona, cria condições para que
haja harmonia, sã convivência na sociedade, é um conjunto de conhecimento práticos para a vida em sociedade, os quais não se aprendem na escola, ao passo que a Cidadania, é o conjunto de direitos e deveres de um indivíduo perante à sociedade.
A gestão municipal com suas respectivas secretarias, tem a responsabilidade por
administrar os recursos públicos de forma eficiente, promover a cidadania e servir o cidadão. Para isso, a gestão municipal deve:
● Garantir o bem-estar social
● Zelar pelo bem comum da coletividade
● Defender os interesses da comunidade
● Realizar políticas públicas voltadas para o interesse comum da população.
Portanto, Algumas das responsabilidades da gestão municipal são: Desenvolvimento urbano, Educação, Saúde pública, Segurança pública, Gestão de resíduos, Proteção ambiental, Cultura e lazer, Transparência e comunicação.
Dito isso, retornando ao caso em discussao aqui ( entulho/resíduos), é público e notório que o órgão vinculado ao município que trata das políticas e ações ao longo dos anos da gestão municipal, tem deixado à desejar quanto ao trabalho de fiscalização, educação e ação própria, para a solução do problema.
Por fim, resta-nos e depositamos à esperança nos novos gestores público que assumirão as pastas (Prefeito e Secretários) no ano vindouro, façam a diferença histórica em mudar essa triste realidade que convivemos diariamente. Somos cidadãos cumpridores de nossas obrigações e temos o direito de ter uma cidade mais limpa e ordeira para Juazeirenses e aqueles que nós visitam.